14157
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reproduzindo campanhas publicitárias de conscientização infantil

POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso 29/11/2018
Código: LPO2_06SQA06

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reproduzindo campanhas publicitárias de conscientização infantil

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública/Estudo e pesquisa/ Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Impressão das atividades complementares, impressão da campanha-modelo, impressão da notícia, cartolina para montar o painel, canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade de fazer a leitura de partes escritas dos textos publicitários ou escrever o texto da atividade proposta.

Referências sobre o assunto:

SILVA.;A.; MELO.; K.L.R.; Produção de textos: uma atividade social e cognitiva. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental.(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula em voz alta.

  • Faça algumas perguntas. Estas perguntas são apenas para iniciar o tema geral das campanhas que serão apresentadas. Não há, pois, necessidade de se focar muito nelas:

  • Por que vocês acham que os macacos estão sendo maltratados? (Resposta pessoal.)
  • Já ouviram alguma história sobre maus tratos a macacos? (Resposta pessoal.)
  • Vamos saber que história é esta?

  • Ouça dois ou três alunos e siga com atividade.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou trios, que devem estar sentados em suas bancas.

  • Exponha somente o título da notícia (pode ser escrito no quadro ou exposto numa cartolina ou slide). Esta exposição do título tem por objetivo fazer com que os alunos criem expectativas com relação ao conteúdo da notícia. Peça que leiam e depois compartilhem o que acham que a notícia abordará.

  • Faça a leitura da reportagem completa (disponível aqui) em voz alta. A notícia tem por objetivo contextualizar a temática das campanhas publicitárias que serão trabalhadas nesta aula.

  • Após a leitura faça as seguintes perguntas:

  • Quem é o autor desta notícia? (Espera-se que as crianças percebam que a autoria está vinculada a um jornal, no caso o Jornal Nacional).
  • Qual é o objetivo do texto que a professora acabou de ler? (Espera-se que os alunos compreendam que se trata de um texto diferente das campanhas publicitárias, pois é uma reportagem do Jornal Nacional, cujo foco é informar sobre algo.)
  • Onde poderíamos encontrar esta notícia? (Espera-se que os alunos comentem que ela poderia ser transmitida pela tv ou pelo site do G1.)
  • Pela leitura que a professora realizou, o que vocês conseguiram entender? Que mensagem a notícia está transmitindo? (Espera-se que os alunos identifiquem que trata-se de uma notícia referente à morte de macacos por parte da população que acredita que o animal transmite a febre amarela. Para que eles consigam chegar a esta resposta, você precisa ressaltar alguns trechos da reportagem, tais como:

“O MAIS TRISTE É QUE, DE CADA DEZ CASOS, SETE SÃO DE ANIMAIS MORTOS POR PEDRADAS, PAULADAS, ENVENENAMENTOS E QUEIMADURAS” .

“ ALÉM DOS SAGUIS, ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO, COMO BUGIOS E ATÉ MICOS-LEÕES-DOURADOS, ESTÃO SENDO ALVO DE ATAQUES. MAS OS ESPECIALISTAS ALERTAM: OS MACACOS NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA; SÃO TÃO VÍTIMAS DA DOENÇA QUANTO NÓS.” 

  • Ouça alguns alunos e, em seguida, faça o comentário que a febre amarela é uma doença transmitida pelo mosquito e atinge os seres animais e os seres humanos.

  • Para contextualizar com o gênero textual desta aula faça a seguinte questão:

  • Depois desta análise, qual é a diferença entre este texto que acabamos de ler com as campanhas publicitárias? (Espera-se que os alunos compreendam que a notícia tem um objetivo diferente da campanha publicitária, em que uma quer convencer e a outra quer informar um fato.)

  • Ouça duas ou três crianças e siga para o desenvolvimento.

Materiais complementares: notícia impressa.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue a atividade complementar (disponível aqui) para cada dupla ou trio.
  • Peça, inicialmente, que leiam a atividade e, depois, pergunte se eles entenderam o que é para fazer. Se for necessário, leia o comando, explicando o que está sendo solicitado deles (explique que é para marcar o X no que está incoerente e peça que eles justifiquem o motivo no final). Antes iniciarem a atividade, analise a primeira campanha com eles:

  • Vamos analisar, juntos, a campanha 1. Quem poderia lê-la para a professora? (Solicite que um aluno leia.)
  • Sobre o que a campanha fala? (Ouça um ou dois alunos. Espera-se que eles percebam a temática da febre amarela relacionada aos maus tratos aos macacos. Muitas crianças podem também comentar que está relacionada ao que viram na notícia.)
  • Se formos analisar, então, a temática da campanha com os elementos que ela apresenta, conseguimos perceber alguma coisa errada? (Ouça dois ou três alunos. Espera-se que eles percebam que não há motivos para ter a imagem de uma gato ali.)
  • Isso, então, deveremos marcar um X nos elementos que percebermos que não estão certos na campanha e, depois, explicar o motivo da nossa escolha. Pode ser um texto bem curto nesta explicação.
  • Agora vou deixar vocês fazerem a atividade e daqui a pouco vou corrigir.

  • Dê um tempo para as crianças realizarem a atividade e, em seguida, compartilhe a resolução. Para isso, solicite aos alunos que falem o que eles acharam de errado nas campanhas da atividade. Ouça duas ou três duplas, sempre perguntando se alguém fez diferente e desta forma os alunos farão uma autocorreção à medida que forem comparando as respostas.
  • Em seguida, comente com eles:

  • Depois que encontramos as partes que estão erradas nestas campanhas, se fôssemos arrumá-las, como deveríamos fazer? (Ouça dois ou três alunos. Espera-se que eles comentem que precisariam trocar a imagem do gato por uma do macaco ou do mosquito da febre amarela e no outro texto, mudar o título para algo que esteja relacionado com a campanha em questão).
  • Observem os elementos das campanhas. O que encontramos de semelhante nas duas? (Espera-se que percebam a presença das imagens, de um título/corpo do texto, assinatura/autoria.) Neste momento, além de nomear e identificar as partes, comente sobre a posição usual de cada uma nas campanhas: a imagem geralmente vem em cima ou no centro (à direita ou à esquerda), por ser um importante elemento persuasivo; o título vem geralmente em cima ou no meio (por ser também outro elemento importante para o leitor); o corpo do texto vem, geralmente, no centro, à direita ou à esquerda (ou seja, nunca em cima, nunca o último elemento da campanha); a assinatura/autoria vem sempre embaixo (no centro, à direita ou à esquerda). Retome com eles a aula anterior desta sequência, em que as crianças reorganizaram algumas partes de campanhas, montando-as em uma folha na qual destacava-se sua formatação.
    É importante deixar claro para as crianças que esse layout não é estanque, que pode ser modificado, dependendo do objetivo do autor, mas que, geralmente, a autoria/assinatura/slogan sempre vêm embaixo, a imagem mais no centro, o título mais em cima etc.

5. Se fôssemos, então, reproduzir, corrigindo as campanhas que vimos agora, teríamos que prestar atenção no lugar onde colocaríamos estes elementos, certo? E é isso que faremos na próxima atividade. Vamos, juntos, ver uma campanha e não só identificar o que está errado nela, mas corrigirmos, reproduzindo a campanha de forma correta.

Materiais complementares: Atividade complementar impressa.

Orientações:

4. Entregue a atividade de reprodução (disponível aqui) para cada aluno, leia seu enunciado e faça algumas perguntas (são perguntas retóricas, isto é, você fará para “abrir” os olhos das crianças para a análise da campanha, não precisa, então, solicitar que respondam, mas sim que pensem sobre estas respostas, por isso, vá fazendo as perguntas em seguida):

  • Olhem para campanha desta atividade, observem que ela não está de acordo com os textos publicitários, certo? (Espera-se que os alunos identifiquem a desorganização da campanha, com base na análise feita anteriormente, sobre a posição, usual, dos elementos de uma campanha publicitária.)
  • Que partes desta campanha podemos identificar? Vocês deverão escrever essas partes aí na folha, com a ajuda do seu colega. (Espera-se que os alunos digam que se pode identificar o autor, o texto, o título e a imagem.)
  • Que temática vocês acham que ela está abordando? (Espera-se que os alunos percebam que está falando da campanha de vacinação contra a febre amarela.)
  • Todo o texto da campanha está de acordo com a temática dela? Vocês deverão analisar isso também, para verificar se tem algum erro. (Espera-se que os alunos identifiquem a frase “venha se divertir conosco” como incoerente com a temática abordada. Os alunos precisarão pensar em como arrumar a frase inadequada, tendo em vista que o objetivo não é diversão, mas prevenção ou se vacinar.)
  • Vocês, agora, analisarão com o seu grupo tudo isso que a professora falou e irão organizar a campanha, arrumando os erros que encontrarem, ok?
    Para isso, vocês deverão reproduzir (copiar/desenhar) as partes da campanha na folha correspondente. Lembrem-se que temos que colocar as partes
    da campanha em alguns lugares mais ou menos predeterminados (como vimos na atividade anterior).

Observação: Disponibilize um tempo de 10 minutos para cada dupla e trio fazer a atividade. À medida que os alunos forem fazendo a atividade faça um acompanhamento indo de banca em banca para sanar as dúvidas deles.

Materiais complementares: Atividade complementar impressa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Após a finalização da reprodução das campanhas, será necessário fazer uma socialização, dividida em duas partes:

  • Primeira parte: Solicite, inicialmente, que alguns alunos comentem/socializem a atividade que realizaram (o que modificaram, como ficou a campanha, mostrando-a etc.). Peça que justifiquem o motivo desta organização. Pergunte se todos concordam com a escolha dos colegas, se todos fizeram deste mesmo jeito, encontraram o mesmo erro etc. Corrija algum ponto que perceber que está equivocado. O importante aqui é que haja coerência na correção feita pelas crianças, ainda que ela não fique completamente igual à campanha original. Observe se a versão delas está conseguindo transmitir a mensagem da campanha e se está utilizando os elementos que compõem o gênero textual (título, texto, imagem e autoria).

  • Segunda parte: Depois, disponibilize (ou mostre para a sala) uma versão da campanha 3 completa (disponível aqui). Solicite que os alunos façam comparações com a campanha:
  • Analisando a versão original da campanha 3, o que vocês perceberam que está diferente e igual à reprodução que fizeram? (Ouça alguns alunos.)

  • No final, ouça as impressões dos alunos em relação à atividade feita (se foi difícil, fácil, o que acharam) e faça uma apanhado geral, lembrando aos alunos das partes de uma campanha publicitária e do quanto essas partes contribuem para o objetivo do texto. Monte um painel com as campanhas reproduzidas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Reproduzindo campanhas  publicitárias de conscientização infantil
Finalidade da aula: Reproduzir modelo de texto publicitário destinado ao público infantil adequando-o de modo a contemplar os aspectos regulares (formatação, diagramação, finalidade, imagem) típicos dos gêneros desta esfera de circulação.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP16
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes