15017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pesquisas em formato jornalístico

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema.
  • Pergunte aos alunos o que é uma pesquisa? É possível que os alunos relatem algumas pesquisas que já viram. Esclareça que pesquisas são investigações minuciosas que resultam em descobertas ou em apresentação de um corpo de dados que levam a alguma conclusão.
  • Explique aos alunos que nesta aula, vamos conhecer algumas pesquisas que viraram notícia e reportagens jornalísticas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

  • Divida os alunos em grupos e disponibilize jornais impressos disponíveis em sua escola, para que conheçam melhor as partes que compõem um jornal. Neste momento pode ser disponibilizado jornais diferentes, alguns mais populares, outros mais tradicionais, jornais para crianças... o objetivo é que os alunos possam ter um contato mais próximo com esse meio de comunicação.
  • Questione os alunos sobre suas observações enquanto manusearam os jornais:

a. Alguém já leu um jornal impresso?

b. Vocês perceberam que o jornal possui seções ou cadernos?

c. Tem alguma parte desse jornal que chamou atenção de vocês? Qual parte? Por que?

d. Há imagens nesses jornais? De que tipo? (fotos, desenhos, charges, ilustrações)

e. As letras são sempre do mesmo tamanho? Por quê?

f. Algum fato noticiado recebe mais destaque do que outros? Qual?

Comentário: Ao observar os jornais, os alunos poderão perceber que dentro do jornal há predominantemente notícias e pode haver algumas reportagens, farão comparações na diagramação e formatação da 1ª página (manchetes) e das outras. Mostre aos alunos que a primeira notícia em destaque do jornal chama-se manchete, e está detalhada em outra parte do jornal, por isso tem a indicação da página que pode ser conferida. Destaque para os alunos que nessa aula vamos conhecer as partes estruturantes de uma notícia ou reportagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com os alunos já divididos em grupos, explique que nesse momento eles receberão um jogo de quebra-cabeças, que contém 3 textos diferentes embaralhados (1 notícia e 2 reportagens) e duas charges. Você pode utilizar outros materiais que não foram distribuídos aos alunos ou seguir as sugestões abaixo. Você deverá cortar as reportagens em manchete, lide, corpo do texto e imagens.
  • O objetivo é montar a notícia e as reportagens como em um jornal. Diga que eles podem se basear no jornal que tem em mãos, para “formatar” o seu, mas oriente que não devem seguir o padrão da 1ª página do jornal, pois essa tem uma formatação e diagramação diferente das demais páginas. Diga que eles devem escolher qual será a manchete de seu jornal, e que ao fazerem a montagem, eles devem buscar uma forma de dar mais destaque para esse texto.
  • Dê outra dica: cada texto está dividido em manchete (título e título auxiliar), lide e o corpo do texto e imagens (fotos e infográficos). Os grupos devem montar as reportagens e notícia, buscando e associando suas partes. As charges estão prontas (completas), eles só devem pensar em que lugar do jornal colocá-las.
  • Enfatize que ao lerem o texto original será possível encontrar mais informações.

Materiais complementares:

Abaixo, encontre algumas sugestões de reportagens que podem ser trabalhadas.

Fonte: “Trabalho infantil de crianças de 5 a 9 anos cresce no Brasil.”, Diário de Pernambuco, 21 mar 2017. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “Trabalho infantil”, Armazém de textos, 27 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: ‘Favor analisar os gráficos’: Anitta pediu e G1 mostra evolução dela desde o início no funk carioca até 'Medicina'., G1, 30 jul 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “A menos de 1 mês da eleição, voto nulo e branco é o mais forte em 16 anos.”, Folha de São Paulo, 17 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “Caricaturas da sociedade.”, Igor Chiesse, Blog mundo.com, 27 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos os alunos o material do jogo, tesoura, cola e uma cartolina branca para que componham o jornal. Você pode sugerir que dividam a cartolina ao meio e que utilizem frente e verso. Peça para que sigam as instruções do slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre o exemplo de uma silhueta para o jornal, mas destaque que esse é apenas um exemplo e eles podem usar a criatividade. Chame atenção para o lugar das imagens, esse lugar pode variar, mas se forem gráficos, em geral esses vem junto do corpo do texto.
  • Nos grupos, os alunos podem usar as questões “O que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Como aconteceu? Por quê (motivo)?” para nortear a associação das imagens com os textos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize com os alunos os jornais que os grupos montaram.
  • Peça para os grupos apresentarem como ficaram seus jornais.
  • Para conduzir a apresentação, questione sobre: O que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Como aconteceu? Por quê (motivo)?
  • Questione:
  • Foi possível distinguir a notícia das reportagens?

Nesse momento é importante sanar as dúvidas dos alunos e complementar as respostas, mostrando algumas diferenças entre os textos:

  • Embora sejam de caráter informativo, são dois gêneros jornalísticos.
  • Para classificar um texto como notícia temos aspectos importantes a serem levados em consideração, como: o texto que envolve conteúdo factual. O tema da notícia é uma informação que precisa ser divulgada de imediato, e que sua validade informativa expira em um curto prazo de tempo.
  • Na reportagem jornalística, apresentam-se mais informações do que na notícia. Para elaborar a reportagem, o profissional tem mais tempo para produzir o conteúdo, pois a reportagem envolve necessariamente pesquisa. Diferente da notícia, o lead da reportagem não precisa responder de cara as principais informações que serão abordadas. Quanto mais detalhado, melhor. Imagens e gráficos também podem ser usados para compor a reportagem.

  • As imagens que apareceram tiveram qual finalidade na escrita dos textos?

Complemente as discussões, destacando que as imagens e fotografias tem o intuito de atrair o leitor, complementando os textos jornalísticos. Infográfico (do inglês “imagens gráficas”) são imagens muito utilizadas para explicar informações de difícil entendimento ou para apresentar números. Assim podem ser considerados infográficos: diagramas, gráficos, tabelas e mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, constituídos com mais de um tipo de linguagem, no caso imagem e texto verbal.

Segundo MENDONÇA (2008), os diagramas explicam processos e fenômenos e, para isso, fundem de, modo, especial imagem e texto. Os gráficos (de barra, pizza e de linha) são ideias para apresentar dados estatísticos e informações numéricas, já que essas representações atraem mais o leitor do que apenas números no corpo do texto. As tabelas apresentam dados descritivos, expostos em linhas e colunas, sintetizando as informações. Os mapas, por sua vez, servem bem para expor aos leitores onde algo aconteceu e funcionam como “maquetes” ou plantas baixas.

Nessa aula os alunos tiveram contato essencialmente com fotos, gráficos e tabelas, mas caso você esteja seguindo essa sequência de aulas, você pode retomar os diagramas e mapas que apareceram na reportagem da aula anterior.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Crie um texto coletivo com os alunos, respondendo às questões desse slide.
  • Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.
  • Espera-se que o texto elaborado coletivamente, contemple as seguintes informações:

Nas notícias e reportagens podemos encontrar fotografias e infográficos (imagens gráficas como diagramas, gráficos, tabelas e mapas). Essas imagens são criadas para complementar o texto. Existem notícias e reportagens que mostram pesquisas, nesse caso é comum encontrarmos dados numéricos em tabelas e gráficos. As charges não compõe as notícias e reportagens, são imagens com humor e crítica que independem de textos.

  • Ao finalizar, peça para que os alunos leiam coletivamente e em voz alta o texto coletivo, fixando as informações construídas por eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema.
  • Pergunte aos alunos o que é uma pesquisa? É possível que os alunos relatem algumas pesquisas que já viram. Esclareça que pesquisas são investigações minuciosas que resultam em descobertas ou em apresentação de um corpo de dados que levam a alguma conclusão.
  • Explique aos alunos que nesta aula, vamos conhecer algumas pesquisas que viraram notícia e reportagens jornalísticas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

  • Divida os alunos em grupos e disponibilize jornais impressos disponíveis em sua escola, para que conheçam melhor as partes que compõem um jornal. Neste momento pode ser disponibilizado jornais diferentes, alguns mais populares, outros mais tradicionais, jornais para crianças... o objetivo é que os alunos possam ter um contato mais próximo com esse meio de comunicação.
  • Questione os alunos sobre suas observações enquanto manusearam os jornais:

a. Alguém já leu um jornal impresso?

b. Vocês perceberam que o jornal possui seções ou cadernos?

c. Tem alguma parte desse jornal que chamou atenção de vocês? Qual parte? Por que?

d. Há imagens nesses jornais? De que tipo? (fotos, desenhos, charges, ilustrações)

e. As letras são sempre do mesmo tamanho? Por quê?

f. Algum fato noticiado recebe mais destaque do que outros? Qual?

Comentário: Ao observar os jornais, os alunos poderão perceber que dentro do jornal há predominantemente notícias e pode haver algumas reportagens, farão comparações na diagramação e formatação da 1ª página (manchetes) e das outras. Mostre aos alunos que a primeira notícia em destaque do jornal chama-se manchete, e está detalhada em outra parte do jornal, por isso tem a indicação da página que pode ser conferida. Destaque para os alunos que nessa aula vamos conhecer as partes estruturantes de uma notícia ou reportagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com os alunos já divididos em grupos, explique que nesse momento eles receberão um jogo de quebra-cabeças, que contém 3 textos diferentes embaralhados (1 notícia e 2 reportagens) e duas charges. Você pode utilizar outros materiais que não foram distribuídos aos alunos ou seguir as sugestões abaixo. Você deverá cortar as reportagens em manchete, lide, corpo do texto e imagens.
  • O objetivo é montar a notícia e as reportagens como em um jornal. Diga que eles podem se basear no jornal que tem em mãos, para “formatar” o seu, mas oriente que não devem seguir o padrão da 1ª página do jornal, pois essa tem uma formatação e diagramação diferente das demais páginas. Diga que eles devem escolher qual será a manchete de seu jornal, e que ao fazerem a montagem, eles devem buscar uma forma de dar mais destaque para esse texto.
  • Dê outra dica: cada texto está dividido em manchete (título e título auxiliar), lide e o corpo do texto e imagens (fotos e infográficos). Os grupos devem montar as reportagens e notícia, buscando e associando suas partes. As charges estão prontas (completas), eles só devem pensar em que lugar do jornal colocá-las.
  • Enfatize que ao lerem o texto original será possível encontrar mais informações.

Materiais complementares:

Abaixo, encontre algumas sugestões de reportagens que podem ser trabalhadas.

Fonte: “Trabalho infantil de crianças de 5 a 9 anos cresce no Brasil.”, Diário de Pernambuco, 21 mar 2017. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “Trabalho infantil”, Armazém de textos, 27 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: ‘Favor analisar os gráficos’: Anitta pediu e G1 mostra evolução dela desde o início no funk carioca até 'Medicina'., G1, 30 jul 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “A menos de 1 mês da eleição, voto nulo e branco é o mais forte em 16 anos.”, Folha de São Paulo, 17 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Fonte: “Caricaturas da sociedade.”, Igor Chiesse, Blog mundo.com, 27 set 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos os alunos o material do jogo, tesoura, cola e uma cartolina branca para que componham o jornal. Você pode sugerir que dividam a cartolina ao meio e que utilizem frente e verso. Peça para que sigam as instruções do slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre o exemplo de uma silhueta para o jornal, mas destaque que esse é apenas um exemplo e eles podem usar a criatividade. Chame atenção para o lugar das imagens, esse lugar pode variar, mas se forem gráficos, em geral esses vem junto do corpo do texto.
  • Nos grupos, os alunos podem usar as questões “O que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Como aconteceu? Por quê (motivo)?” para nortear a associação das imagens com os textos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize com os alunos os jornais que os grupos montaram.
  • Peça para os grupos apresentarem como ficaram seus jornais.
  • Para conduzir a apresentação, questione sobre: O que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Como aconteceu? Por quê (motivo)?
  • Questione:
  • Foi possível distinguir a notícia das reportagens?

Nesse momento é importante sanar as dúvidas dos alunos e complementar as respostas, mostrando algumas diferenças entre os textos:

  • Embora sejam de caráter informativo, são dois gêneros jornalísticos.
  • Para classificar um texto como notícia temos aspectos importantes a serem levados em consideração, como: o texto que envolve conteúdo factual. O tema da notícia é uma informação que precisa ser divulgada de imediato, e que sua validade informativa expira em um curto prazo de tempo.
  • Na reportagem jornalística, apresentam-se mais informações do que na notícia. Para elaborar a reportagem, o profissional tem mais tempo para produzir o conteúdo, pois a reportagem envolve necessariamente pesquisa. Diferente da notícia, o lead da reportagem não precisa responder de cara as principais informações que serão abordadas. Quanto mais detalhado, melhor. Imagens e gráficos também podem ser usados para compor a reportagem.

  • As imagens que apareceram tiveram qual finalidade na escrita dos textos?

Complemente as discussões, destacando que as imagens e fotografias tem o intuito de atrair o leitor, complementando os textos jornalísticos. Infográfico (do inglês “imagens gráficas”) são imagens muito utilizadas para explicar informações de difícil entendimento ou para apresentar números. Assim podem ser considerados infográficos: diagramas, gráficos, tabelas e mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, constituídos com mais de um tipo de linguagem, no caso imagem e texto verbal.

Segundo MENDONÇA (2008), os diagramas explicam processos e fenômenos e, para isso, fundem de, modo, especial imagem e texto. Os gráficos (de barra, pizza e de linha) são ideias para apresentar dados estatísticos e informações numéricas, já que essas representações atraem mais o leitor do que apenas números no corpo do texto. As tabelas apresentam dados descritivos, expostos em linhas e colunas, sintetizando as informações. Os mapas, por sua vez, servem bem para expor aos leitores onde algo aconteceu e funcionam como “maquetes” ou plantas baixas.

Nessa aula os alunos tiveram contato essencialmente com fotos, gráficos e tabelas, mas caso você esteja seguindo essa sequência de aulas, você pode retomar os diagramas e mapas que apareceram na reportagem da aula anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Crie um texto coletivo com os alunos, respondendo às questões desse slide.
  • Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.
  • Espera-se que o texto elaborado coletivamente, contemple as seguintes informações:

Nas notícias e reportagens podemos encontrar fotografias e infográficos (imagens gráficas como diagramas, gráficos, tabelas e mapas). Essas imagens são criadas para complementar o texto. Existem notícias e reportagens que mostram pesquisas, nesse caso é comum encontrarmos dados numéricos em tabelas e gráficos. As charges não compõe as notícias e reportagens, são imagens com humor e crítica que independem de textos.

  • Ao finalizar, peça para que os alunos leiam coletivamente e em voz alta o texto coletivo, fixando as informações construídas por eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano