Meio ambiente: 11 planos de aula para usar a distância em Ciências e Geografia

Entender o ecossistema, a importância das plantas e o impacto da poluição é fundamental para a criação de uma consciência de preservação

POR:
Daniel Santos
Desenvolver desde cedo a compreensão de conteúdos relacionados à educação ambiental, cuidados com meio ambiente e preservação estimula nas crianças noções de cidadania e responsabilidade social      Crédito: Getty Images

Quanto tempo uma embalagem leva para se decompor? Quais são impactos da atividade humana no nosso dia a dia? Por que preservar as plantas? Perguntas como essa têm um grande efeito provocador e estimulam os alunos a refletir sobre as respostas de cada uma delas. Os conteúdos relacionados à educação ambiental, cuidados com meio ambiente e preservação estimulam nos alunos noções de cidadania e responsabilidade social. Além disso, ajudam os jovens a desenvolver o senso crítico sobre uma vida sustentável em sociedade e sua participação individual dentro desse contexto.

Muitos desses materiais contam também com referências que ajudam o docente a ampliar seus conhecimentos. O enriquecimento desse repertório é benéfico, já que o profissional pode aprimorar e diversificar sua abordagem pedagógica. “Esse aprimoramento é vantajoso, pois traz luz a novas maneiras de se abordar o ensino de Ciências, os cuidados com a natureza, e oferece mais ferramentas para que o profissional consiga tornar tudo muito mais interessante aos alunos”, argumenta Juliana Nair Santos Silva, professora de Ciências de Ensino Fundamental da rede pública de Ribeirão Preto (SP).

É preciso ficar atento às propostas pedagógicas ancoradas pelos parâmetros da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Assim, como explica a professora Margareth Ferreira, assessora de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental, o “docente ajuda o aluno a ampliar suas capacidades de exploração da matéria estudada e desenvolver suas habilidades investigativas e de análise”. Ela chama atenção ainda para outro ponto importante: ao procurar conteúdos para utilizar durante as aulas ou até mesmo sugerir que os alunos pesquisem na internet, o docente deve ficar atento às fake news. As matérias de portais de notícias também são utilizadas como material de estudo e as notícias falsas, como explica Margareth, podem ser usadas a favor do ensino. “As fake news precisam ganhar espaço em sala de aula, representando uma possibilidade de aprendizagem sobre como reconhecer que certo conteúdo não corresponde a um fato científico e como questionar aquele conteúdo a partir do método científico”, explica. Ao questionar um conteúdo impreciso, o aluno aprende a debater o tema, encontrar respostas e desenvolver uma argumentação estruturadas em fatos e não em achismos.

A seguir, você encontra uma seleção de planos de aula de NOVA ESCOLA para discutir diferentes conteúdos sobre a relação entre o homem e o meio ambiente. Originalmente concebidos para o ensino presencial, os planos contam com sugestões de adaptação para o ensino emergencial a distância, na aba #NovaEscolaEmCasa.

Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas
Indicado para: 7° ano, Ciências
O efeito estufa é o tema principal dessa aula. Os alunos devem entender seu mecanismo natural e suas influências no desenvolvimento da vida na Terra. A queima dos combustíveis fósseis, desmatamentos e queimadas, temas com muito foco atualmente, são outros pontos que devem ser discutidos com os jovens. A atividade principal desse material é a criação de um podcast que os alunos farão em grupo. Os aplicativos de vídeo chamadas e de mensagens de texto e voz serão muito utilizados. Vejas as sugestões para realizar a atividade adaptada em #NovaEscolaEmCasa. 

Saúde e Meio Ambiente
Indicado para: 4° ano, Ciências
A relação entre preservação do meio ambiente e promoção da saúde é o principal ponto trabalhado nesse plano de aula. Aqui, a ideia é debater as posturas e comportamentos da sociedade que garantem o equilíbrio dos elementos naturais do planeta. Com o recurso de vídeo chamada do Google Meet ou Zoom, você pode iniciar um debate com os jovens a partir da exposição de algumas perguntas ou infográficos.

Animais brasileiros: a importância de preservar
Indicado para: 2° ano, Ciências
A ideia é explorar temas como a diferença entre animais nativos e silvestres, e os motivos que levam uma espécie a entrar em extinção. É possível explorar também a diversidade da fauna brasileira e a diferença de animais em cada ecossistema. Com a atividade adaptada ao ensino remoto, os alunos podem realizar pesquisas na internet sobre animais silvestres e fazer desenhos utilizando a ferramenta Paint (ou qualquer outra que permita desenhar). Os desenhos podem ser reunidos em um mural virtual com o Padlet e apresentados à turma e familiares. 

A importância da água na vida das plantas
Indicado para: 2° ano, Ciências
Como as plantas conseguem “beber água”? Esse plano aborda o processo de transporte da água e sua importância na manutenção da vida das plantas em geral. Entre as adaptações para o ensino remoto há uma sugestão para envolver as famílias na execução dos experimentos, que é o barbante mágico.

Plantas brasileiras: preservar por quê?
Indicado para: 2° ano, Ciências
Conhecer os tipos de plantas mais comuns nos ecossistemas brasileiros é um dos primeiros passos para entender a importância da preservação do meio ambiente. A partir desse plano, você pode propor discussões com os alunos sobre desmatamento e suas consequências, e levantar os aspectos positivos de cuidar da natureza. Entre as atividades sugeridas para ensino remoto está uma pesquisa na internet para buscar as espécies de plantas mais desmatadas e desenhá-las com ferramentas como Paint.

Cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente
Indicado para: 5° ano, Ciências
A restinga, um tipo de bioma de origem marinha presente em praias e dunas, é o tema estudado nesse plano de aula. A proposta é que os alunos entendam a importância dessa cobertura vegetal para a manutenção dos ciclos da água, conservação do solo e da qualidade do ar atmosférico. Realize uma atividade adaptada de pesquisa em dupla, com produção de um texto autoral e explicativo para ser compartilhado no Google Docs.

Conceituando poluição
Indicado para: 3° ano, Ciências
O plano conta com atividades que ajudam o aluno a entender o que é poluição e quais são seus efeitos na natureza. Para desenvolver a atividade, separe os alunos em grupos, cada um com instruções diferentes, para uma dinâmica de apresentação sobre como as ações humanas podem afetar o meio ambiente e qualidade de vida. Com as crianças em casa, use ferramentas como Google Meet ou Zoom para orientá-las.

Curso gratuito: como usar o Google Docs, Hangouts e o Meet?

Neste curso você conhecerá as funcionalidades de das ferramentas do Google Documentos (para textos) e Hangouts e Meet (plataformas de comunicação com vídeo e voz). Também conhecerá a experiência de uma professora que utiliza os recursos durante o ensino remoto

Poluição da água por deposição de resíduos
Indicado para: 6° ano, Geografia
A proposta desse material é que os alunos compreendam o processo de poluição e alteração das características da água causados pelo descarte irregular de resíduos orgânicos no solo. Você pode pedir que eles criem um experimento para simular a deposição de resíduos de forma inapropriada e que ocasione a contaminação do solo e do lençol freático. Veja na aba #NovaEscolaEmCasa como adaptar essa atividade para o ensino remoto.

Tempo de decomposição das embalagens e consumo
Indicado para: 6° ano, Geografia
Qual a relação entre o consumismo e o problema dos resíduos que poluem o planeta? Essa é a principal discussão proposta nesta aula, que aborda também o tempo que o plástico, a borracha ou produtos levam para se decompor no meio ambiente. Que tal sugerir à turma, cada um na sua casa, coletar materiais descartados para produzir algo novo? Você vai encontrar orientações para propor essa atividade de maneira adaptada ao ensino remoto.

Dia do Meio Ambiente
Indicado para: 1° ano, História
Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas determina que o dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente. A proposta desse plano é analisar a importância e o significado do Dia do Meio Ambiente para a sociedade. Na aba #NovaEscolaEmCasa, você encontra sugestões de como adaptar a aula com os alunos em casa, usando recursos do WhatsApp e Google Meet.

Mudanças climáticas em nosso dia a dia
Indicado para: 1° ano, Geografia
Ana estava pronta para ir ao clube, porém, quando saiu de casa, olhou para o céu e viu algumas nuvens. Será que é chuva? Esse plano propõe atividades para os alunos 1º ano do Fundamental sobre como identificar chuva, vento, calor e entender como esses elementos interferem no nosso dia a dia. Entre as ferramentas sugeridas para trabalhar com os alunos de maneira remota estão: Youtube, WhatsApp ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

 

Tags

Guias

Tags

Guias