13278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Leitura colaborativa de uma canção

POR: Nadia Camargo 24/11/2018
Código: LPO1_01SQA02

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre a leitura, a interpretação e a compreensão de uma cantiga

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/Cantigas e no campo de atuação vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura e escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A letra da música “Pombinha branca”, que será lida em um cartaz, quadro ou projeção em tamanho adequado para todos visualizarem.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: A pouca familiaridade com o gênero textual “cantigas” poderá limitar as antecipações a respeito da função social do texto e das características do gênero que será lido. Poderão surgir situações em que haja discordância ou não aceitação nas diferentes interpretações e/ou antecipações do texto.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007.(Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensifun9anobasefianal.pdf). Letra da canção “Pombinha Branca” - Palavra Cantada (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI).

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que irão aprender uma nova cantiga. Porém, antes de aprender a cantá-la, farão a leitura coletiva da letra porque esta canção traz uma história.
  • Explique que você fará a leitura aos poucos, fazendo algumas perguntas, e que eles tentarão adivinhar algumas coisas a respeito desta história contada em forma de música.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize as crianças de modo que todas consigam visualizar o cartaz ou projeção da letra da música que você irá apresentar.
  • Diga aos alunos que vocês irão aprender uma nova cantiga, mas que, além de ouvir e cantar, farão a leitura da música escrita para entender a história que o texto traz.
  • Diga aos alunos que no título desta cantiga existem duas palavras, sendo que uma delas é a palavra “branca”. Pergunte se alguém conhece alguma canção que tenha a palavra “branca” no nome. Deixe as crianças se expressarem.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Apresente a letra da música escrita aos alunos, sem lê-la (pode ser escrito no quadro ou em um cartaz com letras em formato bastão em tamanho apropriado). Pergunte se eles já leram algum texto que apresentasse um formato parecido com este que você está mostrando.
    Apesar de ter dito na introdução que eles irão aprender uma nova cantiga, é possível que relacionem o formato do texto a poemas lidos em outras ocasiões devido às frases curtas, e a presença de estrofes. Caso ninguém se lembre, você irá chamar a atenção para esses detalhes no passo 5.
    No entanto, se alguém se lembrar e fizer algum comentário, diga que de fato existem algumas semelhanças no formato dos textos (poema e cantigas) e que vocês irão observar estes detalhes ao longo da atividade.
  • Chame a atenção para o título, porém sem lê-lo, e pergunte se alguém da classe consegue identificar a palavra “branca” grafado no título
    (no caso de estar mostrando toda a letra da música, mostre onde se encontra o título). Deixe que as crianças levantem suas hipóteses.

Obs. Caso alguém acerte de primeira, não valide a resposta imediatamente a fim de permitir que outras crianças deem suas sugestões.
Caso ninguém acerte, faça perguntas do tipo Com que letra começa?; Com que letra termina?, a fim de possam encontrar a palavra.

  • Em seguida pergunte se alguém consegue fazer a leitura da outra palavra do título - “pombinha”. Siga os mesmos procedimentos descritos anteriormente.
  • Lido o título pergunte às crianças: Sobre quem será que esta cantiga vai falar?; Como deve ser esta pombinha?; O título nos dá alguma pista?.
    Permita que as crianças se expressem.
  • Chame a atenção para a letra da música como um todo (que poderá ser no quadro ou em uma cartaz, ou ainda projetado se houver este recurso). Peça para que observem o espaço existente entre o título que eles leram e o restante da música, dizendo que isso sempre acontece para destacar o título dos textos. Destaque outras características do gênero dizendo: Olhem como as frases deste texto são curtinhas!; Estão vendo que a cada grupinho destas pequenas frases existe outro espaço separando-os?. Diga que cada frase se chama verso e que o conjunto de frases, sem pular linhas, chama-se estrofes.
  • Leia o primeiro verso da canção (Pombinha branca que está fazendo?) sinalizando com o dedo ou com a régua a parte gráfica correspondente aos sons das palavras (no entanto faça isso sem silabar para não perder o sentido da frase).
  • Leve as crianças a levantarem hipóteses sobre a pergunta feita no primeiro verso. Pergunte: Vocês perceberam que esta frase que eu li é uma pergunta?. Este sinalzinho aqui que vocês estão vendo (?) não é uma letra! É um sinal que indica para quem está lendo que este verso é uma pergunta! Quem quer tentar adivinhar a resposta desta pergunta? O que será que a pombinha da música está fazendo? Deixe as crianças dizerem suas hipóteses.
  • Após as crianças falarem, diga que você fará a leitura dos próximos versos para verificar se alguém conseguiu descobrir o que a pombinha estava fazendo. Siga o mesmo procedimento de leitura citado anteriormente mostrando as palavras que você está lendo. Faça a leitura do segundo verso (lavando louça pro casamento). Confira com os alunos se alguém havia dito isso.
  • Conclua a leitura (seguindo os mesmos procedimentos) da primeira estrofe lendo os próximos dois versos. Em seguida pergunte: Parece que a pombinha está com um problema, qual é? (que a louça é muita). Além da louça ser muita, esta pombinha é muito o quê? (vagarosa e preguiçosa).
    Será que ela vai demorar muito para acabar de lavar a louça? Por quê?. Deixe as crianças comentarem. Retome a interpretação dizendo que vocês descobriram várias características desta pomba: que ela é branca, vagarosa e preguiçosa. Discuta o que significam estes adjetivos.
  • Continue a leitura com os dois versos da próxima estrofe e pergunte: O que aconteceu aqui? Teve alguma novidade nessa leitura?. As crianças deverão concluir que a música se repetiu e não acrescentou nada de novo ao enredo. Chame a atenção dos alunos para a grafia idêntica do primeiro com o quinto verso e do segundo com o sexto verso. Comente que isso recebe o nome de refrão.
  • Leia o sétimo verso (passou um homem) e pergunte: Que homem será tse?; Será que é o noivo?; Como será que ele é?. Após as respostas diga que você irá ler o restante para verificar se alguém conseguiu adivinhar.
  • Faça a leitura utilizando os procedimentos explicados anteriormente. Confira o que foi lido aos levantamentos feitos pelas crianças no início,
    antes da leitura. Pergunte: Será que vocês conseguiriam desenhar este homem após estas informações? Como poderíamos desenhá-lo?.
  • Antes de ler a última estrofe, pergunte: Quando a pombinha viu seu namorado passando, o que será que ela fez?. Após as crianças se expressarem faça a leitura da última estrofe inteira.
  • Questione: O que aconteceu? O que a pombinha fez? Por quê? Será que houve casamento? Por quê?. Conduza as perguntas conforme as crianças forem respondendo a fim de garantir a compreensão da música.
  • Refaça a leitura completa da música, indicando com o dedo ou régua a forma gráfica das partes lidas.
  • Pergunte sobre as semelhanças entre a letra desta música e de algum outro poema que já tenham lido em sala. A ideia é destacar as frases curtas (versos), as estrofes e a presença de rimas. Diga que a estrutura dos textos poéticos e de canções de fato apresentam estas semelhanças.

Materiais complementares: Você poderá imprimir a letra da música clicando aqui

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Pergunte o que acharam da história destsa cantiga. Permita que falem e justifiquem suas respostas.
  • Diga aos alunos que você irá colocar a música para tocar, para que todos aprendam o ritmo. Eles poderão ficar de pé para representar o que está sendo cantado. Quem conseguir poderá cantar junto. Coloque a música umas duas ou três vezes para que as crianças brinquem.
  • Retome a música em outros dias para todos aprendam a cantá-la.

Materiais complementares:

Você poderá encontrar a música no link https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/Cantigas e no campo de atuação vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura e escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A letra da música “Pombinha branca”, que será lida em um cartaz, quadro ou projeção em tamanho adequado para todos visualizarem.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: A pouca familiaridade com o gênero textual “cantigas” poderá limitar as antecipações a respeito da função social do texto e das características do gênero que será lido. Poderão surgir situações em que haja discordância ou não aceitação nas diferentes interpretações e/ou antecipações do texto.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007.(Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensifun9anobasefianal.pdf). Letra da canção “Pombinha Branca” - Palavra Cantada (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que irão aprender uma nova cantiga. Porém, antes de aprender a cantá-la, farão a leitura coletiva da letra porque esta canção traz uma história.
  • Explique que você fará a leitura aos poucos, fazendo algumas perguntas, e que eles tentarão adivinhar algumas coisas a respeito desta história contada em forma de música.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize as crianças de modo que todas consigam visualizar o cartaz ou projeção da letra da música que você irá apresentar.
  • Diga aos alunos que vocês irão aprender uma nova cantiga, mas que, além de ouvir e cantar, farão a leitura da música escrita para entender a história que o texto traz.
  • Diga aos alunos que no título desta cantiga existem duas palavras, sendo que uma delas é a palavra “branca”. Pergunte se alguém conhece alguma canção que tenha a palavra “branca” no nome. Deixe as crianças se expressarem.

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Apresente a letra da música escrita aos alunos, sem lê-la (pode ser escrito no quadro ou em um cartaz com letras em formato bastão em tamanho apropriado). Pergunte se eles já leram algum texto que apresentasse um formato parecido com este que você está mostrando.
    Apesar de ter dito na introdução que eles irão aprender uma nova cantiga, é possível que relacionem o formato do texto a poemas lidos em outras ocasiões devido às frases curtas, e a presença de estrofes. Caso ninguém se lembre, você irá chamar a atenção para esses detalhes no passo 5.
    No entanto, se alguém se lembrar e fizer algum comentário, diga que de fato existem algumas semelhanças no formato dos textos (poema e cantigas) e que vocês irão observar estes detalhes ao longo da atividade.
  • Chame a atenção para o título, porém sem lê-lo, e pergunte se alguém da classe consegue identificar a palavra “branca” grafado no título
    (no caso de estar mostrando toda a letra da música, mostre onde se encontra o título). Deixe que as crianças levantem suas hipóteses.

Obs. Caso alguém acerte de primeira, não valide a resposta imediatamente a fim de permitir que outras crianças deem suas sugestões.
Caso ninguém acerte, faça perguntas do tipo Com que letra começa?; Com que letra termina?, a fim de possam encontrar a palavra.

  • Em seguida pergunte se alguém consegue fazer a leitura da outra palavra do título - “pombinha”. Siga os mesmos procedimentos descritos anteriormente.
  • Lido o título pergunte às crianças: Sobre quem será que esta cantiga vai falar?; Como deve ser esta pombinha?; O título nos dá alguma pista?.
    Permita que as crianças se expressem.
  • Chame a atenção para a letra da música como um todo (que poderá ser no quadro ou em uma cartaz, ou ainda projetado se houver este recurso). Peça para que observem o espaço existente entre o título que eles leram e o restante da música, dizendo que isso sempre acontece para destacar o título dos textos. Destaque outras características do gênero dizendo: Olhem como as frases deste texto são curtinhas!; Estão vendo que a cada grupinho destas pequenas frases existe outro espaço separando-os?. Diga que cada frase se chama verso e que o conjunto de frases, sem pular linhas, chama-se estrofes.
  • Leia o primeiro verso da canção (Pombinha branca que está fazendo?) sinalizando com o dedo ou com a régua a parte gráfica correspondente aos sons das palavras (no entanto faça isso sem silabar para não perder o sentido da frase).
  • Leve as crianças a levantarem hipóteses sobre a pergunta feita no primeiro verso. Pergunte: Vocês perceberam que esta frase que eu li é uma pergunta?. Este sinalzinho aqui que vocês estão vendo (?) não é uma letra! É um sinal que indica para quem está lendo que este verso é uma pergunta! Quem quer tentar adivinhar a resposta desta pergunta? O que será que a pombinha da música está fazendo? Deixe as crianças dizerem suas hipóteses.
  • Após as crianças falarem, diga que você fará a leitura dos próximos versos para verificar se alguém conseguiu descobrir o que a pombinha estava fazendo. Siga o mesmo procedimento de leitura citado anteriormente mostrando as palavras que você está lendo. Faça a leitura do segundo verso (lavando louça pro casamento). Confira com os alunos se alguém havia dito isso.
  • Conclua a leitura (seguindo os mesmos procedimentos) da primeira estrofe lendo os próximos dois versos. Em seguida pergunte: Parece que a pombinha está com um problema, qual é? (que a louça é muita). Além da louça ser muita, esta pombinha é muito o quê? (vagarosa e preguiçosa).
    Será que ela vai demorar muito para acabar de lavar a louça? Por quê?. Deixe as crianças comentarem. Retome a interpretação dizendo que vocês descobriram várias características desta pomba: que ela é branca, vagarosa e preguiçosa. Discuta o que significam estes adjetivos.
  • Continue a leitura com os dois versos da próxima estrofe e pergunte: O que aconteceu aqui? Teve alguma novidade nessa leitura?. As crianças deverão concluir que a música se repetiu e não acrescentou nada de novo ao enredo. Chame a atenção dos alunos para a grafia idêntica do primeiro com o quinto verso e do segundo com o sexto verso. Comente que isso recebe o nome de refrão.
  • Leia o sétimo verso (passou um homem) e pergunte: Que homem será tse?; Será que é o noivo?; Como será que ele é?. Após as respostas diga que você irá ler o restante para verificar se alguém conseguiu adivinhar.
  • Faça a leitura utilizando os procedimentos explicados anteriormente. Confira o que foi lido aos levantamentos feitos pelas crianças no início,
    antes da leitura. Pergunte: Será que vocês conseguiriam desenhar este homem após estas informações? Como poderíamos desenhá-lo?.
  • Antes de ler a última estrofe, pergunte: Quando a pombinha viu seu namorado passando, o que será que ela fez?. Após as crianças se expressarem faça a leitura da última estrofe inteira.
  • Questione: O que aconteceu? O que a pombinha fez? Por quê? Será que houve casamento? Por quê?. Conduza as perguntas conforme as crianças forem respondendo a fim de garantir a compreensão da música.
  • Refaça a leitura completa da música, indicando com o dedo ou régua a forma gráfica das partes lidas.
  • Pergunte sobre as semelhanças entre a letra desta música e de algum outro poema que já tenham lido em sala. A ideia é destacar as frases curtas (versos), as estrofes e a presença de rimas. Diga que a estrutura dos textos poéticos e de canções de fato apresentam estas semelhanças.

Materiais complementares: Você poderá imprimir a letra da música clicando aqui

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Pergunte o que acharam da história destsa cantiga. Permita que falem e justifiquem suas respostas.
  • Diga aos alunos que você irá colocar a música para tocar, para que todos aprendam o ritmo. Eles poderão ficar de pé para representar o que está sendo cantado. Quem conseguir poderá cantar junto. Coloque a música umas duas ou três vezes para que as crianças brinquem.
  • Retome a música em outros dias para todos aprendam a cantá-la.

Materiais complementares:

Você poderá encontrar a música no link https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI


Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Leitura colaborativa de uma canção 

Finalidade da aula: Participar e colaborar com a leitura, a interpretação e a compreensão de uma cantiga, inferindo sentidos, realizando antecipações baseadas na função social do texto e conferindo as hipóteses levantadas. 

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção/cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura

Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP04, EF01LP16

Sobre esta aula: Esta é a segunda  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/Cantigas e no campo de atuação vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura e escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A letra da música “Pombinha branca”, que será lida em um cartaz, quadro ou projeção em tamanho adequado para todos visualizarem.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: A pouca familiaridade com o gênero textual “cantigas” poderá limitar as antecipações a respeito da função social do texto e das características do gênero que será lido. Poderão surgir situações em que haja discordância ou não aceitação nas diferentes interpretações e/ou antecipações do texto.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007.(Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensifun9anobasefianal.pdf). Letra da canção “Pombinha Branca” - Palavra Cantada (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes