Atividade para impressão - Mão na massa - Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar
Plano de Aula
Plano de aula: Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo o plano CIE4_0404.
Materiais necessários para a aula: Clipes de papel (50 por grupo, em média), fichas com imagens de seres vivos (podem ser encontradas no material complementar deste plano), tiras de papel sulfite, canetinhas e fita autoadesiva. Caso o clipe de papel seja inviável, é possível utilizar argolas de papel sulfite ou papel colorido. Normalmente, as gráficas disponibilizam material de descarte para as escolas, mediante solicitação. Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Cadeias alimentares e teias alimentares:
https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/food-chains-food-webs
Por dentro das cadeias alimentares:
http://chc.org.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/
Cadeia alimentar:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm#slider-4
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cadeia-alimentar
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que são seres vivos e quais suas necessidades básicas para a sobrevivência. Provavelmente, palavras relacionadas à alimentação sejam mencionadas. Aproveite o momento para relacionar o alimento como fonte de energia para os seres vivos, relembrando conceitos vistos anteriormente. Questione para que servem os elos de uma corrente. Verifique se os alunos conhecem o significado da palavra cadeia enquanto ‘série de elos’, pois provavelmente eles apresentarão o significado mais conhecido que é o de casa de detenção. Apresente o termo cadeia alimentar como o conceito a ser investigado durante a aula.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia para os alunos a história iniciada neste slide. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma:
- Você já viajou para outro estado do Brasil?
- É importante conhecer outras regiões do seu país? De que outras formas isso é possível, além de viajar?
- Já se deparou, em algum lugar, com animais e árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora?
- Por que você acredita que há essa diferença entre os diversos ambientes?
- Com quais animais e plantas você acha que Marina e seu irmão, Pedro, vão se deparar no ambiente visitado por eles?
Contexto
Orientações: Realize a leitura deste slide e faça os seguintes questionamentos:
- Existem diferenças entre a cidade que Marina mora e a cidade que ela foi visitar?
- Qual o significado das palavras flora e fauna?
- Quais as características do sertão nordestino? O que é Caatinga?
- Por que Pedro ficou espantado e fez a pergunta para sua irmã?
- É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos lembrados por Pedro?
- O que Marina pode responder a seu irmão?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo. Sugere-se, se possível, após as respostas dos alunos na primeira pergunta, mostrar uma imagem de São Paulo, Avenida Paulista, por exemplo, e do sertão nordestino, para auxiliar nas respostas das perguntas 3 e 4, tendo em vista que elas não estão contempladas na habilidade do plano, e sim na compreensão do contexto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia as perguntas da questão disparadora para os alunos. Solicite a eles que pensem no local onde esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água, insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual as plantas se encaixam, ou não, nessa classificação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as imagens de seres vivos e os clipes de papel. Demonstre aos alunos uma simulação da “corrente” para que eles percebam a necessidade de deixar um clipe sem imagem. Oriente também a necessidade de encaixar o clipe no círculo da ficha com cuidado. Salienta-se que os clipes não podem ser muito pequenos, pois dificultará a visualização das imagens, devido a distância entre uma figura e outra. Contudo, se não for possível utilizar clipes maiores, aumente o número de clipes vazios entre uma imagem e outra. Tenha em mãos imagens a mais, pois existe a possibilidade de algumas delas serem rasgadas no momento de colocá-las no clipe. É possível também utilizar fita autoadesiva para colar as imagens rasgadas, se for necessário. No momento da montagem das “correntes” (cadeias alimentares), acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Determine para esta atividade o tempo de 12 a 13 minutos.
Com as fichas disponibilizadas no material de apoio, são possíveis as seguintes cadeias alimentares:
1 - flor ? abelha ? pássaro (abelharuco) ? coruja;
2 - grama ? coelho ? lobo-guará ? sucuri;
3 - trigo verde ? gafanhoto ? pássaro ? gavião;
4 - milho ? rato ? cobra;
5 - milho ? preá ? lobo-guará;
6 - capim ? boi ? ser humano;
7 - capim ? zebra ? leão;
8 - flor ? borboleta ? sapo ? cobra ? gavião;
9 - alface ? ser humano;
10 - alface ? caramujo ? sapo ? cobra ? gavião;
11 - folha ? formiga ? tamanduá ? onça.
Salienta-se que essas são possibilidades e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério melhor que atenda a sua necessidade. Entregue para os grupos as tiras de papel sulfite, as canetinhas e a fita autoadesiva. Registre no quadro as cadeias alimentares que vão sendo apresentadas. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:
- O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?
Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo, que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletirem sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Verifique também as cadeias alimentares não apresentadas e após as apresentações pergunte aos alunos:
- O que aconteceria se os seres vivos não pudessem se alimentar uns dos outros?
- Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?
- A maioria dos seres vivos consomem seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?
- E o ser humano? Em que posição ele fica?
Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. É importante salientar aos alunos que as cadeias alimentares apresentadas são terrestres e que a alimentação é transformada em energia. Além disso, pensar que essa energia é transferida de nível a nível. Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente.
Realize questionamentos como:
- O que acontece quando os seres vivos morrem?
- Para onde vai a energia acumulada por eles, após a sua morte?
- Para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?
- Algum outro ser vivo “se alimenta” desses restos orgânicos? Qual?
Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos as ações até chegar ao item chuva de ideias. Entregue para os alunos o material de apoio que encontra-se no próximo slide e também está disponível no material complementar desta aula. Realize a atividade junto com os alunos, pois este é o momento de sistematizar os conceitos aprendidos. Pergunte a eles o que significa o sentido das flechas. Provavelmente, os alunos responderão que indica a sequência da alimentação. Em verdade, a flecha substitui o termo “serve de alimento para”, portanto, segue o fluxo de energia. As imagens deverão ser coladas seguindo o fluxo. O retângulo inferior representa as bactérias e os fungos. Os alunos podem levantar a afirmativa de que eles não estavam na história lida no contexto, retome, então, a questão levantada no momento das apresentações sobre os decompositores. Termine a construção da cadeia alimentar, enfatizando que os decompositores estão presentes em todo o processo, devido à morte e posterior decomposição dos seres vivos. Na sequência, retome o slide ou leia a próxima atividade: chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse caso cadeia alimentar.
Solicite aos alunos que pensem em uma palavra que apresenta o que conseguiram entender sobre as ‘“correntes”. Peça para que lembrem-se sobre o que foi discutido nos momentos em grupo e nas apresentações sobre a organização e função da cadeia alimentar. Peça para que cada grupo diga sua palavra e registre-as no quadro. Os alunos poderão apontar palavras, como: alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Caso algum grupo cite alguma palavra que não esteja relacionada à cadeia alimentar, leve-os a refletir, ativando os conhecimentos que foram adquiridos ou que eles tragam consigo. A partir das palavras registradas elaborem o conceito de cadeia alimentar coletivamente. O conceito deverá ser registrado no material de apoio. Releia a questão disparadora e verifique com os alunos se ela foi respondida. Verifique se os conceitos iniciais foram ampliados. Caso tenha tempo hábil e equipamentos tecnológicos disponíveis, como, por exemplo, o laboratório de informática, como sugestão para aulas posteriores seguem dois links de jogos disponibilizados na internet.
Quem como o quê?
http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias
Jogo Trívia Cadeia alimentar:
https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-trivia-cadeia-alimentar
Sistematização
Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção da cadeia alimentar está correta. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.
Sistematização
Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete o texto dos slides 3 e 4, usando uma apresentação de slides. Provoque o grupo com as perguntas propostas. Apresente a “questão disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa. Procure deixá-los instigados.
Mão na massa
Ainda em videochamada, separe os alunos em grupos. Faça a demonstração sugerida no slide 6.
Produza um único documento colaborativo, via Docs ou Apresentações Google. Deixe disponíveis, em cada slide, algumas das imagens propostas no material complementar, de modo que possam ser arrastadas para o documento.
Envie esse documento para a turma com a orientação do “Mão na massa” e os slides separados por grupos de alunos. Cada slide deve conter o nome/número de um grupo.
Faça as adaptações seguintes: divida as cadeias alimentares por grupos, de modo que cada um forme, pelo menos, duas cadeias. Sugira que os alunos insiram setas para indicarem qual ser vivo se alimenta de quem.
Finalizada essa parte, peça para que visitem os slides de outros grupos, para verificarem as cadeias montadas. Solicite que cada grupo apresente uma sequência montada.
Sistematização
Convide as crianças a partilharem o que descobriram seguindo as orientações dos slides 8, 9 e 10. Apresente a descoberta da aula, explicando o que é cadeia alimentar e explorando a cadeia do slide 9.
Formule conceitos do slide 10 com o grupo, escreva-os em um documento projetado por vídeo e peça aos alunos que registrem.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
Objetivos de aprendizagem
Identificar as relações alimentares entre os seres vivos, através de uma cadeia alimentar de ambiente terrestre, percebendo a existência e a função dos decompositores, produtores e consumidores.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido