15493
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Revisão, edição e formatação da escrita: manchete e o lide em notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre revisão, edição e formatação da escrita: manchete e o lide em notícias

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computadores para digitação dos textos.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber os trechos do texto que deverão ser alterados ou corrigidos.

Falta de domínio no uso do teclado ao digitar e formatar a manchete e o lide produzido.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios dos alunos acerca das manchetes e lides.
  • A dinâmica da revisão é fundamental para melhorar o texto do aluno. E funciona como um círculo que sempre se repete, ou seja, há sempre algo a alcançar que poderá ser desenvolvido na leitura, na escrita e na reescrita. O ciclo da produção de texto consiste em : Planejar , escrever e revisar.
  • O ato de revisar e editar deve ser mais do que um exercício de corrigir o que foi escrito. Fazer com que os alunos desenvolvam uma competência na escrita marcada por um bom domínio dessa modalidade, exige um esforço do professor diante da criação e da revisão que deve ser realizada em parceria com aluno.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula retomando os textos produzidos pelos grupos. Cada grupo deve estar diante da sua produção. A ideia é que os grupos compreendam que eles já estão na fase da revisão de seus textos. Nesta aula o foco será: revisão, edição e formatação.
  • Os alunos deverão, ao reler o texto, perceber que revisar = revisar + editar.
  • Ao conduzir o olhar dos alunos para revisão do texto, ou seja, observar o que deve ser melhorado e com a sua orientação irem modificando e aperfeiçoando o texto, eles devem compreender que a revisão implica na edição do que foi escrito e logo aprimora o trabalho produzido.
  • Explique aos aluno que o objetivo da aula será melhorar e aprimorar o que eles produziram. Deixe claro que as questões a serem revisadas serão observações de conteúdos e formatação do texto.
  • Depois que os alunos tiverem a oportunidade de reler suas produções, proponha que eles tentem identificar algumas questões a serem melhoradas no texto. Oriente aos alunos a refletirem sobre:
  • A manchete criada por vocês está adequada a notícia que assistiram?
  • Como está a escrita da sua manchete? Ela é curta e objetiva? Chama a atenção do leitor?
  • O lide que vocês produziram traz um breve resumo sobre a notícia que poderia ser apresentada?
  • O lide está formatado em um parágrafo?
  • Neste momento é importante que os alunos respondam sobre as especificidades de suas produções, ouçam outras resposta e se for preciso, o professor deve fazer as intervenções necessárias. Os alunos deverão dizer que a manchete foi produzida com poucas palavras e que o foco seria chamar a atenção do leitor. A manchete deve fazer relação com a notícia e deve ser escritas em letras maiores para serem destacadas. E o lide deve ser um texto de apenas um parágrafo trazendo um resumo da notícia que será lida. É importante que no lide contenha informações básicas acerca do que será lido: O que? Onde? Como?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Para esta aula será necessário disponibilizar um computador para cada grupo. Nesta proposta de revisão de texto, o uso das mídias digitais será mais uma estratégia de enriquecimento da proposta. Como o gênero a ser trabalhado trata-se de manchetes e lides, será muito relevante que os alunos possam digitar suas produções.
  • Se a escola tiver um laboratório de informática, a aula pode ser desenvolvida neste espaço. Com o surgimento de novas tecnologias, o computador se tornou um forte aliado das escolas como um instrumento pedagógico que ajuda na construção do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, ampliando o potencial da metodologia empregada nas aulas e fazendo da prática pedagógica algo bastante atrativo. A escrita colaborativa, conhecida também por autoria colaborativa, um dos pressupostos da inclusão digital, é um dos elementos essenciais ao processo de aprendizagem.
  • Essa aula tem caráter de revisão, por isso os alunos e o professor devem assumir o papel de revisor e realizarem as alterações pertinentes.
  • A função de quem revisa o texto é garantir que ele esteja adequado e não apresente problemas ortográficos ou gramaticais. Por esse motivo, segue algumas orientações do que os alunos e professores devem observar no texto:
  • ortografia;
  • acentuação;
  • emprego de maiúsculas e minúsculas;
  • concordância verbal e nominal.
  • Algumas das questões citadas acima deverá ter uma interferência maior do professor, e será a partir dessas ações é que o aluno conseguirá trilhar um caminho mais autônomo no desenvolvimento de sua escrita.
  • O professor deve já trazer para os alunos algumas marcações feitas para que eles tentem revisar as questões abordadas. Como este gênero envolve um texto curto, e os alunos estarão em grupos, é possível propor que eles revisem essas questões a partir das anotações e intervenções do professor.
  • Depois de ajustarem o texto a partir das indicações do professor, os alunos podem fazer a digitação no computador. Ajude na escolha de um ou dois alunos que irão digitar o texto, oriente aos outros alunos do grupo a ajudarem na leitura e na revisão do que estará sendo digitado e na formatação do texto. Neste momento, realize as intervenções necessárias para que os alunos consigam utilizar as ferramentas do Word e formatar o texto da maneira adequada. Explore com eles o recurso de revisão do Word, que grifa de vermelho as palavras que estejam erradas (assim os próprios alunos podem já observarem e alterar caso haja alguma falha na digitação, ou mesmo se ainda houver alguma questão ortográfica que não tenha sido corrigida). Esse é um ótimo momento para que o aluno perceba que as ferramentas digitais também podem estar à serviço da melhoria do texto.
  • É importante ressaltar que esta aula tem o objetivo de revisar, editar e formatar o texto, mas a revisão não se trata de uma correção tradicional e sim de uma correção processual, pois o objetivo não é que a produção seja exclusivamente corrigida pelo professor para que haja o resultado final da escrita.
  • Nesta perspectiva de papel do aluno é de sujeito ativo na construção do seu conhecimento e na ação de refletir, perceber e editar suas produções, juntamente com o professor. A correção é percebida como processo integrante da produção escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula com a construção de um mural com as produções escritas por eles. Para que isso seja possível é necessário que os textos sejam impressos.
  • Sugira o seguinte título para o mural construído: "Uma notícia, várias manchetes", e discuta com os alunos, que no dia-a-dia, um mesmo acontecimento pode trazer manchetes diferentes de acordo com os diferentes jornais, pois essa realmente será a reflexão final da nossa aula. A partir de uma única notícia foram criadas diferentes manchetes e lides de acordo com a percepção de cada grupo.
  • Peça que os alunos visualizem o mural pronto e convide colegas de outras turmas para observar suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computadores para digitação dos textos.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber os trechos do texto que deverão ser alterados ou corrigidos.

Falta de domínio no uso do teclado ao digitar e formatar a manchete e o lide produzido.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios dos alunos acerca das manchetes e lides.
  • A dinâmica da revisão é fundamental para melhorar o texto do aluno. E funciona como um círculo que sempre se repete, ou seja, há sempre algo a alcançar que poderá ser desenvolvido na leitura, na escrita e na reescrita. O ciclo da produção de texto consiste em : Planejar , escrever e revisar.
  • O ato de revisar e editar deve ser mais do que um exercício de corrigir o que foi escrito. Fazer com que os alunos desenvolvam uma competência na escrita marcada por um bom domínio dessa modalidade, exige um esforço do professor diante da criação e da revisão que deve ser realizada em parceria com aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula retomando os textos produzidos pelos grupos. Cada grupo deve estar diante da sua produção. A ideia é que os grupos compreendam que eles já estão na fase da revisão de seus textos. Nesta aula o foco será: revisão, edição e formatação.
  • Os alunos deverão, ao reler o texto, perceber que revisar = revisar + editar.
  • Ao conduzir o olhar dos alunos para revisão do texto, ou seja, observar o que deve ser melhorado e com a sua orientação irem modificando e aperfeiçoando o texto, eles devem compreender que a revisão implica na edição do que foi escrito e logo aprimora o trabalho produzido.
  • Explique aos aluno que o objetivo da aula será melhorar e aprimorar o que eles produziram. Deixe claro que as questões a serem revisadas serão observações de conteúdos e formatação do texto.
  • Depois que os alunos tiverem a oportunidade de reler suas produções, proponha que eles tentem identificar algumas questões a serem melhoradas no texto. Oriente aos alunos a refletirem sobre:
  • A manchete criada por vocês está adequada a notícia que assistiram?
  • Como está a escrita da sua manchete? Ela é curta e objetiva? Chama a atenção do leitor?
  • O lide que vocês produziram traz um breve resumo sobre a notícia que poderia ser apresentada?
  • O lide está formatado em um parágrafo?
  • Neste momento é importante que os alunos respondam sobre as especificidades de suas produções, ouçam outras resposta e se for preciso, o professor deve fazer as intervenções necessárias. Os alunos deverão dizer que a manchete foi produzida com poucas palavras e que o foco seria chamar a atenção do leitor. A manchete deve fazer relação com a notícia e deve ser escritas em letras maiores para serem destacadas. E o lide deve ser um texto de apenas um parágrafo trazendo um resumo da notícia que será lida. É importante que no lide contenha informações básicas acerca do que será lido: O que? Onde? Como?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Para esta aula será necessário disponibilizar um computador para cada grupo. Nesta proposta de revisão de texto, o uso das mídias digitais será mais uma estratégia de enriquecimento da proposta. Como o gênero a ser trabalhado trata-se de manchetes e lides, será muito relevante que os alunos possam digitar suas produções.
  • Se a escola tiver um laboratório de informática, a aula pode ser desenvolvida neste espaço. Com o surgimento de novas tecnologias, o computador se tornou um forte aliado das escolas como um instrumento pedagógico que ajuda na construção do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, ampliando o potencial da metodologia empregada nas aulas e fazendo da prática pedagógica algo bastante atrativo. A escrita colaborativa, conhecida também por autoria colaborativa, um dos pressupostos da inclusão digital, é um dos elementos essenciais ao processo de aprendizagem.
  • Essa aula tem caráter de revisão, por isso os alunos e o professor devem assumir o papel de revisor e realizarem as alterações pertinentes.
  • A função de quem revisa o texto é garantir que ele esteja adequado e não apresente problemas ortográficos ou gramaticais. Por esse motivo, segue algumas orientações do que os alunos e professores devem observar no texto:
  • ortografia;
  • acentuação;
  • emprego de maiúsculas e minúsculas;
  • concordância verbal e nominal.
  • Algumas das questões citadas acima deverá ter uma interferência maior do professor, e será a partir dessas ações é que o aluno conseguirá trilhar um caminho mais autônomo no desenvolvimento de sua escrita.
  • O professor deve já trazer para os alunos algumas marcações feitas para que eles tentem revisar as questões abordadas. Como este gênero envolve um texto curto, e os alunos estarão em grupos, é possível propor que eles revisem essas questões a partir das anotações e intervenções do professor.
  • Depois de ajustarem o texto a partir das indicações do professor, os alunos podem fazer a digitação no computador. Ajude na escolha de um ou dois alunos que irão digitar o texto, oriente aos outros alunos do grupo a ajudarem na leitura e na revisão do que estará sendo digitado e na formatação do texto. Neste momento, realize as intervenções necessárias para que os alunos consigam utilizar as ferramentas do Word e formatar o texto da maneira adequada. Explore com eles o recurso de revisão do Word, que grifa de vermelho as palavras que estejam erradas (assim os próprios alunos podem já observarem e alterar caso haja alguma falha na digitação, ou mesmo se ainda houver alguma questão ortográfica que não tenha sido corrigida). Esse é um ótimo momento para que o aluno perceba que as ferramentas digitais também podem estar à serviço da melhoria do texto.
  • É importante ressaltar que esta aula tem o objetivo de revisar, editar e formatar o texto, mas a revisão não se trata de uma correção tradicional e sim de uma correção processual, pois o objetivo não é que a produção seja exclusivamente corrigida pelo professor para que haja o resultado final da escrita.
  • Nesta perspectiva de papel do aluno é de sujeito ativo na construção do seu conhecimento e na ação de refletir, perceber e editar suas produções, juntamente com o professor. A correção é percebida como processo integrante da produção escrita.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula com a construção de um mural com as produções escritas por eles. Para que isso seja possível é necessário que os textos sejam impressos.
  • Sugira o seguinte título para o mural construído: "Uma notícia, várias manchetes", e discuta com os alunos, que no dia-a-dia, um mesmo acontecimento pode trazer manchetes diferentes de acordo com os diferentes jornais, pois essa realmente será a reflexão final da nossa aula. A partir de uma única notícia foram criadas diferentes manchetes e lides de acordo com a percepção de cada grupo.
  • Peça que os alunos visualizem o mural pronto e convide colegas de outras turmas para observar suas produções.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano