Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Revisão, edição e formatação da escrita: manchete e o lide em notícias
Finalidade da aula: Reler e revisar,nos grupos, as manchetes e lides produzidas com o objetivo de aprimorá-la fazendo cortes e alterações necessárias para editar a versão final do texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de texto / Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: (EF15LP06) (EF12LP03)(EF15LP07)
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computadores para digitação dos textos.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber os trechos do texto que deverão ser alterados ou corrigidos.
Falta de domínio no uso do teclado ao digitar e formatar a manchete e o lide produzido.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.