15377
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Era uma vez nosso conto de fadas: Produção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre produção de contos de fadas

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Ficha de planejamento de produção textual construída na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de produzir coletivamente, considerando os elementos planejados.
  • Dificuldade em articular o planejamento com os detalhes necessários para proporcionar uma coerência no conto.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta é que sejamos autores do nosso conto de fadas e que após o planejamento realizado, agora será possível realizar a produção efetiva do conto de fada escolhido pela turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas na aula anterior, com o intuito de um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que na aula anterior a turma organizou um planejamento considerando os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu.
  • Informe que na aula de hoje, a proposta é a construção de um texto colaborativo ou coletivo.
  • Questione para a turma o que eles pensam que seria a construção de texto colaborativo ou coletivo. A intenção é que os alunos respondam que seria a construção de um texto escrito por uma pessoa, porém no qual todos participam da sua construção.
  • Apresente o planejamento sistematizado para que os alunos revejam e reflitam as condições primordiais da produção do texto. Questione:
  • Quem será o autor do texto ? (todos os alunos)
  • Para quem será escrito o texto (interlocutor/leitor)? (os alunos dos 1º anos)
  • Para que o texto será escrito (intencionalidade discursiva)? (Com o intuito de serem os mediadores de uma narrativa, capaz de entreter e apresentar o gênero conto de fadas aos pequenos)
  • Qual será o tema/assunto do texto? (Nome do conto de fadas escolhido pela turma).
  • Qual é o gênero que será escrito? (Conto de fadas)
  • Qual suporte ele será veiculado? (livro produzido pela turma)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após retomar que a turma produzirá um livro de conto de fadas para os alunos dos 1º anos, explique que o professor fará o papel de escritor na produção do texto colaborativo, ou seja, o professor será o responsável por transformar o discurso oral, aquele que é falado por seus alunos, em texto escrito. Vale destacar que o professor não é o único autor do texto, nem um mero “escriba”, aquele que se limita transcrever a fala dos alunos. Contribua questionando, dando orientações e garantindo que todos participem.
  • Converse com a turma que para a produção de bons textos é necessário que observem e reflitam sobre os comportamentos leitores e escritores envolvidos nessa prática de linguagem, isso significa que os alunos precisam ser desafiados a planejar, escrever e revisar suas produções, para isso precisam levar em conta seus propósitos comunicativos, o gênero textual considerado e as características dos seus leitores.
  • Combine com a turma que o texto produzido será embasado no planejamento realizado na aula anterior e retomado nesta aula. As revisões e mudanças do texto podem acontecer durante todo o processo de produção.
  • Se for possível, utilize computador e o datashow no momento da produção coletivas, para que as adaptações, inclusões e exclusões possam ser feitas de uma forma que não seja necessário a utilização de várias versões do texto. Caso esse recurso não esteja disponível, utilize o quadro e ao final da produção fotografe ou faça uma cópia da versão produzida em um papel pardo para ser retomado no momento da revisão.
  • Explique à turma que na produção coletiva os alunos, com o auxílio do professor, deverão negociar sobre o que deve ser escrito, em que ordem deve ser escrito e como deve ser escrito. A partir do aparecimento de diferentes pontos de vista é que os alunos poderão compreender que há vários modos de escrever um texto e poderão contar com o apoio dos colegas para o aprimoramento da narrativa.
  • Inicie a produção questionando aos alunos qual poderia ser o título do texto que será escrito. A ideia é que os alunos digam o nome do conto de fadas escolhido para reescrita.
  • Siga com a produção coletiva decidindo com a turma a melhor forma de iniciar a história.
  • Ouça as propostas dos alunos e ajude-os a transformar as idéias apresentadas (oralidade) em discurso escrito.
  • Antes de escrever cada um dos parágrafos, releia o anterior com o grupo para ver se está encadeado no texto e proponha alterações necessárias. Ações como esta são importantes, pois, servem como modelo sobre quais os procedimentos um escritor realiza ao produzir seu texto (pensa em o quê e como escrever e relê o que já foi escrito para dar continuidade na ideia).
  • Prossiga o texto de modo que a organização da seqüência de parágrafos não perca a unidade, a coesão e a coerência.
  • Fique atento ao uso correto da pontuação, chamando atenção dos alunos para este uso.
  • Estimule que o uso das características do gênero contos de fadas, trabalhadas e discutidas nas aulas de análise linguística, como a estrutura dos contos de fadas com o reconhecimento de um conflito gerador e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens, ambientes e utilização de marcadores temporais.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final, salve o documento escrito ou se usado o quadro para produção, transcreva o texto coletivo em papel pardo ou fotografe a produção.
  • Peça a algum aluno que faça a leitura do texto na íntegra.
  • Questione aos alunos se existe a necessidade de alguma alteração na produção. A intenção é que eles reflitam se o texto contemplou todas as ideias necessárias para ser compreendido.
  • Combine com o grupo que o texto passará por uma nova e rigorosa revisão na próxima aula para que finalmente possa ser publicado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Ficha de planejamento de produção textual construída na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de produzir coletivamente, considerando os elementos planejados.
  • Dificuldade em articular o planejamento com os detalhes necessários para proporcionar uma coerência no conto.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta é que sejamos autores do nosso conto de fadas e que após o planejamento realizado, agora será possível realizar a produção efetiva do conto de fada escolhido pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas na aula anterior, com o intuito de um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que na aula anterior a turma organizou um planejamento considerando os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu.
  • Informe que na aula de hoje, a proposta é a construção de um texto colaborativo ou coletivo.
  • Questione para a turma o que eles pensam que seria a construção de texto colaborativo ou coletivo. A intenção é que os alunos respondam que seria a construção de um texto escrito por uma pessoa, porém no qual todos participam da sua construção.
  • Apresente o planejamento sistematizado para que os alunos revejam e reflitam as condições primordiais da produção do texto. Questione:
  • Quem será o autor do texto ? (todos os alunos)
  • Para quem será escrito o texto (interlocutor/leitor)? (os alunos dos 1º anos)
  • Para que o texto será escrito (intencionalidade discursiva)? (Com o intuito de serem os mediadores de uma narrativa, capaz de entreter e apresentar o gênero conto de fadas aos pequenos)
  • Qual será o tema/assunto do texto? (Nome do conto de fadas escolhido pela turma).
  • Qual é o gênero que será escrito? (Conto de fadas)
  • Qual suporte ele será veiculado? (livro produzido pela turma)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após retomar que a turma produzirá um livro de conto de fadas para os alunos dos 1º anos, explique que o professor fará o papel de escritor na produção do texto colaborativo, ou seja, o professor será o responsável por transformar o discurso oral, aquele que é falado por seus alunos, em texto escrito. Vale destacar que o professor não é o único autor do texto, nem um mero “escriba”, aquele que se limita transcrever a fala dos alunos. Contribua questionando, dando orientações e garantindo que todos participem.
  • Converse com a turma que para a produção de bons textos é necessário que observem e reflitam sobre os comportamentos leitores e escritores envolvidos nessa prática de linguagem, isso significa que os alunos precisam ser desafiados a planejar, escrever e revisar suas produções, para isso precisam levar em conta seus propósitos comunicativos, o gênero textual considerado e as características dos seus leitores.
  • Combine com a turma que o texto produzido será embasado no planejamento realizado na aula anterior e retomado nesta aula. As revisões e mudanças do texto podem acontecer durante todo o processo de produção.
  • Se for possível, utilize computador e o datashow no momento da produção coletivas, para que as adaptações, inclusões e exclusões possam ser feitas de uma forma que não seja necessário a utilização de várias versões do texto. Caso esse recurso não esteja disponível, utilize o quadro e ao final da produção fotografe ou faça uma cópia da versão produzida em um papel pardo para ser retomado no momento da revisão.
  • Explique à turma que na produção coletiva os alunos, com o auxílio do professor, deverão negociar sobre o que deve ser escrito, em que ordem deve ser escrito e como deve ser escrito. A partir do aparecimento de diferentes pontos de vista é que os alunos poderão compreender que há vários modos de escrever um texto e poderão contar com o apoio dos colegas para o aprimoramento da narrativa.
  • Inicie a produção questionando aos alunos qual poderia ser o título do texto que será escrito. A ideia é que os alunos digam o nome do conto de fadas escolhido para reescrita.
  • Siga com a produção coletiva decidindo com a turma a melhor forma de iniciar a história.
  • Ouça as propostas dos alunos e ajude-os a transformar as idéias apresentadas (oralidade) em discurso escrito.
  • Antes de escrever cada um dos parágrafos, releia o anterior com o grupo para ver se está encadeado no texto e proponha alterações necessárias. Ações como esta são importantes, pois, servem como modelo sobre quais os procedimentos um escritor realiza ao produzir seu texto (pensa em o quê e como escrever e relê o que já foi escrito para dar continuidade na ideia).
  • Prossiga o texto de modo que a organização da seqüência de parágrafos não perca a unidade, a coesão e a coerência.
  • Fique atento ao uso correto da pontuação, chamando atenção dos alunos para este uso.
  • Estimule que o uso das características do gênero contos de fadas, trabalhadas e discutidas nas aulas de análise linguística, como a estrutura dos contos de fadas com o reconhecimento de um conflito gerador e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens, ambientes e utilização de marcadores temporais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final, salve o documento escrito ou se usado o quadro para produção, transcreva o texto coletivo em papel pardo ou fotografe a produção.
  • Peça a algum aluno que faça a leitura do texto na íntegra.
  • Questione aos alunos se existe a necessidade de alguma alteração na produção. A intenção é que eles reflitam se o texto contemplou todas as ideias necessárias para ser compreendido.
  • Combine com o grupo que o texto passará por uma nova e rigorosa revisão na próxima aula para que finalmente possa ser publicado.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano