Atividade para impressão - Levantamento de situações-problema
Plano de Aula
Plano de aula: “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.
Materiais necessários: Haverá, nesta aula, um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de planejar um texto. Podem possuir a visão que o processo é construído de forma prosaica e fluida, portanto sem a necessidade de programar e planejar as ações para a textualização.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e questione-os sobre como o regimento escolar poderia auxiliar as escolas a manter seus espaços pacíficos.
- Diante de devolutivas, possivelmente muito centradas na questão da penalização, amplie o questionamento ao indagar se somente ações punitivas são o melhor caminho para buscar o bom convívio entre os membros da comunidade escolar.
- No final, pergunte aos alunos se as regras e as normas do Regimento escolar podem apresentar caminhos de combate à violência e aos conflitos de maneira geral que vão além da punição aos envolvidos e por quê.
- Caso o professor tenha outra demanda que julgue relevante, pode substituir a temática e adaptar as atividades ao contexto. Isto pode gerar ainda mais aproximação dos alunos às atividades desenvolvidas na aula.
- É muito importante ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, assegura que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximarem a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de se considerar os aspectos mais tocantes à escrita.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO