Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.
Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.
Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.
Referências sobre o assunto:
https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Relembre com os alunos a atividade da aula anterior, na qual separaram alguns materiais de leitura sobre animais que vivem ou visitam os jardins.
- Pergunte que tipo de texto foi solicitado para a turma selecionar. Ajude-os a explicitar que eram materiais de leitura que teriam algumas informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim tais como curiosidades, características, alimentação, onde vivem, como são seus filhotes, etc. Nesse plano escolhemos os seguintes animais: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. Essa lista é uma mera sugestão e pode ser alterada conforme a disponibilidade de materiais de leitura.
- Relembre a turma que combinaram (na aula 1) de pesquisar sobre alguns animais para compartilhar com a comunidade escolar através de mural ou um livro confeccionado por todos.
- Compartilhe que hoje farão a leitura de alguns deles com a finalidade de analisar quais textos podem ajudar na busca das informações sobre os animais selecionados.
Materiais complementares: Livros, revistas, encartes e demais materiais separados na aula anterior, inclusive os materiais/textos que foram selecionados porém não contém as informações que estão procurando, tais como letra de canção, poema, história.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize os alunos de maneira a possibilitar que todos possam visualizar o material que será lido. Se possível faça uma roda com todos sentados no chão ou utilizando apenas as cadeiras.
- Selecione alguns textos para realizar a leitura, escolhendo dois que contenham informações e curiosidades e um ou dois que tratem de algum animal mas não tragam as informações que estão buscando. A proposta dessa aula é que os alunos diferenciem o gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
- Mostre o texto e peça ajuda aos alunos para efetuarem a leitura:
- Quem pode me ajudar a ler o título?
- Pelo título será que é possível saber o que está escrito? E olhando as imagens? E a disposição do texto?
- Acolha as hipóteses e sugestões dos alunos.
- Leia o texto, ou um trecho dele que você selecionou antecipadamente, sem fazer interrupções. Ao final da leitura pergunte se tem alguma palavra que não compreenderam, esclareça-as e/ou utilize o dicionário caso necessário. Lembre-se de que é possível compreender um texto mesmo sem conhecer todas as palavras pois o contexto possibilita isso.
- Pergunte aos alunos se esse texto traz o tipo de informação que estão buscando.
- Ajude-os a explicitar que são curiosidades e informações sobre os animais.
- Repita o mesmo procedimento com os demais textos.
- Se um dos textos for poema, história ou canção ajude os alunos a caracterizá-lo como tal. Dê dicas como “observem como o texto está diagramado/organizado. O que parece ser (caso seja um poema ou letra de uma canção)?
- Proceda da mesma maneira que no texto anterior se for um poema ou canção. Se for uma história, leia até que a turma perceba tratar-se desse gênero e então proponha interromper a leitura já que não é o que estão buscando.
- Após a análise de cada material de leitura, disponha-o em locais diferentes, de um lado os que serão utilizados e de outro os que não possuem as informações que estão buscando.
- Seguem algumas sugestões de sites e textos (próximos slides), entretanto é importante que a atividade seja realizada com os livros e materiais selecionados pela turma.
Materiais complementares:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/abelha/480760
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/borboletas
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/abelhas
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/caracol-e-lesma/482525
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/sapo/482683
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos os textos que foram selecionados explicitando o tipo de informação que contém.
- Combine com a turma onde ficarão os materiais selecionados, pode ser numa caixa, estante ou mesmo numa mesa reservada para tal.
- Proponha aos alunos que continuem a trazer materiais como livros e revistas que podem contribuir com as pesquisas sobre os animais que vivem ou visitam o jardim, lembrando-os que irão produzir alguns textos para compartilhar com a comunidade escolar.