Plano de Aula

Plano de aula: Refletindo sobre uma situação-problema

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fábrica de apps

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo proporcionar aos alunos o desafio de idealizarem um aplicativo, cuja função seja sanar algum problema ou situação que precise de melhorias e que esteja relacionada ao cotidiano escolar. Na primeira aula, eles deverão pensar sobre as problemáticas da escola. Na segunda, deverão debater sobre o problema escolhido. Na terceira, idealizar o aplicativo. Na quarta e quinta, desenvolvê-lo. E, por fim, na sexta, apresentá-lo para a sala. Essa sequência é composta de 5 planos de aula, todos planejados para serem realizados 50 minutos cada, exceto o plano 4, que deverá ser realizado em 100 minutos. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: esse plano é previsto para ser realizado no decorrer de 50 minutos. Nessa etapa, que contempla a segunda aula da sequência, os alunos, que previamente selecionaram um problema relacionado à comunidade escolar, deverão aprofundar o olhar sobre ele a fim de compreendê-lo melhor e desenvolver opções. Os estudantes deverão pensar em causas e consequências desse problema para identificarem um dos aspectos possíveis de serem trabalhados, focando especificamente nele.

Observação: os planos 1 e 2 são programados para serem desenvolvidos em 50 minutos, entretanto, podem demandar mais tempo para discussão e troca de ideias. Se possível, amplie o tempo dos dois planos conforme disponibilidade no planejamento e perfil de turma.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF89LP21 e EF89LP27, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 5, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Português, Ciências, Matemática ou História, por exemplo) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de obter um trabalho mais transversal. Sugere-se que os professores trabalhem essa sequência como um projeto transversal da escola. O olhar de mais de uma matéria para o assunto contribuirá para a reflexão dos estudantes.

Ação prévia: considerando que na aula 1 dessa sequência os alunos escolheram um problema como desafio a ser sanado, houve uma pesquisa prévia por parte dos estudantes sobre a questão que será discutida em aula. Nesse momento, eles devem trazer a pesquisa para a aula a fim de agilizar a discussão.

A fim de agilizar a dinâmica da aula, faça uma organização prévia dos alunos em grupos:

1. Peça aos alunos que se reúnam nos grupos previamente estabelecidos, a fim de que possam discutir sobre o desafio escolhido.

2. Garanta uma organização da sala que permita um trabalho em grupo produtivo. Se for possível, leve os alunos ao ateliê de artes ou à outra área da escola que dê a eles mais liberdade e espaço.

3. Atribua funções aos alunos de cada grupo:

- Controlador do tempo: será o aluno responsável por controlar o tempo de produção do grupo e garantir que tudo esteja pronto no prazo.

- Organizador de material: deverá organizar o material necessário para o trabalho e garantir que os recursos usados sejam feitos com consciência, evitando desperdício de material.

- Facilitador: o aluno que garantirá que todos seguirão o planejamento proposto, a fim de que o grupo não se distraia no caminho.

Fale para os alunos que as funções acima não são hierárquicas, mas sim, colaborativas. Alterne as funções em outros dias de trabalho. Para saber mais sobre o assunto, recomenda-se a leitura do livro de Rachel Lotan, indicado ao final do slide.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência, organizada como um projeto e em diálogo com o Design Thinking, favorece a resolução de problemas, a comunicação, a colaboração, a iniciativa e o desenvolvimento da autonomia, posto o protagonismo que os estudantes têm ao longo de todo o processo. Também envolve planejamento, organização de recursos, criatividade e imaginação para idealizar os aplicativos. Por fim, cabe destacar que o desenvolvimento social, a ética e a responsabilidade são pautados pela relação entre os projetos desenvolvidos e o contexto da escola.

Materiais necessários: papel, canetas hidrográficas coloridas, cola bastão ou branca, lápis, borracha, cartolinas ou papel kraft, folhas de papel verdes, marrom, cortadas em pedaços pequenos. O objetivo da aula será que os alunos montem uma “árvore” com as raízes e consequência dos problemas. Esses papéis podem ser cortados em moldes de folhas de árvores e raízes ver modelo a seguir ou deixe-os livres para que cada grupo faça da forma que considerar melhor.

Modelo de folha. Fonte: Bonfa - disponível nos materiais complementares.

Modelo de raiz: Fonte: Supercoloring - disponível em: http://www.supercoloring.com/pt/desenhos-para-colorir/arvore-despida-com-raizes?version=print - Acesso em: 6-abr-2020.

Para você saber mais: O design thinking é uma metodologia usada para solucionar problemas a partir de uma investigação colaborativa sobre o assunto/problema a ser sanado. Essa metodologia permite aos alunos debaterem ideias sobre as possíveis soluções e é, geralmente, dividida em: descoberta, interpretação, ideação, experimentação, evolução.

  • Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula - Acesso em: 14-fev-2020.

  • Design Thinking e bibliotecas inovadoras são realidade no Brasil. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/12902/design-thinking-e-bibliotecas-inovadoras-sao-realidade-no-brasil#_=_ - Acesso em: 14-fev-2020.

Sobre trabalho em grupo:

COHEN, E. & LOTAN, R. Papéis e responsabilidades do grupo in: Planejando o trabalho em grupo. Porto Alegre: Penso, 2017.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nessa etapa, os alunos refletirão sobre como olhar para um problema e pensar na natureza de sua origem, na causa e nas consequências que ele provoca. Explique que o trabalho será feito em grupos durante toda a aula e que esa primeira etapa conta com uma discussão oral a partir de perguntas provocadoras, feitas para os grupos. Somente depois é que eles debaterão entre si para chegarem a um feixe de respostas.

1. Para início da aula, os grupos devem estar previamente organizados e com os papéis atribuídos, conforme orientação no slide 1, em “Ação prévia”.

2. Escreva no quadro a frase do slide ou projete-o e peça aos alunos que comentem sobre a importância de “conhecer nosso desafio”. Conduza a discussão para que eles percebam que antes de pensarem em soluções, é preciso conhecer o problema, o desafio e a necessidade.

3. Diga que situações, problemas, desafios e tomadas de decisões têm causas e consequências. Pergunte se eles consideram importante pensar sobre as causas e consequências do desafio escolhido pelo grupo. Espera-se que todos entendam que, para lidarem com um problema, é preciso saber o que o provoca e quais as consequências dele. Dessa forma, é possível ponderar em qual âmbito ter autonomia para agir: posso mudar as causas? Posso amenizar as consequências? Conduza a discussão com perguntas mediadoras, como as sugeridas abaixo, para que os alunos reflitam sobre o propósito de dedicarem-se à atividade que virá em seguida.

- Por que preciso conhecer as causas de um problema?

- Se eu descobrir que essas causas não são passíveis de mudança ou melhora, ou que não tenho autonomia para isso, é sinal de que eu deva desistir do desafio? Espera-se que eles percebam que mesmo quando não temos como resolver problemas grandes, como a falta de investimento nas escolas, é possível encontrar meios de contribuir para amenizar as consequências ou amenizá-las para um grupo pequeno de pessoas.

- Por que eu preciso pensar sobre as consequências de um problema?

- Eu posso amenizar essas consequências de alguma forma?

- Como o meu par no grupo pode contribuir para essa reflexão? Essa pergunta é importante, pois permite que os alunos percebam que a pluralidade de olhar e os diversos pontos de vista podem trazer um panorama mais completo do que está sendo discutido e das possíveis formas de solução.

Diga aos alunos que o objetivo da aula é que aprofundem o olhar para o desafio escolhido. Eles deverão pensar nas causas e consequências do desafio, de forma democrática e plural. Lembre-os de que, nessa etapa do trabalho, não há respostas certas ou erradas, uma vez que todas as reflexões, se feitas com seriedade e comprometimento, auxiliarão na construção de um olhar crítico para o desafio que transcenderá a superficialidade do primeiro momento.

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