Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o tema “locomoção dos animais”. Nela, os alunos serão incentivados a observar, a relembrar e a descrever as diversas maneiras como os animais se deslocam de um lugar para outro, e como utilizam seu corpo para fazê-lo. A aula tem a intenção de também despertar a atenção dos alunos para esse aspecto essencial na vida dos animais. Observe que a habilidade a ser trabalhada (EF03CI04) não será contemplada em sua totalidade, podendo ser complementada com outras atividades.
Materiais necessários para a aula:
Cards impressos e recortados (disponíveis aqui).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título para os alunos, e diga-lhes que, nesta aula, eles irão aprender sobre as formas como os animais se locomovem de um lugar para outro. Explique que você lerá um poema e, em seguida, eles farão uma atividade individual e, depois, outra em grupo. Explique a eles que, ao final da aula, serão capazes de identificar, de reconhecer e de comparar modos de locomoção de animais diversos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos (tempo total deste e do próximo slide).
Orientações: Leia o poema “A arca de Noé”, enfatizando os trechos em que é citada a saída dos animais. Caso seja possível, utilize recursos adicionais neste momento, como imagens, fantoches ou mesmo dramatização do poema, de maneira que chame a atenção para a forma de locomoção de cada animal em sua saída da arca.
Caso queira complementar a informação, comente que este poema é de autoria de Vinícius de Moraes, poeta brasileiro, e que foi lançado em 1970. O livro contém outros 32 poemas que, posteriormente, viraram música, feitas em parceria com o compositor Toquinho. Obs.: Existem outros poemas que falam sobre animais neste mesmo livro. Caso ache conveniente, consulte o link http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/livros/arca-de-noe para conhecê-los.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos (em conjunto com o slide anterior).
Orientações: (Idem ao slide anterior).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Após a leitura do poema, leia as questões disparadoras para os alunos, uma por vez, dedicando alguns minutos para que levantem hipóteses. É importante que os estudantes, neste momento, resgatem suas memórias sobre o tema e troquem ideias com a turma (brainstorm). Incentive-os a considerar os diversos tipos de animais, não somente os mamíferos e terrestres, mais comumente lembrados: instigue-os a pensar nos animais aquáticos, nos que voam, nos insetos, artrópodes, moluscos, répteis, anfíbios etc.
Obs.: Um registro coletivo com as ideias iniciais da turma deve ser feito (quadro, caderno ou painel de registros), tendo em vista que estas observações deverão ser ampliadas e aprofundadas no decorrer da atividade. Ao final, tais anotações podem ser utilizadas para o registro individual dos alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos quais animais eles achavam que estavam na arca de Noé. Estimule a turma a lembrar de animais de espécies mais variadas possíveis e que peça para que os estudantes representem tipos diferentes de deslocamento: nadar, voar, saltar, rastejar etc. Sugira, inclusive, animais a ser desenhados, caso observe que a turma está ilustrando tipos iguais. Em seguida, distribua os cards e solicite que desenhem esses animais (um por card). Enquanto desenham, circule entre as mesas, observando se os desenhos contemplam os membros que os animais utilizam para se deslocar (como é uma aula sobre locomoção, é importante que os desenhos estejam direcionados para ajudar os alunos a descrever as formas como os animais o fazem). Para que se garanta a identificação correta de cada animal na etapa seguinte da atividade, as crianças devem escrever o nome do animal em cada card.
Recolha os cards e misture-os para fazer a distribuição na etapa seguinte.
Obs: Caso seja possível, peça os alunos para que desenhem mais de um animal, aumentando assim a variedade de cards a serem classificados.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a turma em equipes e distribua entre elas um número igual de cards. Peça para que os alunos observem os cards que receberam e descrevam, no verso do card, como cada animal se locomove. A intenção desta etapa é que as crianças se recordem, ou suponham, quais são as estratégias de deslocamento utilizadas pelos animais e as sistematizem de maneira escrita. Na medida em que as crianças estiverem analisando os cards, circule entre os grupos e apresente questões adicionais, que leve-as a aprofundar-se na análise e descrição dos animais. (Exemplos: 1- Caso o card contenha uma galinha, questione “como esse animal é uma ave, ele voa?”, “e como as galinhas se deslocam?”, “todas as aves voam?”, “morcego voa, então ele é ave?”; 2- Caso o card contenha um jacaré, pergunte “se o jacaré nada, ele é peixe?”, “só o peixe nada?”, “existem outros animais que nadam, além dos peixes?”, “e jacaré consegue correr com essas patas tão curtas?”, “como ele faz para correr?” etc.)
Após as descrições, as equipes deverão classificar os animais de acordo com o tipo de locomoção e identificá-los (Exemplo: voadores, corredores, nadadores etc.).
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Oriente as equipes a compartilhar com a turma os grupos de animais que formaram, da seguinte forma: apresentem os grupos, digam quais animais pertencem a eles e descrevam como os animais desses grupos se locomovem. A turma deverá opinar sobre os grupos formados por cada equipe, sugerindo mudar animais de grupo ou mesmo renomeá-los, com base em suas formas de locomoção. Instigue a turma a fazer comparações sobre as formas de locomoção e como cada animal utiliza seu corpo para se deslocar, de maneira que observem que alguns se assemelham e outros se diferenciam.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Antes de exibir este slide, retome as questões disparadoras com a turma e, após ouvir as respostas das crianças, verifique se conseguiram expandir as hipóteses levantadas no início da aula, comparando-as com os conhecimentos apresentados ao final dela. Em seguida, apresente o slide e leia com a turma as informações apresentadas, sistematizando o que foi visto durante o percurso. Caso ache necessário, peça às crianças que releiam as informações que escreveram no verso dos cards, dizendo o que acrescentariam ou mudariam em cada um deles.