13039
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Amostras de plantas, lupas, ficha técnica do guia de espécies, lápis, livros e outros materiais de pesquisa.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula intitulada “O mundo das plantas: quais eu conheço?”. Pergunte aos alunos o que vem à cabeça deles neste momento. Será que existem muitas espécies de plantas? Como elas podem ser? O objetivo é instigar a curiosidade sobre o que virá.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide ou recortes de revistas com espécies variadas de plantas. Algumas serão comuns ao cotidiano dos alunos, outras não. Questione quais eles conhecem, já viram, ou ao menos ouviram falar. Neste momento é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, perceber se reconhecem todas as espécies apresentadas como plantas e conseguem ao menos citar nomes populares de algumas delas.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta norteadora da aula: “Quais plantas existem na região onde vivemos?” a fim de que os alunos se mobilizem a conhecer a flora local, por meio da atividade que virá em seguida.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para desenvolver esta atividade, será necessário organizar os alunos em duplas e providenciar, previamente, uma espécie de planta viva, pertencente à região, para cada dupla. O ideal é transportar para a sala de aula em um vaso, de modo a não estimular o corte ou a retirada de fragmentos que possam prejudicar o crescimento de folhas e flores. Comente com os alunos que eles farão uma observação das partes da plantas (lupas poderão ser fornecidas neste momento), com anotações e esboços em desenho, juntamente com uma pesquisa (em materiais de apoio como livros ou sites de busca) sobre o nome popular da planta, as fases de cultivo, se ela dá flores e em qual época do ano, qual tamanho ela pode chegar, se há frutos, quantas vezes ela precisa de água, e, ainda, algumas curiosidades, caso haja. Por fim, direcione as duplas para uma grande roda, na qual farão uma socialização das pesquisas, unindo todas as informações levantadas em um guia simplificado de espécies vegetais da região.

Obs: Com o intuito de nortear a pesquisa e de padronizar o guia de espécies, imprima e distribua para cada dupla a ficha técnica disponível nos materiais complementares.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo por meio de uma retomada da questão disparadora. Aguarde os alunos citarem as espécies estudadas em aula e mencione as principais características registradas por cada dupla, compare as partes das espécies vegetais, apontando diferenças, caso houver, como presença ou não de flores, frutos, raízes e rizomas. Conclua, por fim, fazendo uma associação entre o habitat das plantas às particularidades apresentadas e aos cuidados necessários que se deve ter com cada espécie, ressaltando o zelo em fornecer água, nutrientes, condições de desenvolvimento e carinho, seja qual for o tamanho e o local onde ela vive. Se julgar pertinente, o material produzido (guia simplificado de espécies vegetais da região) poderá ser utilizado como avaliação ou exposto para outras turmas, junto às plantas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Amostras de plantas, lupas, ficha técnica do guia de espécies, lápis, livros e outros materiais de pesquisa.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula intitulada “O mundo das plantas: quais eu conheço?”. Pergunte aos alunos o que vem à cabeça deles neste momento. Será que existem muitas espécies de plantas? Como elas podem ser? O objetivo é instigar a curiosidade sobre o que virá.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide ou recortes de revistas com espécies variadas de plantas. Algumas serão comuns ao cotidiano dos alunos, outras não. Questione quais eles conhecem, já viram, ou ao menos ouviram falar. Neste momento é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, perceber se reconhecem todas as espécies apresentadas como plantas e conseguem ao menos citar nomes populares de algumas delas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a pergunta norteadora da aula: “Quais plantas existem na região onde vivemos?” a fim de que os alunos se mobilizem a conhecer a flora local, por meio da atividade que virá em seguida.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para desenvolver esta atividade, será necessário organizar os alunos em duplas e providenciar, previamente, uma espécie de planta viva, pertencente à região, para cada dupla. O ideal é transportar para a sala de aula em um vaso, de modo a não estimular o corte ou a retirada de fragmentos que possam prejudicar o crescimento de folhas e flores. Comente com os alunos que eles farão uma observação das partes da plantas (lupas poderão ser fornecidas neste momento), com anotações e esboços em desenho, juntamente com uma pesquisa (em materiais de apoio como livros ou sites de busca) sobre o nome popular da planta, as fases de cultivo, se ela dá flores e em qual época do ano, qual tamanho ela pode chegar, se há frutos, quantas vezes ela precisa de água, e, ainda, algumas curiosidades, caso haja. Por fim, direcione as duplas para uma grande roda, na qual farão uma socialização das pesquisas, unindo todas as informações levantadas em um guia simplificado de espécies vegetais da região.

Obs: Com o intuito de nortear a pesquisa e de padronizar o guia de espécies, imprima e distribua para cada dupla a ficha técnica disponível nos materiais complementares.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo por meio de uma retomada da questão disparadora. Aguarde os alunos citarem as espécies estudadas em aula e mencione as principais características registradas por cada dupla, compare as partes das espécies vegetais, apontando diferenças, caso houver, como presença ou não de flores, frutos, raízes e rizomas. Conclua, por fim, fazendo uma associação entre o habitat das plantas às particularidades apresentadas e aos cuidados necessários que se deve ter com cada espécie, ressaltando o zelo em fornecer água, nutrientes, condições de desenvolvimento e carinho, seja qual for o tamanho e o local onde ela vive. Se julgar pertinente, o material produzido (guia simplificado de espécies vegetais da região) poderá ser utilizado como avaliação ou exposto para outras turmas, junto às plantas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano