14678
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrita de parlendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre escrita de parlendas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Andrade De Lima Rabelo

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos das atividades, disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente, caso seja possível.

- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que irão continuar brincando com as parlendas.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Utilize os grupinhos da aula anterior (LPO1_14ATS01).
Na sequência, envie a primeira parlenda digitada no WhatsApp do grupinho, em letra maiúscula e com a diagramação correta dos versos. Considere as observações e efetue algumas das orientações do slide de introdução do plano (1ª e 3ª a 7ª - marcadores de bolinhas). Brinque com as crianças fazendo as perguntas da parlenda Cadê o toucinho.

Desenvolvimento
Ainda nos grupinhos, prossiga observando as considerações e seguindo as orientações de 4 a 7 do slide de desenvolvimento do plano. Digite as palavras sugeridas pelas crianças, sempre utilizando o "copie e cole" para incluir novas palavras, enquanto interage através de áudios com a turma.
Na sequência, efetue as orientações de 9 a 12, 14 e 15. Considere o grupinho, e não duplas, na orientação 16. Prossiga com as orientações 17 a 20 e, por último, a 26.
Acolha e incentive a participação dos alunos durante a atividade.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da tuma com você.

Fechamento
Será necessário considerar a situação remota de ensino e aprendizagem, e orientar a turma a fazer a(s) atividade(s) em casa, com autonomia.
Comunique aos grupinhos que podem realizar a(s) atividade(s) que receberam, do slide fechamento, agora ou um pouco mais tarde, mas ainda nesse mesmo dia.
Selecione quais delas são mais adequadas para cada aluno: pode ser apenas 1 ou as 5 disponíveis, a depender dos saberes, necessidades de aprendizagem e da facilidade de disponibilização do(s) impresso(s) às famílias.
Tais atividades são importantes para os alunos Silábicos e Silábicos-alfabéticos, e não são indicadas para os Alfabéticos, pois não há qualquer desafio para eles.
Os Pré-silábicos precisam de orientação e acompanhamento do professor; só proponha a eles se for possível atuar com cada aluno (Pré-silábico) individualmente, através do WhatsApp.

Convite às famílias
A família pode contribuir bastante ensinando ou aprendendo outras parlendas com a criança.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_14ATS02

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas