Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Leitura colaborativa de textos expositivos
Finalidade da aula:Leitura dos materiais selecionados na aula anterior, com autonomia ou escuta, dialogando com colegas e professores a pertinência destes para a busca das informações que procuram.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Curiosidades
Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura e estratégia de leitura
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP17
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.
Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.
Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.
Referências sobre o assunto:
https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
htts://novaescola.org.br/conteudo/860/ana-maria-espinoza-e-essencial-ensinar-a-ler-textos-de-ciencias
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998