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Plano de aula - Revisando a escrita de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Revisando a escrita de poemas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.

Materiais necessários: Materiais utilizados na aula de planejamento e escrita, já manipulados pelas crianças. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui. Avaliação dos conteúdos, disponível aqui.

Cartolinas e sulfites para a confecção dos cartazes. Uso da sala de informática, computadores com aplicativo Word ou similar para redação dos textos revisados.

Links para acesso a diversos manuscritos de autores famosos, nos seguintes endereços:

The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.

MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber ou buscar recursos linguísticos para melhorar seu texto. Não conseguirem ainda manejar bem as ferramentas tecnológicas no processo de redação digital.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, v. 27, nº 01, São Paulo, Jan./Jun, 2001. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1010t.PDF>. Acesso em: 06 dez 2018.

MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.

NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje as crianças vão revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com edições e revisões necessárias

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Se for possível, é sugerido que a etapa do desenvolvimento seja feita na sala de informática, com um computador para cada dupla. Contudo, é necessário que as crianças já estejam um pouco familiarizadas com a ferramenta, que já tenham tido algumas aulas antes dessa, para praticarem digitação e uso dos recursos do programa utilizado. Assim, eles poderão escrever o poema no Word e terão a ajuda do corretor ortográfico para ajustarem possíveis erros gramaticais. É interessante já deixar o programa aberto com o botão CAPS LOCK ativado em uma fonte básica como Open Sans, Times ou Arial em tamanho 14 -18. É ideal que haja alguma outra pessoa para auxiliar no atendimento das duplas, pois algumas dificuldades ao usar o computador podem surgir. Caso não seja viável, a etapa poderá ser concluída manualmente, sem problemas.
  • Inicie a aula colocando as duplas em quartetos novamente. Pense bem nessa organização, pois as duplas ajudarão umas às outras nessa primeira etapa da revisão. Como você já preencheu parte do check list de acompanhamento da última etapa, pode pensar na revisão que cada dupla deverá fazer e na possibilidade de um agrupamento eficaz, em que a outra dupla poderá ajudá-los a perceberem os itens que precisarão ser revisados.
  • Relembre com a turma o que já fizeram e o que foi dito na aula passada: As crianças planejaram a escrita de um poema sobre diferenças, pensando em personagens, palavras e rimas que poderiam ser colocadas no texto e depois fizeram o primeiro rascunho, já o escrevendo em versos; também já sabem que esses poemas serão expostos para um determinado público (já previamente definido) em uma exposição com sarau, seus poemas estarão dispostos nas paredes e também serão lidos pelas duplas; saliente que nesta aula as duplas vão revisar o que já escreveram, o que é muito importante para garantir que todos os poemas tenham uma boa apresentação e, então, passá-lo a limpo para poderem confeccionar os cartazes para a Exposição .
  • Se possível, projete para a turma o link das imagens de manuscritos de autores famosos disponível nos materiais complementares, para que possam ver como bons escritores revisam seus textos, os leem novamente, riscam ou trocam palavras, fazendo edições. Não há a necessidade de que as crianças compreendam o que está escrito nesses manuscritos, mas que possam perceber como o autor está sempre revisitando o que escreve para completá-lo, aprimorá-lo e ajustá-lo para criar um bom produto final e que, além dele, há sempre outras pessoas que são contratadas pelos próprios escritores ou as editoras que vão publicar os livros, para revisar o que está escrito e formatá-lo para publicação. Se não for possível projetar as imagens, tente colocá-las em palavras e explicações orais ou escritas no quadro.
  • Entregue para os pares a atividade, já preenchida nas duas aulas anteriores, mas da dupla oposta que forma o quarteto.
  • Diga que deverão ler o poema da outra dupla para ajudá-los a fazer quaisquer ajustes que parecerem necessários.
  • Explique que a dupla deve ouvir a sugestão do outro par, refletir sobre os apontamentos que fizeram e decidir se farão as alterações sugeridas ou não.
  • Escreva no quadro o que as duplas deverão analisar nos poemas, ou projete o slide:
  • O texto está escrito em versos?
  • Há rimas?
  • O assunto está bem desenvolvido?
  • Está falando de modo claro sobre diferenças?
  • A grafia de algumas palavras pode estar incorreta?
  • O título da obra está convidativo e tem relação com o poema?
  • Há alguma sugestão que poderiam fazer para melhorar algum verso, como trocar uma palavra por outra, retirar ou adicionar alguma palavra?
  • Se os alunos encontrarem algumas palavras que estão em dúvida se a escrita foi feita de maneira correta ou não, devem grifá-las para depois sugerirem aos colegas que confiram. Caso tenham alguma palavra que gostariam de sugerir para adicionar, retirar ou substituir por outra, podem deixar essa observação escrita em algum espaço da folha, inclusive no verso.
  • Dê aproximadamente 8 minutos para que façam essa leitura crítica. Após esse tempo, as duplas devem conversar, explicando a outra dupla o que encontraram no texto que poderia ou deveria ser alterado para melhorá-lo, mostrando suas anotações com argumentos respeitosos e certeiros, visando sempre a colaboração para garantir um produto final de qualidade.

Materiais complementares:

The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.

MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Quando as duplas terminarem de conversar, devem recolher suas atividades e conversarem com seus pares sobre as alterações sugeridas, quais devem ser feitas ou não, fazendo uma segunda leitura crítica, agora de seus próprios textos, levando em consideração os itens elencados no quadro.
  • Caso tenham uma sala de informática disponível, leve a turma para lá, para que possam iniciar a revisão e formatação do texto. Ao usarem o computador, você pode explicar para as crianças que quando escreverem uma palavra e ela estiver sublinhada de vermelho, é porque provavelmente essa palavra está escrita de modo errado e deve ser corrigida e, caso isso aconteça, devem chamá-la para que ajude-as a conferir a grafia de tais palavras.
  • Vá circulando entre as duplas, ajudando-as a usar o computador, dando sugestões, baseada nas suas anotações no check list, sobre o que cada dupla precisa revisar.
  • Caso não seja possível utilizar o computador, entregue a folha para a transcrição do poema (seja o modelo disponível nos materiais complementares ou folhas em branco), peça para que usem lápis e borracha e disponibilize os dicionários ilustrados para que possam pesquisar a grafia das palavras. É possível que precisem de ajuda nessa etapa, portanto, enquanto as crianças fazem a revisão, utilize as informações do checklist para direcioná-las, apontando para palavras que elas poderiam ajustar, adicionar ou remover, explicando o porquê, dando opções em suas sugestões, para que sejam elas a escolher como ficará o produto final.
  • Repasse com a turma que no início de uma obra sempre está escrito o título, como provavelmente já registraram no rascunho. Explique que também não podem deixar o nome dos autores de fora, e que devem especificar isso no final.
  • Se a atividade estiver sendo feita no computador, quando terminarem, peça para que confiram se todas as palavras estão digitadas corretamente, se foram colocados espaços entre todas as palavras, pois é comum que esses erros aconteçam na digitação. Salve as produções e as imprima. Caso estejam escrevendo à mão, diga para que se esforcem para que as letras estejam bem legíveis, com espaços entre as palavras, pensando sempre na formatação que o poema, neste caso, deve ter, que é em versos.
  • Peça para que as crianças terminem fazendo uma última leitura de revisão.

Materiais complementares: Computadores disponíveis para cada dupla. Dicionários ilustrados, materiais disponibilizados nas aulas anteriores como: lista de rimas, textos poéticos trabalhados em unidades anteriores, materiais dispostos no varal, etc. Poema já rascunhado pelos alunos. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, preenchida previamente pelo professor. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com as crianças sobre o processo de escrita e o produto final.
  • Bom, pessoal, como foi essa etapa de revisão para vocês? Precisaram fazer algumas alterações? Acham que conseguiram deixar o poema que escreveram ainda mais interessante para seus leitores? - É esperado que as duplas tenham feito alguns ajustes em seus textos, levando em consideração, claro, o nível de escrita em que se encontram.
  • Como nós já vimos, os escritores sempre planejam o que vão escrever, fazem um rascunho inicial, revisam e, depois, publicam para o público poder ler. Nós vamos publicá-los na nossa Exposição e vocês o lerão durante o sarau. Por isso, se sentirem que o texto precisa de mais alguns ajustes, podemos fazê-los, mas já passamos pelas etapas mais importantes do processo de escrita e se saíram muito bem.
  • Agora que já finalizamos a etapa da escrita, faremos uma cópia desses textos finalizados para colar nas cartolinas, que serão presas à parede durante a exposição, para que o público possa contemplá-los. Para deixarmos ainda mais interessante, cada aluno fará uma ilustração para acompanhar o poema, para mostrarmos como as pessoas são diferentes e veem a mesma coisa sob perspectivas diferentes.
  • Ambos os integrantes escreveram o texto juntos, fazendo concessões, ouvindo o outro, somando na criação e, agora, vão poder deixar sua marca individual na obra, com as ilustrações diferentes.
  • Vocês vão ensaiar a leitura para a apresentação no sarau, decidindo se acrescentarão outros elementos à performance de vocês, como já vimos nas aulas de oralidade que alguns elementos são importantes, como ritmo, sons, expressões e gestos. Estão animados para apresentarem suas criações ao público?
  • Organize a etapa final, que será a apresentação dos poemas, com a turma, dando tempo para que confeccionem as ilustrações, façam a cópia que ficará exposta, montem os cartazes, ensaiem a performance oral e todo o evento possa ser bem organizado. Durante a organização da programação, pense na apresentação dos textos para o público, valorizando o tema escolhido, que conversa com o respeito à diversidade que consta nos documentos oficiais da Educação Brasileira. Também não se esqueça de compartilhar as tarefas e responsabilidades da organização do evento com seus alunos, permitindo que todos participem de todas as etapas, levando em consideração seus talentos e aptidões naturais.
  • Se for necessário fazer alguns ajustes mais pontuais para a publicação, você poderá analisar com calma e sugerir às duplas posteriormente.
  • Não se esqueça de dar um feedback para todos os alunos, levando em consideração todas as produções, todas as aulas, os aprendizados desenvolvidos e seus esforços no desenvolvimento da escrita.
  • Nos materiais complementares também haverá uma avaliação final, caso queira deixar registrado de maneira mais formal os aprendizados das crianças sobre o assunto.

Materiais complementares: Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui. Avaliação dos conteúdos, disponível aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.

Materiais necessários: Materiais utilizados na aula de planejamento e escrita, já manipulados pelas crianças. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui. Avaliação dos conteúdos, disponível aqui.

Cartolinas e sulfites para a confecção dos cartazes. Uso da sala de informática, computadores com aplicativo Word ou similar para redação dos textos revisados.

Links para acesso a diversos manuscritos de autores famosos, nos seguintes endereços:

The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.

MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber ou buscar recursos linguísticos para melhorar seu texto. Não conseguirem ainda manejar bem as ferramentas tecnológicas no processo de redação digital.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, v. 27, nº 01, São Paulo, Jan./Jun, 2001. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1010t.PDF>. Acesso em: 06 dez 2018.

MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.

NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje as crianças vão revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com edições e revisões necessárias
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Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Se for possível, é sugerido que a etapa do desenvolvimento seja feita na sala de informática, com um computador para cada dupla. Contudo, é necessário que as crianças já estejam um pouco familiarizadas com a ferramenta, que já tenham tido algumas aulas antes dessa, para praticarem digitação e uso dos recursos do programa utilizado. Assim, eles poderão escrever o poema no Word e terão a ajuda do corretor ortográfico para ajustarem possíveis erros gramaticais. É interessante já deixar o programa aberto com o botão CAPS LOCK ativado em uma fonte básica como Open Sans, Times ou Arial em tamanho 14 -18. É ideal que haja alguma outra pessoa para auxiliar no atendimento das duplas, pois algumas dificuldades ao usar o computador podem surgir. Caso não seja viável, a etapa poderá ser concluída manualmente, sem problemas.
  • Inicie a aula colocando as duplas em quartetos novamente. Pense bem nessa organização, pois as duplas ajudarão umas às outras nessa primeira etapa da revisão. Como você já preencheu parte do check list de acompanhamento da última etapa, pode pensar na revisão que cada dupla deverá fazer e na possibilidade de um agrupamento eficaz, em que a outra dupla poderá ajudá-los a perceberem os itens que precisarão ser revisados.
  • Relembre com a turma o que já fizeram e o que foi dito na aula passada: As crianças planejaram a escrita de um poema sobre diferenças, pensando em personagens, palavras e rimas que poderiam ser colocadas no texto e depois fizeram o primeiro rascunho, já o escrevendo em versos; também já sabem que esses poemas serão expostos para um determinado público (já previamente definido) em uma exposição com sarau, seus poemas estarão dispostos nas paredes e também serão lidos pelas duplas; saliente que nesta aula as duplas vão revisar o que já escreveram, o que é muito importante para garantir que todos os poemas tenham uma boa apresentação e, então, passá-lo a limpo para poderem confeccionar os cartazes para a Exposição .
  • Se possível, projete para a turma o link das imagens de manuscritos de autores famosos disponível nos materiais complementares, para que possam ver como bons escritores revisam seus textos, os leem novamente, riscam ou trocam palavras, fazendo edições. Não há a necessidade de que as crianças compreendam o que está escrito nesses manuscritos, mas que possam perceber como o autor está sempre revisitando o que escreve para completá-lo, aprimorá-lo e ajustá-lo para criar um bom produto final e que, além dele, há sempre outras pessoas que são contratadas pelos próprios escritores ou as editoras que vão publicar os livros, para revisar o que está escrito e formatá-lo para publicação. Se não for possível projetar as imagens, tente colocá-las em palavras e explicações orais ou escritas no quadro.
  • Entregue para os pares a atividade, já preenchida nas duas aulas anteriores, mas da dupla oposta que forma o quarteto.
  • Diga que deverão ler o poema da outra dupla para ajudá-los a fazer quaisquer ajustes que parecerem necessários.
  • Explique que a dupla deve ouvir a sugestão do outro par, refletir sobre os apontamentos que fizeram e decidir se farão as alterações sugeridas ou não.
  • Escreva no quadro o que as duplas deverão analisar nos poemas, ou projete o slide:
  • O texto está escrito em versos?
  • Há rimas?
  • O assunto está bem desenvolvido?
  • Está falando de modo claro sobre diferenças?
  • A grafia de algumas palavras pode estar incorreta?
  • O título da obra está convidativo e tem relação com o poema?
  • Há alguma sugestão que poderiam fazer para melhorar algum verso, como trocar uma palavra por outra, retirar ou adicionar alguma palavra?
  • Se os alunos encontrarem algumas palavras que estão em dúvida se a escrita foi feita de maneira correta ou não, devem grifá-las para depois sugerirem aos colegas que confiram. Caso tenham alguma palavra que gostariam de sugerir para adicionar, retirar ou substituir por outra, podem deixar essa observação escrita em algum espaço da folha, inclusive no verso.
  • Dê aproximadamente 8 minutos para que façam essa leitura crítica. Após esse tempo, as duplas devem conversar, explicando a outra dupla o que encontraram no texto que poderia ou deveria ser alterado para melhorá-lo, mostrando suas anotações com argumentos respeitosos e certeiros, visando sempre a colaboração para garantir um produto final de qualidade.

Materiais complementares:

The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.

MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Quando as duplas terminarem de conversar, devem recolher suas atividades e conversarem com seus pares sobre as alterações sugeridas, quais devem ser feitas ou não, fazendo uma segunda leitura crítica, agora de seus próprios textos, levando em consideração os itens elencados no quadro.
  • Caso tenham uma sala de informática disponível, leve a turma para lá, para que possam iniciar a revisão e formatação do texto. Ao usarem o computador, você pode explicar para as crianças que quando escreverem uma palavra e ela estiver sublinhada de vermelho, é porque provavelmente essa palavra está escrita de modo errado e deve ser corrigida e, caso isso aconteça, devem chamá-la para que ajude-as a conferir a grafia de tais palavras.
  • Vá circulando entre as duplas, ajudando-as a usar o computador, dando sugestões, baseada nas suas anotações no check list, sobre o que cada dupla precisa revisar.
  • Caso não seja possível utilizar o computador, entregue a folha para a transcrição do poema (seja o modelo disponível nos materiais complementares ou folhas em branco), peça para que usem lápis e borracha e disponibilize os dicionários ilustrados para que possam pesquisar a grafia das palavras. É possível que precisem de ajuda nessa etapa, portanto, enquanto as crianças fazem a revisão, utilize as informações do checklist para direcioná-las, apontando para palavras que elas poderiam ajustar, adicionar ou remover, explicando o porquê, dando opções em suas sugestões, para que sejam elas a escolher como ficará o produto final.
  • Repasse com a turma que no início de uma obra sempre está escrito o título, como provavelmente já registraram no rascunho. Explique que também não podem deixar o nome dos autores de fora, e que devem especificar isso no final.
  • Se a atividade estiver sendo feita no computador, quando terminarem, peça para que confiram se todas as palavras estão digitadas corretamente, se foram colocados espaços entre todas as palavras, pois é comum que esses erros aconteçam na digitação. Salve as produções e as imprima. Caso estejam escrevendo à mão, diga para que se esforcem para que as letras estejam bem legíveis, com espaços entre as palavras, pensando sempre na formatação que o poema, neste caso, deve ter, que é em versos.
  • Peça para que as crianças terminem fazendo uma última leitura de revisão.

Materiais complementares: Computadores disponíveis para cada dupla. Dicionários ilustrados, materiais disponibilizados nas aulas anteriores como: lista de rimas, textos poéticos trabalhados em unidades anteriores, materiais dispostos no varal, etc. Poema já rascunhado pelos alunos. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, preenchida previamente pelo professor. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com as crianças sobre o processo de escrita e o produto final.
  • Bom, pessoal, como foi essa etapa de revisão para vocês? Precisaram fazer algumas alterações? Acham que conseguiram deixar o poema que escreveram ainda mais interessante para seus leitores? - É esperado que as duplas tenham feito alguns ajustes em seus textos, levando em consideração, claro, o nível de escrita em que se encontram.
  • Como nós já vimos, os escritores sempre planejam o que vão escrever, fazem um rascunho inicial, revisam e, depois, publicam para o público poder ler. Nós vamos publicá-los na nossa Exposição e vocês o lerão durante o sarau. Por isso, se sentirem que o texto precisa de mais alguns ajustes, podemos fazê-los, mas já passamos pelas etapas mais importantes do processo de escrita e se saíram muito bem.
  • Agora que já finalizamos a etapa da escrita, faremos uma cópia desses textos finalizados para colar nas cartolinas, que serão presas à parede durante a exposição, para que o público possa contemplá-los. Para deixarmos ainda mais interessante, cada aluno fará uma ilustração para acompanhar o poema, para mostrarmos como as pessoas são diferentes e veem a mesma coisa sob perspectivas diferentes.
  • Ambos os integrantes escreveram o texto juntos, fazendo concessões, ouvindo o outro, somando na criação e, agora, vão poder deixar sua marca individual na obra, com as ilustrações diferentes.
  • Vocês vão ensaiar a leitura para a apresentação no sarau, decidindo se acrescentarão outros elementos à performance de vocês, como já vimos nas aulas de oralidade que alguns elementos são importantes, como ritmo, sons, expressões e gestos. Estão animados para apresentarem suas criações ao público?
  • Organize a etapa final, que será a apresentação dos poemas, com a turma, dando tempo para que confeccionem as ilustrações, façam a cópia que ficará exposta, montem os cartazes, ensaiem a performance oral e todo o evento possa ser bem organizado. Durante a organização da programação, pense na apresentação dos textos para o público, valorizando o tema escolhido, que conversa com o respeito à diversidade que consta nos documentos oficiais da Educação Brasileira. Também não se esqueça de compartilhar as tarefas e responsabilidades da organização do evento com seus alunos, permitindo que todos participem de todas as etapas, levando em consideração seus talentos e aptidões naturais.
  • Se for necessário fazer alguns ajustes mais pontuais para a publicação, você poderá analisar com calma e sugerir às duplas posteriormente.
  • Não se esqueça de dar um feedback para todos os alunos, levando em consideração todas as produções, todas as aulas, os aprendizados desenvolvidos e seus esforços no desenvolvimento da escrita.
  • Nos materiais complementares também haverá uma avaliação final, caso queira deixar registrado de maneira mais formal os aprendizados das crianças sobre o assunto.

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