13488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Leitura colaborativa de textos expositivos

POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz 24/11/2018
Código: LPO1_03SQA03

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre compreensão em leitura e estratégia de leitura

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.

Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.

Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.

Referências sobre o assunto:

https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

htts://novaescola.org.br/conteudo/860/ana-maria-espinoza-e-essencial-ensinar-a-ler-textos-de-ciencias

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre com os alunos a atividade da aula anterior, na qual separaram alguns materiais de leitura sobre animais que vivem ou visitam os jardins.
  • Pergunte que tipo de texto foi solicitado para a turma selecionar. Ajude-os a explicitar que eram materiais de leitura que teriam algumas informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim tais como curiosidades, características, alimentação, onde vivem, como são seus filhotes, etc. Nesse plano escolhemos os seguintes animais: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. Essa lista é uma mera sugestão e pode ser alterada conforme a disponibilidade de materiais de leitura.
  • Relembre a turma que combinaram (na aula 1) de pesquisar sobre alguns animais para compartilhar com a comunidade escolar através de mural ou um livro confeccionado por todos.
  • Compartilhe que hoje farão a leitura de alguns deles com a finalidade de analisar quais textos podem ajudar na busca das informações sobre os animais selecionados.

Materiais complementares: Livros, revistas, encartes e demais materiais separados na aula anterior, inclusive os materiais/textos que foram selecionados porém não contém as informações que estão procurando, tais como letra de canção, poema, história.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos de maneira a possibilitar que todos possam visualizar o material que será lido. Se possível faça uma roda com todos sentados no chão ou utilizando apenas as cadeiras.
  • Selecione alguns textos para realizar a leitura, escolhendo dois que contenham informações e curiosidades e um ou dois que tratem de algum animal mas não tragam as informações que estão buscando. A proposta dessa aula é que os alunos diferenciem o gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
  • Mostre o texto e peça ajuda aos alunos para efetuarem a leitura:
  • Quem pode me ajudar a ler o título?
  • Pelo título será que é possível saber o que está escrito? E olhando as imagens? E a disposição do texto?
  • Acolha as hipóteses e sugestões dos alunos.
  • Leia o texto, ou um trecho dele que você selecionou antecipadamente, sem fazer interrupções. Ao final da leitura pergunte se tem alguma palavra que não compreenderam, esclareça-as e/ou utilize o dicionário caso necessário. Lembre-se de que é possível compreender um texto mesmo sem conhecer todas as palavras pois o contexto possibilita isso.
  • Pergunte aos alunos se esse texto traz o tipo de informação que estão buscando.
  • Ajude-os a explicitar que são curiosidades e informações sobre os animais.
  • Repita o mesmo procedimento com os demais textos.
  • Se um dos textos for poema, história ou canção ajude os alunos a caracterizá-lo como tal. Dê dicas como “observem como o texto está diagramado/organizado. O que parece ser (caso seja um poema ou letra de uma canção)?
  • Proceda da mesma maneira que no texto anterior se for um poema ou canção. Se for uma história, leia até que a turma perceba tratar-se desse gênero e então proponha interromper a leitura já que não é o que estão buscando.
  • Após a análise de cada material de leitura, disponha-o em locais diferentes, de um lado os que serão utilizados e de outro os que não possuem as informações que estão buscando.
  • Seguem algumas sugestões de sites e textos (próximos slides), entretanto é importante que a atividade seja realizada com os livros e materiais selecionados pela turma.

Materiais complementares:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/abelha/480760

http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/borboletas

http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/abelhas

http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/quantas-formigas-existem-no-mundo-inseto-bicho-animal-formigueiro.phtml#.W3rQiCRKhdh

http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/especies-surpreendentes-de-sapos-anfibios-animal-bicho-diferentes.phtml#.W3rQ8yRKhdg

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/caracol-e-lesma/482525

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/sapo/482683

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos os textos que foram selecionados explicitando o tipo de informação que contém.
  • Combine com a turma onde ficarão os materiais selecionados, pode ser numa caixa, estante ou mesmo numa mesa reservada para tal.
  • Proponha aos alunos que continuem a trazer materiais como livros e revistas que podem contribuir com as pesquisas sobre os animais que vivem ou visitam o jardim, lembrando-os que irão produzir alguns textos para compartilhar com a comunidade escolar.


Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: 
Helena Ruiz
Mentor: 
Mariana Prado
Especialista: 
Tania Rios

Título da aula: Leitura colaborativa de textos expositivos

Finalidade da aula:Leitura dos materiais selecionados na aula anterior, com autonomia ou escuta, dialogando com colegas e professores a  pertinência destes para a busca das informações que procuram.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura e estratégia de leitura

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP17

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.

Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.

Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.

 

Referências sobre o assunto:

https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

htts://novaescola.org.br/conteudo/860/ana-maria-espinoza-e-essencial-ensinar-a-ler-textos-de-ciencias

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Leitura colaborativa de textos expositivos

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes