13783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Estratégias de leitura em ação

POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz 26/11/2018
Código: LPO1_03SQA02

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.

Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos. Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e informações sobre alguns animais.

Referências sobre o assunto:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.

É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica. Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.

Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:

TANTO BICHO, Editora Dimensão;

BONITEZA SILVESTRE - POESIA PARA OS ANIMAIS AMEAÇADOS PELO HOMEM, Editora Peirópolis;

O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO e RÁPIDO COMO UM GAFANHOTO, Brinque Book Editora de livros ltda;

A ARCA DE NOÉ, Editora Globo

A REPRODUÇÃO DA BORBOLETA, Edições SM ltda

A FESTA NO CÉU, Editora Melhoramentos

A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS, Editora Dimensão

BICHOS DE QUINTAL, Editora Dimensão

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que, nesta aula, irão analisar vários livros, revistas e textos para selecionar aqueles que podem conter algumas informações específicas.

Ao organizar as fontes de pesquisa de informações científicas, as crianças vão exercitar algumas estratégias de leitura, como antecipação dos conteúdos e checagem das hipóteses, localização e comparação de informações, recuperação do contexto de produção a partir dos suportes de textos, entre outras (ROJO, 2012). É importante que você faça, ao longo da aula, perguntas que instiguem a criança a selecionar os gêneros textuais informativos que nos ajudem a obter informações e curiosidades sobre os animais que vamos pesquisar.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos o que ficou combinado na aula anterior: trazer livros de pesquisa, revistas ou outro material que possam conter curiosidades e informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim.
  • Auxilie a turma a relembrar qual foi o foco da aula anterior, será pertinente enfatizar que observaram curiosidades tanto no vídeo como nos textos projetados. Fazer essa retomada auxilia a turma a se envolver com a proposta dessa aula.
  • Relembre quais são os animais escolhidos pela turma. Nesse plano optamos por 6 deles pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. É uma sugestão e pode ser alterada.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Assegure-se de que haverá livros, encartes, enciclopédias e revistas variadas em número suficiente. Os alunos irão trabalhar em 6 grupos, seria interessante haver pelo menos 4 materiais de leitura em cada grupo.
  • Organize os grupos considerando a diversidade de saberes para que haja interação e cooperação cognitiva. Também é pertinente considerar a afinidade entre os alunos para que as interações sejam bastantes produtiva. Assegure-se que os integrantes de cada grupo tenham diferentes níveis de conhecimento sobre o Sistema de Escrita Alfabética, se houver alunos leitores, é importante que estejam nos diferentes grupos.
  • Organize a turma em 6 grupos, oriente-os a juntar as carteiras para apoiar os materiais ou sentar no chão, mas tendo o cuidado de dispor livros e revistas sobre um TNT, tapete ou plástico para conservação dos mesmos.
  • Oriente os alunos a analisar os materiais de leitura com a finalidade de separar aqueles que podem ter as informações que estão buscando. As discussões nos grupos devem girar em torno dos aspectos do contexto material tais como leitura do título, localização da escrita do nome do animal, configuração do texto, relação entre imagens e textos, aspectos gráficos como tabelas com dados numéricos, box com informações, etc.
  • Circule entre os grupos para observar as discussões e fazer perguntas ou orientações que auxiliem os alunos a analisar se o material pode ajudar ou não a ter informações científicas sobre os animais selecionados
  • Valide e socialize as sugestões dadas. Se um aluno sugerir buscar o índice de uma enciclopédia, explicite essa estratégia para toda a turma. Caso ninguém dê essa sugestão, mostre essa página (do índice) e indique sua função.
  • Oriente os alunos a colocar os livros e outros materiais de leitura que podem ajudar em um lado e os que não podem de outro (pode-se organizar 2 caixas para facilitar, sendo 1 caixa para materiais que serão utilizados e 1 para os materiais que não seriam úteis para a busca de curiosidades e informações sobre os animais). Durante esse momento o professor não intervém na decisão do grupo. Caso selecionem um poema sobre a abelha porque havia uma ilustração e a palavra escrita, por exemplo, o mesmo poderá ser analisado pela turma na próxima aula desta sequência.
  • Faltando 5 minutos para terminar esse momento avise os grupos para concluírem a organização dos materiais.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma os materiais que foram selecionados.
  • Escolha um de cada grupo para ser socializado com toda a turma. Exemplificando: se o grupo 3 selecionou 4 materiais, que servem para pesquisar curiosidades e informações sobre alguns insetos, escolha apenas 1 material para ser socializado hoje.
  • Peça para os alunos do grupo compartilharem com os colegas porque selecionaram aquele material.
  • Faça perguntas tais como: Porque vocês acham que esse livro (ou revista, encarte, etc.) tem informações ou curiosidades de algum animal? Qual animal? Que tipo de informação pode estar escrito? Caso algum material seja um texto literário, por exemplo, e os colegas explicitam esse aspecto peça para justificarem e o grupo que o selecionou decide se mantém ou não junto aos materiais de pesquisa. Exemplo: Pessoal alguns alunos estão falando que esse livro conta uma história sobre uma borboleta e portanto não traz as informações que precisamos. Vocês concordam? Por que?
  • Defina um local, uma prateleira ou caixa para deixar os materiais selecionados.
  • Compartilhe com a turma que na próxima aula irão ler alguns desses materiais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.

Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos. Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e informações sobre alguns animais.

Referências sobre o assunto:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.

É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica. Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.

Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:

TANTO BICHO, Editora Dimensão;

BONITEZA SILVESTRE - POESIA PARA OS ANIMAIS AMEAÇADOS PELO HOMEM, Editora Peirópolis;

O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO e RÁPIDO COMO UM GAFANHOTO, Brinque Book Editora de livros ltda;

A ARCA DE NOÉ, Editora Globo

A REPRODUÇÃO DA BORBOLETA, Edições SM ltda

A FESTA NO CÉU, Editora Melhoramentos

A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS, Editora Dimensão

BICHOS DE QUINTAL, Editora Dimensão

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que, nesta aula, irão analisar vários livros, revistas e textos para selecionar aqueles que podem conter algumas informações específicas.

Ao organizar as fontes de pesquisa de informações científicas, as crianças vão exercitar algumas estratégias de leitura, como antecipação dos conteúdos e checagem das hipóteses, localização e comparação de informações, recuperação do contexto de produção a partir dos suportes de textos, entre outras (ROJO, 2012). É importante que você faça, ao longo da aula, perguntas que instiguem a criança a selecionar os gêneros textuais informativos que nos ajudem a obter informações e curiosidades sobre os animais que vamos pesquisar.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos o que ficou combinado na aula anterior: trazer livros de pesquisa, revistas ou outro material que possam conter curiosidades e informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim.
  • Auxilie a turma a relembrar qual foi o foco da aula anterior, será pertinente enfatizar que observaram curiosidades tanto no vídeo como nos textos projetados. Fazer essa retomada auxilia a turma a se envolver com a proposta dessa aula.
  • Relembre quais são os animais escolhidos pela turma. Nesse plano optamos por 6 deles pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. É uma sugestão e pode ser alterada.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Assegure-se de que haverá livros, encartes, enciclopédias e revistas variadas em número suficiente. Os alunos irão trabalhar em 6 grupos, seria interessante haver pelo menos 4 materiais de leitura em cada grupo.
  • Organize os grupos considerando a diversidade de saberes para que haja interação e cooperação cognitiva. Também é pertinente considerar a afinidade entre os alunos para que as interações sejam bastantes produtiva. Assegure-se que os integrantes de cada grupo tenham diferentes níveis de conhecimento sobre o Sistema de Escrita Alfabética, se houver alunos leitores, é importante que estejam nos diferentes grupos.
  • Organize a turma em 6 grupos, oriente-os a juntar as carteiras para apoiar os materiais ou sentar no chão, mas tendo o cuidado de dispor livros e revistas sobre um TNT, tapete ou plástico para conservação dos mesmos.
  • Oriente os alunos a analisar os materiais de leitura com a finalidade de separar aqueles que podem ter as informações que estão buscando. As discussões nos grupos devem girar em torno dos aspectos do contexto material tais como leitura do título, localização da escrita do nome do animal, configuração do texto, relação entre imagens e textos, aspectos gráficos como tabelas com dados numéricos, box com informações, etc.
  • Circule entre os grupos para observar as discussões e fazer perguntas ou orientações que auxiliem os alunos a analisar se o material pode ajudar ou não a ter informações científicas sobre os animais selecionados
  • Valide e socialize as sugestões dadas. Se um aluno sugerir buscar o índice de uma enciclopédia, explicite essa estratégia para toda a turma. Caso ninguém dê essa sugestão, mostre essa página (do índice) e indique sua função.
  • Oriente os alunos a colocar os livros e outros materiais de leitura que podem ajudar em um lado e os que não podem de outro (pode-se organizar 2 caixas para facilitar, sendo 1 caixa para materiais que serão utilizados e 1 para os materiais que não seriam úteis para a busca de curiosidades e informações sobre os animais). Durante esse momento o professor não intervém na decisão do grupo. Caso selecionem um poema sobre a abelha porque havia uma ilustração e a palavra escrita, por exemplo, o mesmo poderá ser analisado pela turma na próxima aula desta sequência.
  • Faltando 5 minutos para terminar esse momento avise os grupos para concluírem a organização dos materiais.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma os materiais que foram selecionados.
  • Escolha um de cada grupo para ser socializado com toda a turma. Exemplificando: se o grupo 3 selecionou 4 materiais, que servem para pesquisar curiosidades e informações sobre alguns insetos, escolha apenas 1 material para ser socializado hoje.
  • Peça para os alunos do grupo compartilharem com os colegas porque selecionaram aquele material.
  • Faça perguntas tais como: Porque vocês acham que esse livro (ou revista, encarte, etc.) tem informações ou curiosidades de algum animal? Qual animal? Que tipo de informação pode estar escrito? Caso algum material seja um texto literário, por exemplo, e os colegas explicitam esse aspecto peça para justificarem e o grupo que o selecionou decide se mantém ou não junto aos materiais de pesquisa. Exemplo: Pessoal alguns alunos estão falando que esse livro conta uma história sobre uma borboleta e portanto não traz as informações que precisamos. Vocês concordam? Por que?
  • Defina um local, uma prateleira ou caixa para deixar os materiais selecionados.
  • Compartilhe com a turma que na próxima aula irão ler alguns desses materiais.


Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Estratégias de leitura em ação

Finalidade da aula:Localizar possíveis fontes de informação dos animais selecionados fazendo uso de algumas estratégias de leitura e organizar os materiais (livros, enciclopédia, revistas e outros) que poderão ser utilizados para pesquisar curiosidades  ao longo da sequência de atividades.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Formação do leitorEstratégia de leitura

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP02

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.

Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos.  Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e  informações sobre alguns animais.

 

Referências sobre o assunto:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

 

Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.

 

É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica.  Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.

 

Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:

TANTO BICHO, Editora Dimensão;


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes