Atividade para impressão - Painel da parlenda "Era uma bruxa"
Painel da parlenda "Era uma bruxa"
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/. Acesso em 10 de outubro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Atenção: Clique aqui e acesse um texto da Nova Escola que nos faz refletir sobre a importância da ferramenta Word no processo de alfabetização.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Atividade para impressão - Painel da parlenda "Era uma bruxa"
Painel da parlenda "Era uma bruxa"
Atividade para impressão - Painel da parlenda "Cadê o toucinho"
Painel da parlenda "Cadê o toucinho"
Atividade para impressão - Painel das parlendas com versos numerados
Painel das parlendas com versos numerados
Atividade para impressão - Parlendas a serem completadas
Parlendas a serem completadas
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos das atividades, disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente, caso seja possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que irão continuar brincando com as parlendas.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Utilize os grupinhos da aula anterior (LPO1_14ATS01).
Na sequência, envie a primeira parlenda digitada no WhatsApp do grupinho, em letra maiúscula e com a diagramação correta dos versos. Considere as observações e efetue algumas das orientações do slide de introdução do plano (1ª e 3ª a 7ª - marcadores de bolinhas). Brinque com as crianças fazendo as perguntas da parlenda Cadê o toucinho.
Desenvolvimento
Ainda nos grupinhos, prossiga observando as considerações e seguindo as orientações de 4 a 7 do slide de desenvolvimento do plano. Digite as palavras sugeridas pelas crianças, sempre utilizando o "copie e cole" para incluir novas palavras, enquanto interage através de áudios com a turma.
Na sequência, efetue as orientações de 9 a 12, 14 e 15. Considere o grupinho, e não duplas, na orientação 16. Prossiga com as orientações 17 a 20 e, por último, a 26.
Acolha e incentive a participação dos alunos durante a atividade.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da tuma com você.
Fechamento
Será necessário considerar a situação remota de ensino e aprendizagem, e orientar a turma a fazer a(s) atividade(s) em casa, com autonomia.
Comunique aos grupinhos que podem realizar a(s) atividade(s) que receberam, do slide fechamento, agora ou um pouco mais tarde, mas ainda nesse mesmo dia.
Selecione quais delas são mais adequadas para cada aluno: pode ser apenas 1 ou as 5 disponíveis, a depender dos saberes, necessidades de aprendizagem e da facilidade de disponibilização do(s) impresso(s) às famílias.
Tais atividades são importantes para os alunos Silábicos e Silábicos-alfabéticos, e não são indicadas para os Alfabéticos, pois não há qualquer desafio para eles.
Os Pré-silábicos precisam de orientação e acompanhamento do professor; só proponha a eles se for possível atuar com cada aluno (Pré-silábico) individualmente, através do WhatsApp.
Convite às famílias
A família pode contribuir bastante ensinando ou aprendendo outras parlendas com a criança.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Escrita de parlendas
Finalidade da aula: Escrita, reflexão, revisão e ilustração de parlendas.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Produção de texto oral
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09, EF01LP19
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso em 10 de outubro de 2018.
https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/. Acesso em 10 de outubro de 2018.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: