Atividade para impressão - Fotolegendas - LP4SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando com manchetes e fotolegendas
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal em folha xerografada. Envelopes.
Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita a partir de um gênero textual.
As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).
A manchete e a fotolegenda são partes de uma notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em relacionar as fotolegendas com suas respectivas manchetes.
Os alunos podem ter dificuldades em interpretar todas as informações das imagens (fotos), focando a atenção em apenas algum elemento central, sem perceber elementos secundários, contexto e/ou lugar. O mesmo pode ocorrer com a leitura das legendas, pois, como os alunos são leitores iniciantes, podem focar a atenção em uma palavra principal, desconsiderando outras informações importantes.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutoS
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com a organização dos alunos em 8 grupos (caso haja necessidade reorganize os grupos de acordo com a realidade da turma, só tenha cuidado na composição dos grupos; evitando grupos muito grandes para que não ocorra a dispersão entre os alunos, prefira grupos menores para que todos consigam trabalhar e participar ativamente da atividade). Essa arrumação ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos que tiverem dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados.
- No primeiro momento, leia a manchete para o alunos e levante os seguintes questionamentos:
- O que a manchete está dizendo?
- Que tipo de informação ela quer nos trazer?
- A partir da resposta, levante a seguinte questão:
- Como conseguimos saber o assunto da notícia?
- Neste momento espera-se que os alunos consigam identificar a manchete de jornal como o título da notícia, parte que já traz uma prévia do assunto abordado e nos possibilita levantar hipóteses acerca do texto. Se algum aluno demonstrar dificuldade, retome as definições das partes da notícia.
- Depois continue a aula fazendo um breve levantamento sobre o que os alunos já sabem sobre as foto legendas.
- Quem lembra o que é uma foto legenda?
- Quem já viu uma foto legenda fora da escola?
- Onde encontrou?
- Para que elas servem?
- As discussões devem levar os alunos a indicarem o que entendem por fotolegenda, que são textos que acompanham uma foto, explicando e adicionando a ela alguma informação. Espera-se que os alunos compartilhem suas experiências em relação ao contato com este gênero textual. Se os alunos não apresentarem informações sobre a fotolegenda, mostre para eles a fotolegenda que está sendo projetada e oriente sobre as características deste gênero. Neste momento, aborde também os locais em que eles podem observá-las: jornais ou revistas, por exemplo. Explique também que ela serve para explicar ou esclarecer a foto que ilustra a notícia.
- Depois da discussão, leia o texto em voz alta para os alunos. É importante que o professor leia, pois neste momento o objetivo da atividade é que o aluno ouça o texto e consiga fazer associações entre o que foi lido e a imagem. Além disso, ouvir permite às crianças ampliar o repertório, aumenta a familiaridade com a língua, desenvolve o comportamento leitor e favorece o hábito da escuta.
- Pergunte aos alunos se a fotolegenda tem relação com a manchete. A partir daí retome a definição de fotolegenda. Levante a seguinte questão:
- A manchete deu alguma pista das informações que a fotolegenda traria? Qual?
- A partir das respostas dos alunos, conduza a discussão para que observem a relação entre as informações da manchete e da fotolegenda.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Mostre para os alunos algumas fotolegendas , se for possível prenda-as no quadro ou em um mural de modo que os grupos consigam visualizar as imagens durante toda a atividade. Mostre quatro fotolegendas, uma de cada vez. Ao mostrar cada uma delas, faça coletivamente a leitura das legendas . Levante as seguintes questões:
- O que vocês estão vendo nessa imagem?
- Que elementos estão presentes nela?
- Que mensagem a foto passa para nós?
- O texto que elas trazem contribuem com a informação trazida pela imagem?
- Ao falar sobre as imagens, peça que eles expliquem detalhadamente cada uma delas. É importante que os alunos observem a presença de pessoas e suas atividades representadas nas fotografias, e analisem as informações apresentadas nas legendas, refletindo sobre a relação entre a foto e a legenda.Quando questionado sobre a mensagem que elas trazem, faça uma associação com a legenda. é importante que eles comecem a identificar a contribuição das legendas para compreensão das imagens.
Materiais complementares: Para acessar as fotos para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a conversa sobre todas as fotolegendas, deixe-as expostas e entregue um envelope para cada grupo. Dentro de cada envelope deverá ter uma manchete relacionada a uma das fotolegendas expostas. Como serão oito grupos e quatro textos, irá acontecer de dois grupos receberem o mesmo texto (manchete).
- Peça que os grupos realizem a leitura colaborativa. Essa estratégia é favorável por se tratar de um texto sem a leitura prévia por parte dos alunos. A leitura colaborativa baseia-se no princípio metodológico de que a aprendizagem também ocorre quando a colaboração com o outro é estimulada. Por isso, fica claro a importância desse tipo de leitura nas turmas onde o processo de alfabetização está em andamento.
- Depois da leitura, cada grupo deverá localizar a fotolegenda mais adequada para cada manchete, formando assim uma parte da notícia ( manchete , imagem e legenda). A cada participação dos grupos, estimule que os alunos contem o que os levou a escolher aquela manchete para compor a fotolegenda.
- Explore a relação entre a manchete e fotolegenda questionando-os:
- Quais informações apareceram em comum na manchete a na fotolegenda?
- Há alguma palavra principal presente nos dois tipos de texto?
- Neste momento, espera-se que os alunos façam uma associação entre as manchetes e as legendas. Ao analisar a primeira manchete, por exemplo, os alunos devem identificar o contexto da imagem dentro de uma escola japonesa. Na segunda manchete, eles devem observar a imagem e identificar o trabalho voluntário, é importante ressaltar que eles são alunos realizando uma atividade para ajudar alguém. Na terceira manchete a palavra Manaus será primordial para identificação e relação entre manchete e fotolegenda. Mesmo que na última manchete também se fale sobre arte, a própria fotolegenda indica o local em que os shows acontecerão.
- Observação: É importante sinalizar que as fotolegendas e as manchetes presentes nesta aula foram criadas para fins didáticos. Elas podem ser substituídas por fotolegendas e manchetes da sua região e/ou da atualidade e da sua preferência.
Materiais complementares: Para acessar as legendas para impressão, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar a relação entre a manchete e a fotolegenda.
2. Mostre a fotolegenda para os grupos e discuta sobre ela:
- O QUE APARECE NA IMAGEM QUE VOCÊS ESTÃO OBSERVANDO?
- O QUE DIZ O TEXTO DA LEGENDA?
- QUE TIPO DE “ ARTE” APARECE NA IMAGEM?
- VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DA ARTE DE GRAFITAR?
- QUEM PODE TER FEITO ESSE DESENHO?
- ONDE ESTA ARTE ESTÁ EXPOSTA?
CONTEXTUALIZANDO A ATIVIDADE...
Aproveite para falar, brevemente, sobre a arte de grafitar. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos urbanos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de pintura feita em paredes.
3. Para finalizar a aula, proponha que os grupos realizem uma atividade em folha xerografada. Ofereça duas opções de manchetes, eles deverão escolher a manchete que mais se adequa a fotolegenda.
Materiais complementares: para acessar a atividade, clique aqui. Para resolução da atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO2_04SQA05
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp.
-Opcionais: Google Meet (Veja como utilizá-lo em: https://youtu.be/gW-ncVx3G8I).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, apresentando o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação e peça para que eles respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet ou outro canal de comunicação, apresentando o primeiro slide Desenvolvimento e fazendo os questionamentos, de acordo com as orientações do slide. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação, que estiver utilizando. Peça para que os estudantes enviem as respectivas respostas através de áudios, promovendo uma discussão. Tome o cuidado para que todos participem. Após a discussão inicial e se for possível, crie grupos com a turma, mas em vez de envelopes, compartilhe com cada grupo as manchetes, que se encontram na aba deste plano. Lembre-se de compartilhar uma manchete diferente com cada grupo. Você pode fazer algumas videochamadas através do Google Meet ou outro canal de comunicação, com cada grupo, orientando a atividade e fazendo as intervenções necessárias. Se não for possível uma videochamada, crie grupos e envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados, seguindo as orientações do slide. Após esse momento, siga as instruções do segundo e terceiro parágrafo, das orientações do slide Desenvolvimento. Depois dos grupos relacionarem a manchete com a fotolegenda, volte à videochamada ou mensagens em áudio ou vídeo para toda a turma e siga as outras orientações do slide, fazendo os questionamentos da aula.
Fechamento
Em vez de dividir a turma em grupos, faça essa atividade coletivamente, através de videochamada ou por mensagens de áudios ou vídeos. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Deixe a atividade, que se encontra na aba do plano, impressa na escola, para que os pais possam pegar ou, envie para que eles imprimam e siga as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a conhecer mais sobre o grafite, acessando o site https://youtu.be/FYrLJlShq4c e/ou pesquisar outras fotolegendas e compartilhar com a turma na próxima aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Trabalhando com manchetes e fotolegendas
Finalidade da aula:Relacionar as fotolegendas com as manchetes, considerando o assunto apresentado.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento:Forma e composição do texto
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP14)
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal em folha xerografada. Envelopes.
Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita a partir de um gênero textual.
As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).
A manchete e a fotolegenda são partes de uma notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em relacionar as fotolegendas com suas respectivas manchetes.
Os alunos podem ter dificuldades em interpretar todas as informações das imagens (fotos), focando a atenção em apenas algum elemento central, sem perceber elementos secundários, contexto e/ou lugar. O mesmo pode ocorrer com a leitura das legendas, pois, como os alunos são leitores iniciantes, podem focar a atenção em uma palavra principal, desconsiderando outras informações importantes.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
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