13039
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Amostras de plantas, lupas, ficha técnica do guia de espécies, lápis, livros e outros materiais de pesquisa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula intitulada “O mundo das plantas: quais eu conheço?”. Pergunte aos alunos o que vem à cabeça deles neste momento. Será que existem muitas espécies de plantas? Como elas podem ser? O objetivo é instigar a curiosidade sobre o que virá.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide ou recortes de revistas com espécies variadas de plantas. Algumas serão comuns ao cotidiano dos alunos, outras não. Questione quais eles conhecem, já viram, ou ao menos ouviram falar. Neste momento é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, perceber se reconhecem todas as espécies apresentadas como plantas e conseguem ao menos citar nomes populares de algumas delas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta norteadora da aula: “Quais plantas existem na região onde vivemos?” a fim de que os alunos se mobilizem a conhecer a flora local, por meio da atividade que virá em seguida.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para desenvolver esta atividade, será necessário organizar os alunos em duplas e providenciar, previamente, uma espécie de planta viva, pertencente à região, para cada dupla. O ideal é transportar para a sala de aula em um vaso, de modo a não estimular o corte ou a retirada de fragmentos que possam prejudicar o crescimento de folhas e flores. Comente com os alunos que eles farão uma observação das partes da plantas (lupas poderão ser fornecidas neste momento), com anotações e esboços em desenho, juntamente com uma pesquisa (em materiais de apoio como livros ou sites de busca) sobre o nome popular da planta, as fases de cultivo, se ela dá flores e em qual época do ano, qual tamanho ela pode chegar, se há frutos, quantas vezes ela precisa de água, e, ainda, algumas curiosidades, caso haja. Por fim, direcione as duplas para uma grande roda, na qual farão uma socialização das pesquisas, unindo todas as informações levantadas em um guia simplificado de espécies vegetais da região.

Obs: Com o intuito de nortear a pesquisa e de padronizar o guia de espécies, imprima e distribua para cada dupla a ficha técnica disponível nos materiais complementares.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo por meio de uma retomada da questão disparadora. Aguarde os alunos citarem as espécies estudadas em aula e mencione as principais características registradas por cada dupla, compare as partes das espécies vegetais, apontando diferenças, caso houver, como presença ou não de flores, frutos, raízes e rizomas. Conclua, por fim, fazendo uma associação entre o habitat das plantas às particularidades apresentadas e aos cuidados necessários que se deve ter com cada espécie, ressaltando o zelo em fornecer água, nutrientes, condições de desenvolvimento e carinho, seja qual for o tamanho e o local onde ela vive. Se julgar pertinente, o material produzido (guia simplificado de espécies vegetais da região) poderá ser utilizado como avaliação ou exposto para outras turmas, junto às plantas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Amostras de plantas, lupas, ficha técnica do guia de espécies, lápis, livros e outros materiais de pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula intitulada “O mundo das plantas: quais eu conheço?”. Pergunte aos alunos o que vem à cabeça deles neste momento. Será que existem muitas espécies de plantas? Como elas podem ser? O objetivo é instigar a curiosidade sobre o que virá.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide ou recortes de revistas com espécies variadas de plantas. Algumas serão comuns ao cotidiano dos alunos, outras não. Questione quais eles conhecem, já viram, ou ao menos ouviram falar. Neste momento é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, perceber se reconhecem todas as espécies apresentadas como plantas e conseguem ao menos citar nomes populares de algumas delas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta norteadora da aula: “Quais plantas existem na região onde vivemos?” a fim de que os alunos se mobilizem a conhecer a flora local, por meio da atividade que virá em seguida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para desenvolver esta atividade, será necessário organizar os alunos em duplas e providenciar, previamente, uma espécie de planta viva, pertencente à região, para cada dupla. O ideal é transportar para a sala de aula em um vaso, de modo a não estimular o corte ou a retirada de fragmentos que possam prejudicar o crescimento de folhas e flores. Comente com os alunos que eles farão uma observação das partes da plantas (lupas poderão ser fornecidas neste momento), com anotações e esboços em desenho, juntamente com uma pesquisa (em materiais de apoio como livros ou sites de busca) sobre o nome popular da planta, as fases de cultivo, se ela dá flores e em qual época do ano, qual tamanho ela pode chegar, se há frutos, quantas vezes ela precisa de água, e, ainda, algumas curiosidades, caso haja. Por fim, direcione as duplas para uma grande roda, na qual farão uma socialização das pesquisas, unindo todas as informações levantadas em um guia simplificado de espécies vegetais da região.

Obs: Com o intuito de nortear a pesquisa e de padronizar o guia de espécies, imprima e distribua para cada dupla a ficha técnica disponível nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo por meio de uma retomada da questão disparadora. Aguarde os alunos citarem as espécies estudadas em aula e mencione as principais características registradas por cada dupla, compare as partes das espécies vegetais, apontando diferenças, caso houver, como presença ou não de flores, frutos, raízes e rizomas. Conclua, por fim, fazendo uma associação entre o habitat das plantas às particularidades apresentadas e aos cuidados necessários que se deve ter com cada espécie, ressaltando o zelo em fornecer água, nutrientes, condições de desenvolvimento e carinho, seja qual for o tamanho e o local onde ela vive. Se julgar pertinente, o material produzido (guia simplificado de espécies vegetais da região) poderá ser utilizado como avaliação ou exposto para outras turmas, junto às plantas.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Seres Vivos

AULA 02

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

AULA 03

Animais aquáticos

AULA 04

Animais Terrestres

AULA 05

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

AULA 06

Animais brasileiros: A importância de Preservar

AULA 08

O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAME...

AULA 09

PLANTAS AQUÁTICAS

AULA 10

PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A transpiração das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Seres Vivos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Animais brasileiros: A importância de Preservar

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As plantas e sua interação com a luz solar

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As diferenças entre as folhas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O caule e a raiz das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os tipos de sementes

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Características das flores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAMENTAIS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo PLANTAS AQUÁTICAS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Clorofila: o que é e de onde vem?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A dispersão de sementes realizada pelos animais

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Objetos e Materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A transpiração das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Fontes Naturais e Artificiais de Luz

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O plástico

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres Vivos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O papel

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Jogo de espelho

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Brincando com o Caminho da Luz

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol e as Cores

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O Vidro

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O sol e os seres vivos

2º ano / Ciências / Terra e Universo

A propagação da luz e as superfícies

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As plantas e sua interação com a luz solar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres Vivos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As plantas e sua interação com a luz solar

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As diferenças entre as folhas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O caule e a raiz das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os tipos de sementes

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Características das flores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAMENTAIS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

PLANTAS AQUÁTICAS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Clorofila: o que é e de onde vem?

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann