12737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - É hora de comer: como se alimentam os animais?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre É hora de comer: como se alimentam os animais?

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula visa levar a turma a refletir sobre as formas de alimentação dos animais, sob uma perspectiva evolutiva. Nela, a habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada, porém, ela não será contemplada em sua totalidade. É recomendável que você solicite aos alunos, alguns dias antes, que tragam materiais recicláveis diversos para a realização da atividade. Antes de iniciar a aula, imprima os cards contendo as imagens de animais e de alimentos. Cada grupo deverá, no momento da aula, sortear um card de animal e outro de alimento. Para uma melhor compreensão do conceito de evolução e adaptação, recomenda-se que, caso seja necessário, esta aula seja executada após a aula CIE3_04VE02.

Materiais necessários para a aula: materiais recicláveis diversos (sucata), cola, tesoura, barbante, lápis de cor ou giz de cera, pincel atômico, fita adesiva, papéis diversos. Antes de iniciar a aula, exponha os materiais numa mesa ou bancada para que os alunos tenham acesso a eles durante o trabalho. Imprima os cards, que estão disponíveis nos materiais complementares.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o texto do slide para os alunos e comente que a aula de hoje será sobre as formas de alimentação dos animais. Fale ainda que vai você contar uma história e peça que eles prestem bastante atenção.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a história para os alunos, enfatizando os trechos em que ambos os animais sentem dificuldade de comer, devido ao formato dos recipientes em que os alimentos foram oferecidos. Caso seja possível, utilize recursos adicionais neste momento, como imagens, fantoches ou mesmo um livro que contenha a fábula, para atrair atenção da turma.

Referência: Alfabetização: livro do aluno, Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. Págs. 106 e 107. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf Acesso em 23 mai. 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide para a turma e introduza questionamentos como: por que foi difícil a alimentação dos animais? O que poderia ser feito para resolver esse problema? Será que antigamente os animais se alimentavam como se alimentam hoje?

Se achar conveniente, complemente a informação e aproveite a fábula usada para explicar aos alunos que esta fábula é de autoria de Esopo, escritor grego que viveu entre os séculos 620 e 564 a.C. Assim como em várias outras fábulas do autor, “A Cegonha e a Raposa” mostra um comportamento antropomorfizado dos animais, com o objetivo de levar algum ensinamento moral aos seus leitores.” Explique à turma que a palavra “antropomorfizado” significa atribuir comportamento humano a objetos inanimados, elementos da natureza etc. É importante deixar claro para os alunos que esse comportamento refletido na história não corresponde ao apresentado pelos animais na natureza.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide para a turma, imprima-o ou escreva as questões disparadoras no quadro e as leia, uma por vez, permitindo que as crianças levantem suas próprias hipóteses a respeito dos questionamentos.

Registre as hipóteses no quadro ou peça para que os alunos as registrem no caderno, para que, ao final da aula, você possa comparar o que sabiam e o que aprenderam.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Separe os dois grupos de cards (animais e alimentos) e peça a um representante de cada equipe para sortear um card de cada tipo. Dessa forma, cada grupo terá um card com um animal e outro com um alimento. No sorteio, garanta que os grupos peguem pares diferentes de alimentos/animais. Exemplos: um animal carnívoro e um alimento vegetal, uma ave granívora e um inseto (alimento) etc.

Oriente os grupos a ler as informações contidas em ambos os cards, observando as perguntas do slide.

Observação: caso não seja possível exibir o slide, imprima as questões ou escreva-as no quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos: “Digamos que este animal tenha ido parar em um ambiente que só contenha este tipo de alimento que vocês sortearam. De que maneira seria possível adaptar o animal para que ele possa consumir este alimento? Projetem e construam uma boca ou bico para que este animal consiga se alimentar.”

Oriente as crianças a, antes de começar a construir, planejarem o protótipo. Os grupos podem lançar mão da escrita convencional ou desenhos, de maneira que, posteriormente, seja possível compartilhar suas ideias com a turma. Circule entre os grupos, fazendo-lhes questionamentos que os ajudem a considerar todos os aspectos. Exemplo: “Mas este inseto tem a carapaça dura, será que esses dentes pequenos conseguirão perfurá-lo? Será que este tipo de bico possibilitará esse animal perfurar a casca da fruta? etc.”

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os grupos para que compartilhem seus protótipos com a turma, explicando como planejaram e construíram a boca/bico. É importante que todos os grupos apresentem os detalhes do que pensaram, dizendo também a maneira como o animal se alimentaria com o protótipo que projetaram.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações contidas nele, de maneira que sistematize o que foi aprendido durante a aula. Comente que a boca ou bico de cada animal está adaptado ao tipo de alimentação que ele consome. Caso julgue necessário, explique aos alunos que existem animais carnívoros (se alimentam de outros animais), herbívoros (se alimentam apenas de vegetais e sementes) e onívoros (alimentam-se tanto de vegetais e sementes como de outros animais). Dessa forma, os carnívoros possuem um tipo de dentição diferente dos herbívoros. As aves possuem diversos tipos de bicos, adaptados ao seu tipo de alimentação. Pode ser que também surjam questionamentos sobre cadeia alimentar. Nesse caso, consulte também o plano de aula CIE4_04VE02.

Retome as respostas que os alunos apresentaram no início da aula e ressalte o que eles aprenderam. Espera-se que a turma tenha compreendido que o corpo dos animais são adaptados para melhor capturar e consumir os alimentos que consomem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (tempo dividido entre este e o próximo slide)

Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre os bicos/dentições e suas respectivas funções. Ressalte para os estudantes que essas diferenças são oriundas de séculos de adaptações dos animais, devido aos diferentes hábitos alimentares deles sua alimentação. Caso sinta necessidade de se aprofundar sobre o tema evolução, consulte a aula CIE3_04VE02.

Para outros exemplos e mais informações, sugerimos consultar os links https://www.biologiatotal.com.br/blog/por-que-os-bicos-das-aves-sao-diferentes.html e http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_bicos.htm .

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (junto com o slide anterior)

Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre suas dentições e suas respectivas funções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula visa levar a turma a refletir sobre as formas de alimentação dos animais, sob uma perspectiva evolutiva. Nela, a habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada, porém, ela não será contemplada em sua totalidade. É recomendável que você solicite aos alunos, alguns dias antes, que tragam materiais recicláveis diversos para a realização da atividade. Antes de iniciar a aula, imprima os cards contendo as imagens de animais e de alimentos. Cada grupo deverá, no momento da aula, sortear um card de animal e outro de alimento. Para uma melhor compreensão do conceito de evolução e adaptação, recomenda-se que, caso seja necessário, esta aula seja executada após a aula CIE3_04VE02.

Materiais necessários para a aula: materiais recicláveis diversos (sucata), cola, tesoura, barbante, lápis de cor ou giz de cera, pincel atômico, fita adesiva, papéis diversos. Antes de iniciar a aula, exponha os materiais numa mesa ou bancada para que os alunos tenham acesso a eles durante o trabalho. Imprima os cards, que estão disponíveis nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o texto do slide para os alunos e comente que a aula de hoje será sobre as formas de alimentação dos animais. Fale ainda que vai você contar uma história e peça que eles prestem bastante atenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a história para os alunos, enfatizando os trechos em que ambos os animais sentem dificuldade de comer, devido ao formato dos recipientes em que os alimentos foram oferecidos. Caso seja possível, utilize recursos adicionais neste momento, como imagens, fantoches ou mesmo um livro que contenha a fábula, para atrair atenção da turma.

Referência: Alfabetização: livro do aluno, Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. Págs. 106 e 107. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf Acesso em 23 mai. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide para a turma e introduza questionamentos como: por que foi difícil a alimentação dos animais? O que poderia ser feito para resolver esse problema? Será que antigamente os animais se alimentavam como se alimentam hoje?

Se achar conveniente, complemente a informação e aproveite a fábula usada para explicar aos alunos que esta fábula é de autoria de Esopo, escritor grego que viveu entre os séculos 620 e 564 a.C. Assim como em várias outras fábulas do autor, “A Cegonha e a Raposa” mostra um comportamento antropomorfizado dos animais, com o objetivo de levar algum ensinamento moral aos seus leitores.” Explique à turma que a palavra “antropomorfizado” significa atribuir comportamento humano a objetos inanimados, elementos da natureza etc. É importante deixar claro para os alunos que esse comportamento refletido na história não corresponde ao apresentado pelos animais na natureza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide para a turma, imprima-o ou escreva as questões disparadoras no quadro e as leia, uma por vez, permitindo que as crianças levantem suas próprias hipóteses a respeito dos questionamentos.

Registre as hipóteses no quadro ou peça para que os alunos as registrem no caderno, para que, ao final da aula, você possa comparar o que sabiam e o que aprenderam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Separe os dois grupos de cards (animais e alimentos) e peça a um representante de cada equipe para sortear um card de cada tipo. Dessa forma, cada grupo terá um card com um animal e outro com um alimento. No sorteio, garanta que os grupos peguem pares diferentes de alimentos/animais. Exemplos: um animal carnívoro e um alimento vegetal, uma ave granívora e um inseto (alimento) etc.

Oriente os grupos a ler as informações contidas em ambos os cards, observando as perguntas do slide.

Observação: caso não seja possível exibir o slide, imprima as questões ou escreva-as no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos: “Digamos que este animal tenha ido parar em um ambiente que só contenha este tipo de alimento que vocês sortearam. De que maneira seria possível adaptar o animal para que ele possa consumir este alimento? Projetem e construam uma boca ou bico para que este animal consiga se alimentar.”

Oriente as crianças a, antes de começar a construir, planejarem o protótipo. Os grupos podem lançar mão da escrita convencional ou desenhos, de maneira que, posteriormente, seja possível compartilhar suas ideias com a turma. Circule entre os grupos, fazendo-lhes questionamentos que os ajudem a considerar todos os aspectos. Exemplo: “Mas este inseto tem a carapaça dura, será que esses dentes pequenos conseguirão perfurá-lo? Será que este tipo de bico possibilitará esse animal perfurar a casca da fruta? etc.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os grupos para que compartilhem seus protótipos com a turma, explicando como planejaram e construíram a boca/bico. É importante que todos os grupos apresentem os detalhes do que pensaram, dizendo também a maneira como o animal se alimentaria com o protótipo que projetaram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações contidas nele, de maneira que sistematize o que foi aprendido durante a aula. Comente que a boca ou bico de cada animal está adaptado ao tipo de alimentação que ele consome. Caso julgue necessário, explique aos alunos que existem animais carnívoros (se alimentam de outros animais), herbívoros (se alimentam apenas de vegetais e sementes) e onívoros (alimentam-se tanto de vegetais e sementes como de outros animais). Dessa forma, os carnívoros possuem um tipo de dentição diferente dos herbívoros. As aves possuem diversos tipos de bicos, adaptados ao seu tipo de alimentação. Pode ser que também surjam questionamentos sobre cadeia alimentar. Nesse caso, consulte também o plano de aula CIE4_04VE02.

Retome as respostas que os alunos apresentaram no início da aula e ressalte o que eles aprenderam. Espera-se que a turma tenha compreendido que o corpo dos animais são adaptados para melhor capturar e consumir os alimentos que consomem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (tempo dividido entre este e o próximo slide)

Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre os bicos/dentições e suas respectivas funções. Ressalte para os estudantes que essas diferenças são oriundas de séculos de adaptações dos animais, devido aos diferentes hábitos alimentares deles sua alimentação. Caso sinta necessidade de se aprofundar sobre o tema evolução, consulte a aula CIE3_04VE02.

Para outros exemplos e mais informações, sugerimos consultar os links https://www.biologiatotal.com.br/blog/por-que-os-bicos-das-aves-sao-diferentes.html e http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_bicos.htm .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (junto com o slide anterior)

Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre suas dentições e suas respectivas funções.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano