Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades quilombolas no Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano tem foco no campo das práticas de estudo e pesquisa. A finalidade é interpretar texto e aprofundar a compreensão sobre o tema por meio de pesquisas em diferentes fontes.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Leitura, curadoria de informação.
Objetivos de aprendizagem
- Pesquisar, por meio da utilização de buscadores on-line ou textos fornecidos pelo professor, informações sobre comunidades quilombolas no Brasil.
Competências gerais
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Para se aprofundar
PARÉ, Marilene Leal; OLIVEIRA, Luana Paré de; VELLOSO, Alessandra D’Aqui. A EDUCAÇÃO PARA QUILOMBOLAS: EXPERIÊNCIAS DE SÃO MIGUEL DOS PRETOS EM RESTINGA SECA (RS) E DA COMUNIDADE KALUNGA DO ENGENHO II (GO). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/fYZDYknNgQ88P7bGSjmKH7L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 16 out 2024.
Bibliografia
- AGÊNCIA BRASIL. Analfabetismo entre quilombolas é 2,7 vezes maior que a média do Brasil. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/analfabetismo-entre-quilombolas-e-27-vezes-media-do-brasil>. Acesso em: 07 out. 2024.
- AGÊNCIA BRASIL. Brasil tem 7,6 mil comunidades quilombolas, mostra Censo. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/brasil-tem-76-mil-comunidades-quilombolas-mostra-censo>. Acesso em: 26 set. 2024.
- AGÊNCIA BRASIL. Oito em cada dez quilombolas vivem com saneamento básico precário. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/oito-em-cada-dez-quilombolas-vivem-com-saneamento-basico-precario>. Acesso em: 07 out. 2024.
- BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Levantamento de Comunidades Quilombolas. s.d. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/levantamento-de-comunidades-quilombolas.pdf>. Acesso em: 26 set. 2024.
- IBGE EDUCA. Quilombolas no Brasil. s.d. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21311-quilombolas-no-brasil.html>. Acesso em: 26 set. 2024.
- NOVA ESCOLA. Como construir uma escola antirracista. s.d. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/21397/e-book-educacao-antirracista-baixe-gratuitamente>. Acesso em: 07 out. 2024.
- NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. Racismo, educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. 2024. Disponível em: <https://ncpi.org.br/publicacao/racismo-educacao-infantil-e-desenvolvimento-na-primeira-infancia/>. Acesso em: 07 out. 2024.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais sugeridos:
• Projetor ou texto impresso para cada estudantes.
• Acesso a equipamentos digitais (um por grupo).
• Acesso à internet.
• Caneta.
• Cadernos.
Organização da aula
Durante a conversa inicial, caso seja utilizada projeção, os estudantes devem ser organizados em formato de meia-lua para melhor visualização do texto. Posteriormente, deverão ser organizados em cinco grupos, um para cada região do Brasil: Centro-oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.
Disponibilize, ao menos, um equipamento eletrônico com acesso à internet para cada grupo (computador, tablet, celular etc). Outra possibilidade é a realização da atividade em sala de informática.
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