15401
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da escrita de Reportagem de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Planejamento da escrita de Reportagem de divulgação científica

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: o vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/. Acesso em: 2 dezembro 2018; Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Eventuais dúvidas sobre os elementos de construção composicional do gênero textual.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Solicite uma pesquisa prévia sobre temas científicos para que os estudantes definam o tema da reportagem a ser produzida. Provavelmente eles terão de complementar a pesquisa ao longo da produção devido a detalhes que possam não ter na pesquisa já realizada e que se mostrem importantes para a construção de um texto coerente. Para esta produção é possível, e até desejável, a parceria com professores de Ciências, tanto para a escolha do tema da reportagem como para o enriquecimento das informações a ser inseridas no texto.
  • É importante também definir com a turma qual será o público-alvo das produções, se apenas a turma ou se seria melhor compartilhar os textos com a comunidade escolar por meio da publicação em sites, blogs ou jornais eletrônicos. O ideal é pensar na publicação destes textos em ambientes virtuais, se possível páginas da web da escola ou da turma, desde o momento do planejamento, garantindo, desta forma, a intencionalidade do texto, além de sua função social de informar e auxiliar os estudantes, escritores e leitores em suas práticas de estudo.
  • Reportagens de divulgação científica apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim as reportagens precisam ser construídas com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua, costumam trazer no corpo do texto a fala de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações), além de apresentarem referências.
  • Os planos de aula LPO7_10SQA04, LPO7_10SQA05 e LPO7_10SQA06, de análise linguística tratam da forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica e podem colaborar para este plano de produção de texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Faça a leitura compartilhada da reportagem O vírus da imunidade (MORAES, Bruno de Souza. O vírus da imunidade?. Dossiê Micromundo?. jun/2018. Disponível em: <http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/>. Acesso em: 6 jan. 2019).
  • A atividade pode ser impressa por meio do link.
  • A leitura desta reportagem é importante como referência, um modelo do gênero, para que os estudantes possam ter um parâmetro para o planejamento de suas produções.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que formem duplas. Antes de as duplas iniciarem o planejamento de fato, faça uma dinâmica de brainstorming, tempestade de ideias, na qual os estudantes vão contribuir com ideias para a escrita dos textos. Atividades como esta estimulam a criatividade e podem abrir novas possibilidades para a escrita dos textos e até para as possibilidades de temas. Para saber mais sobre brainstorming acesse aqui.
  • Oriente aos estudantes a fazer o planejamento de suas produções. Eles deverão anotar em uma folha de que forma farão a organização do texto, quais informações serão usadas, quais especialistas serão citados como fonte de pesquisa, se utilizarão citações destes especialistas, se precisarão de fotografias, ilustrações, tabelas, gráficos ou infográficos para detalhar as informações presentes no texto. Estas anotações podem ser feitas em forma de tópicos, fluxogramas, roteiros ou esquemas. Deixe que os estudantes usem a criatividade para planejar suas reportagens.
  • Acompanhe os trabalhos das duplas e oriente-os a usar de elementos de imagem para que enriqueçam seus textos e garantam a compreensão de seus leitores.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma suas ideias para a produção da reportagem.
  • Este momento é importante, pois a troca de ideias pode aprofundar o conhecimento de algumas duplas, enriquecer o planejamento de outras e até ser o ponto de desenvolvimento para algumas.
  • Oriente-os a tomar notas de ideias que acharem relevantes e que possam contribuir para as suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: o vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/. Acesso em: 2 dezembro 2018; Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Eventuais dúvidas sobre os elementos de construção composicional do gênero textual.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Solicite uma pesquisa prévia sobre temas científicos para que os estudantes definam o tema da reportagem a ser produzida. Provavelmente eles terão de complementar a pesquisa ao longo da produção devido a detalhes que possam não ter na pesquisa já realizada e que se mostrem importantes para a construção de um texto coerente. Para esta produção é possível, e até desejável, a parceria com professores de Ciências, tanto para a escolha do tema da reportagem como para o enriquecimento das informações a ser inseridas no texto.
  • É importante também definir com a turma qual será o público-alvo das produções, se apenas a turma ou se seria melhor compartilhar os textos com a comunidade escolar por meio da publicação em sites, blogs ou jornais eletrônicos. O ideal é pensar na publicação destes textos em ambientes virtuais, se possível páginas da web da escola ou da turma, desde o momento do planejamento, garantindo, desta forma, a intencionalidade do texto, além de sua função social de informar e auxiliar os estudantes, escritores e leitores em suas práticas de estudo.
  • Reportagens de divulgação científica apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim as reportagens precisam ser construídas com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua, costumam trazer no corpo do texto a fala de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações), além de apresentarem referências.
  • Os planos de aula LPO7_10SQA04, LPO7_10SQA05 e LPO7_10SQA06, de análise linguística tratam da forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica e podem colaborar para este plano de produção de texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Faça a leitura compartilhada da reportagem O vírus da imunidade (MORAES, Bruno de Souza. O vírus da imunidade?. Dossiê Micromundo?. jun/2018. Disponível em: <http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/>. Acesso em: 6 jan. 2019).
  • A atividade pode ser impressa por meio do link.
  • A leitura desta reportagem é importante como referência, um modelo do gênero, para que os estudantes possam ter um parâmetro para o planejamento de suas produções.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que formem duplas. Antes de as duplas iniciarem o planejamento de fato, faça uma dinâmica de brainstorming, tempestade de ideias, na qual os estudantes vão contribuir com ideias para a escrita dos textos. Atividades como esta estimulam a criatividade e podem abrir novas possibilidades para a escrita dos textos e até para as possibilidades de temas. Para saber mais sobre brainstorming acesse aqui.
  • Oriente aos estudantes a fazer o planejamento de suas produções. Eles deverão anotar em uma folha de que forma farão a organização do texto, quais informações serão usadas, quais especialistas serão citados como fonte de pesquisa, se utilizarão citações destes especialistas, se precisarão de fotografias, ilustrações, tabelas, gráficos ou infográficos para detalhar as informações presentes no texto. Estas anotações podem ser feitas em forma de tópicos, fluxogramas, roteiros ou esquemas. Deixe que os estudantes usem a criatividade para planejar suas reportagens.
  • Acompanhe os trabalhos das duplas e oriente-os a usar de elementos de imagem para que enriqueçam seus textos e garantam a compreensão de seus leitores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma suas ideias para a produção da reportagem.
  • Este momento é importante, pois a troca de ideias pode aprofundar o conhecimento de algumas duplas, enriquecer o planejamento de outras e até ser o ponto de desenvolvimento para algumas.
  • Oriente-os a tomar notas de ideias que acharem relevantes e que possam contribuir para as suas produções.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano