Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Revistas e tesouras; campanhas com slogans impressas e atividade de rascunho.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos de 2º ano estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldades de pensar em aspectos ligados à coesão e à coerência necessários para a elaboração do texto. .
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.
___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia em voz alta o título a aula e explique que na aula de hoje será proposto a elaboração de slogan para campanha
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos de no máximo 5 alunos, os mesmo grupos da aula anterior .
- Depois de ter pensado nos elementos que irão compor uma campanha através do roteiro, relembre com eles esses elementos fazendo a releitura da campanha “se liga, me desliga” já trabalhada em aulas anteriores (disponível aqui). Você deve expor essas campanhas de maneira que todos possam visualizá-las, nesse caso, pode imprimir e colar no quadro, pode exibir no slide, ou entregar uma cópia para cada grupo; vai depender dos recursos que você tenha acesso.
- Faça a leitura em voz alta e siga com algumas perguntas para reflexão:
- Vamos observar esta campanha e pensar: qual é a mensagem que ela está transmitindo? (Espera-se que os alunos digam que a campanha transmite uma mensagem de conscientização sobre o cuidado no desperdício de água e energia)
- Quem está transmitindo essa mensagem? (Espera-se que os alunos identifique a autoria é o Grupo Hermes Pardini)
- Para quem foi escrita essa mensagem? (Espera-se que os alunos digam que é para o público em geral que consomem energia e água)
- O que se repete nas três campanhas? (Espera-se que os alunos leiam a frase “Se liga, me desliga”).
- Vocês sabem que parte da campanha publicitária é esta que está se repetindo? (Espera-se que os alunos digam que é o slogan)
- Para quê serve essa parte do texto publicitário? (Espera-se que os alunos digam que é uma frase mote, ou a frase que foi criada para impactar e marcar a campanha)
- Vocês acham que esta frase consegue cumprir o objetivo, ou seja, ela é impactante e marcante? (Resposta livre)
- O slogan é a única parte da campanha? (Espera-se que os alunos digam que a campanha, tem imagem, autoria e texto complementar)
- A imagem está de acordo com a mensagem transmitida? Ou seja, complementa o texto e slogan? (Espera-se que digam que sim)
- Qual a importância do texto “complementar” nesta campanha? (Espera-se que os alunos digam que ele vem reforçar, com exemplos, a necessidade da mudança de hábitos, foco da campanha).
- Vamos identificar a localização de cada item que compõe as peças desta campanha fazendo um círculo à medida que eu for dizendo : onde está o slogan? Onde está a autoria? Onde está a imagem? Tem texto complementar? Onde ele está? ( espera-se que os alunos circulem o slogan “se liga, me desliga”, a autoria localizada no rodapé da campanha, a imagem no meio e o texto complementar ao lado da imagem)
- Após ouvir 3 ou 4 alunos e siga para o desenvolvimento.
Materiais complementares: campanhas com slogans (disponível aqui).
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Após rememorar as partes de uma campanha publicitária, solicite que os alunos peguem o rascunho da aula passada para revisar a escrita dos elementos da campanha e começar a organizar a primeira versão do texto.
- Oriente-os quanto à montagem do texto, não só em relação à escrita, como também em relação ao lugar de cada elemento na folha de rascunho (disponível aqui). Para isso, podemos pedir que eles relembrem a organização dos elementos nas/das campanhas anteriormente vistas (isto é, onde, geralmente fica o slogan, o texto complementar, a imagem, a autoria, etc.). Eles podem, inclusive, revisitar as campanhas anteriores.
- Aproveite e entregue também uma folha de papel em branco para que eles façam o desenho/imagem da campanha separadamente, para que não haja a necessidade de redesenhá-la na versão final. Caso as crianças queiram, também podem procurar em revistas ou na internet imagens para utilizarem em seus textos.
- Abaixo algumas sugestões de abordagem:
- Vamos agora fazer um rascunho da campanha, comecem a pensar na disposição do slogan, da imagem e da autoria. Veja que há um espaço reservado para isso nas campanhas que vimos ao longo de nossas aulas. Onde é que, geralmente, eles ficam mesmo? (espera-se que as crianças digam que o slogan geralmente vem mais no centro, acima; que a imagem vem também em um lugar de destaque e que a autoria, geralmente, está mais abaixo).
- Façam o desenho da imagem da campanha nessa folha que entreguei a vocês a parte para que vocês possam colar na versão final. Lembrem-se de que a imagem deve transmitir a mesma mensagem que a frase, ou seja, eles se completam. Caso queiram, também podemos procurar essa imagem em revistas e/ou na internet (caso você, professor(a), consiga acesso ao computador).
- Escolhida/Feita a imagem e montado o slogan e o texto complementar, não se esqueçam da autoria que pode ser 2º A, B...etc. ou uma logomarca da equipe, como por exemplo: equipe os marketeiros, equipe criart, entre outros. Mãos à obra!
- Observação: reserve um tempo de 20 minutos para os alunos e vá circulando entre os grupos para auxiliá-los no que for necessário.
- Após a elaboração inicial dessa primeira versão, solicite que as equipes troquem suas produções, de forma que eles façam a leitura das produções uns dos outros para fazer supostas correções/comentários/sugestões. Dê um tempo para eles conversarem sobre as trocas feitas.
Materiais complementares: rascunho das campanhas ( disponíveis aqui)
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Feche a aula fazendo algumas observações com os alunos:
- O que vocês sentiram durante a elaboração dessa primeira versão da campanha? (Resposta livre).
- Ao lerem os textos dos amigos, vocês conseguiram perceber coerência na produção feita? Deram sugestões de melhorias? (Resposta livre).
- Na próxima aula iremos fazer uma revisão dos textos das campanhas, pensando na escrita da frase e na organização do texto, para que as campanhas de vocês consigam atingir o objetivo que é conscientizar. Iremos, também, ao produzir essa versão final, refletir sobre o melhor local para divulgarmos nossas produções.
- Recolha a primeira versão da campanha para visualizar as ideias iniciais das crianças e conseguir, na próxima aula, auxiliá-las mais pontualmente na edição e revisão de seus textos.