
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Teatro
Contextos prévios:
Para o desenvolvimento desta proposta é importante que o grupo já tenha escutado os áudios e conversado sobre os desenhos elaborados no plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários, com a descrição dos cenários e personagens do conto escolhido pelas crianças para produzir a peça teatral. Solicite previamente às famílias doações de roupas e sapatos usados, perucas, chapéus, acessórios variados, painéis, objetos e elementos de decoração de festa infantil que não utilizam mais, para serem aproveitados pelas crianças na caracterização do cenário, figurinos e sonoplastia. Colete também materiais na própria escola de peças teatrais realizadas pela equipe.
Assim como na atividade anterior, vamos utilizar como exemplo o conto A Bela e Fera. Você irá reorganizar o planejamento a partir do conto escolhido por seu grupo. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas
Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários
Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia
Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens
Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar
Materiais:
Sugestão de material previamente coletado para planejamento de:
Cenografia - caixas e cilindros de papelão de diversos tamanhos, tecidos diversos, cortinas usadas, painéis e objetos decorativos, entre outros.
Figurino - fantasias e máscaras de personagens, tecidos, roupas, sapatos e acessórios (perucas, colares, gravatas, chapéus, lenços, etc.).
Sonoplastia - Instrumentos e brinquedos sonoros, materiais de largo alcance como tubos de pvc, latinhas, pedaços de madeira, para serem explorados na produção de efeitos sonoros. Aparelho de som, celular. CDs disponíveis na escola para trilhas sonoras.
Áudio e Livro do conto de fadas escolhido pelas crianças para teatralizar (Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas) e, se tiver disponibilidade, ofereça outras versões do mesmo conto para ampliar as pesquisas. Jogos de montar, massa de modelar, fantasias e fantoches para brincarem nos espaços de atividades autônomas.
Folhas sulfites, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, fitas adesivas e cartolinas.
Espaços:
A atividade ocorrerá na própria sala do grupo. Planeje na sala um espaço maior para a proposta de caracterização do cenário, figurinos e sonoplastia. Componha estações nas quais as crianças irão se movimentar e explorar para conhecer os elementos de uma peça teatral. Organize um varal com itens de figurino: fantasias, tecidos, acessórios etc. Em uma mesa, organize os materiais para planejamento da sonoplastia: aparelho de som e CDs, instrumentos da bandinha, brinquedos sonoros e materiais de largo alcance que produzem sons. Em outro canto, disponha partes de cenários, mobiliários, caixas de papelão de diversos tamanhos etc. Como a proposta é desenvolvida em pequenos grupos, organize outros espaços para as demais crianças estarem em atividades autônomas, como jogos e massinha de modelar. Disponha em outra mesa os livros e materiais de suporte para as produções, como papéis, canetinhas, cola, fitas etc.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1hora e 30 min.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças organizam as ideias de caracterização dos elementos necessários para a montagem da peça teatral? Como planejam sobre a elaboração dos cenários, figurinos e sonoplastia ?
2. Que recursos são sugeridos pelas crianças para a criação dos efeitos sonoros da peça teatral? Como consideram brinquedos e instrumentos, materiais de largo alcance, sons produzidos com o corpo e outros para expressar sons e emoções diversas do conto?
3. Como as crianças usam o corpo para caracterizar as personagens do conto e suas emoções? De que forma exploram as expressões faciais, mímicas e entonação de voz como recursos da representação?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança. Esta proposta oferece possibilidades de escolhas que favorecem o envolvimento de todo o grupo, tanto nas caracterizações do cenário, figurino e sonoplastia, quanto nas atividades autônomas. Favoreça a colaboração e ajuda mútua, propondo que as crianças desenvolvam as atividades em duplas e tendo o cuidado de promover parcerias entre crianças que se identificam e se auxiliam quando aparecem dificuldades.
1
Convide o grande grupo para sentar em roda com você no espaço previamente elaborado com os materiais que serão explorados para a caracterização dos elementos da peça teatral. Compartilhe com as crianças que, neste momento de construção da peça, vocês irão preparar o cenário, figurinos das personagens e a sonoplastia. Para isso você deixou alguns objetos separados para elas conhecerem, explorarem e decidirem o que usar. Retome com as crianças os registros que elaboraram na atividade Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários e as descrições que fizeram dos cenários e das personagens da história por meio dos áudios e desenhos. Conversem sobre o que elas conhecem a respeito de cenário, figurinos e sonoplastia. instigando-as a pensar sobre estes elementos de uma peça teatral.
2
Convide as crianças para conhecerem os materiais de cada estação que você organizou. Diga que, durante a exploração dos objetos, elas precisam pensar em todas as coisas que já conhecem a respeito do conto de fadas A Bela e a Fera, para identificarem objetos que podem ser usados e em qual momento da história. Percorram juntos as estações, conversando a respeito dos materiais. Fomente as ideias da turma com comentários e perguntas a respeito dos objetos disponíveis. Passando pela estação de “figurino”, pode dizer: “O que temos aqui? Em que usamos esta coisa no teatro? Vejam este tecido florido, para que ele vai servir? Aqui tem roupas, sapatos, perucas e estes enfeites que vocês trouxeram de casa, de que forma vamos usar tudo isso?” Passando pela estação da “sonoplastia”: “E estes instrumentos e objetos sonoros, como vamos usar na nossa peça?E pela estação dos “cenários”: “Vejam este painel, que local que se passa a história que podemos usá-lo?” Esteja atento às observações e falas das crianças para conversarem mais a respeito no momento de produção nos pequenos grupos. Mostre os materiais de suporte para as produções, como papéis, canetinhas, cola, fitas, e combine que solicitem caso necessitem de mais algum material.
3
Após a exploração inicial das estações, retome o grande grupo e partilhe com as crianças que poderão escolher que elementos do teatro desejam elaborar. Proponha que se organizem em pequenos grupos conforme suas preferências e decidam juntos como garantir que tenha crianças para cada trabalho, pois a peça teatral precisa ter todos estes elementos.Auxilie na formação dos grupos, para que as crianças que necessitam de apoio encontrem parcerias produtivas e se ajudem. Diga que você já deixou um espaço preparado na sala com atividades que são capazes de realizar sozinhas, enquanto você estará com um pequeno grupo por vez. Faça combinados com as crianças para que as atividades fluam com tranquilidade, como, por exemplo, falar gentilmente com o colega se quiserem usar ou mexer em algum objeto que ele estiver usando. Os momentos entre professor e pequeno grupo para o planejamento e produções do cenário, figurino e sonoplastia, acontecerão no decorrer da semana, podendo se estender por mais dias, para que o professor dê atenção e auxílio necessários a cada grupo. Você pode definir com as crianças quais atividades autônomas irão realizar e selecionar os materiais que irão precisar. Combine que, quando os pequenos grupos tiverem terminado de elaborar os elementos da peça teatral, vocês terão um momento para que cada grupo apresente suas produções.
4
Com os pequenos grupos definidos, acompanhe um grupo enquanto os outros fazem as atividades autônomas. Reúna-se com as crianças em torno dos materiais de cenário. Exponha o livro de contos de fadas selecionado por elas na atividade Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas, e outras versões, se tiver disponível, para o grupo visualizar e explorar as possibilidades de encontrar materiais parecidos com o que a ilustração da história propõe. Tenha o áudio do conto e aparelho para reproduzí-lo, caso as crianças desejem ouvir novamente a história ou alguns trechos.Retome os registros e descrições elaboradas nos planos anteriores para lembrarem dos locais em que a história acontece. Problematize sobre quais precisam ser representados e o que podem usar para isto. Combinem o que cada criança do grupo ficará responsável por fazer. Sugira que atuem em duplas ou trios, para produzir diferentes cenários, cada parceria fica incumbida de organizar um. Por exemplo, a casa do pai da Bela, a sala do castelo da Fera, o jardim ou a biblioteca da Bela. Converse com as crianças sobre as possibilidades de uso dos materiais disponíveis para que planejem como vão utilizá-los.
Possíveis falas do professor: A Bela usa um espelho para ver seu pai. Como não temos este objeto, alguém tem alguma ideia para fazermos um? O que vocês acham destas caixas, nós precisamos de uma mesa para o jantar da Bela e da Fera, elas podem servir? De que jeito?
5
Convide o grupo que vai elaborar o cenário para explorar os objetos e criar os locais de cena onde a peça irá acontecer. Enquanto elas exploram os materiais, dialogue sobre os cenários que precisam elaborar. Observe, perceba suas necessidades de apoio propondo auxílio entre o grupo e faça intervenções, problematizando as ações das crianças para que pensem em elementos importantes para caracterizarem os locais da história, o que precisam buscar ou produzir.Uma alternativa interessante para compor um cenário de forma simples é utilizar alguns panos de cores escolhidas de acordo com o ambiente que se quer criar e as próprias crianças compõem e representam os elementos do cenário, como árvores, flores, pedras, animais etc. Desenhos realizados pelas crianças em A3 podem fazer composições, com destaques para algumas partes dos locais em que se passa a história. Organize com as crianças combinados sobre a produção dos cenários, indicando o que já está pronto e onde será guardado, o que falta concluir que será feito em outro dia e o que precisam antecipar para terminar. Por exemplo, que locais temos prontos? A sala do castelo? O jardim? O que ainda precisamos fazer? Onde podemos conseguir o que falta?
6
No momento de elaborar com outro pequeno grupo a caracterização dos figurinos das personagens, reúna-se com as crianças em torno dos materiais disponíveis para figurinos. Recorde com o grupo quais personagens aparecem no conto e as descrições que já realizaram no desenvolvimento do plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários desta sequência. Faça uso dos livros com o conto de fadas, dos registros e dos desenhos e áudios que as crianças elaboraram para contextualizar as personagens. Diga que agora é o momento do grupo montar os figurinos para a peça teatral, explorando as possibilidades ao combinar e experimentar as peças de roupas, sapatos, echarpes, chapéus, perucas, entre outros materiais, coletados com a colaboração das famílias.
7
Durante a exploração e seleção dos materiais, as crianças experimentam as roupas, os acessórios e brincam de ser as personagens da história. A ordem para a caracterização é improvisar de forma espontânea e simples, utilizando as roupas e adereços disponíveis, sem necessidade de pintura no rosto ou máscaras. A proposta consiste em organizar uma estrutura cênica em que o destaque está na encenação das crianças. Registre as manifestações e narrativas para aproveitá-las nas próximas atividades desta sequência, como na produção do roteiro onde serão definidas as falas das personagens. No final das caracterizações, proponha ao grupo que deem sugestões de como será registrada a forma que eles construíram os figurinos das personagens, para poderem compor novamente no dia da apresentação da peça. As crianças podem oferecer diferentes possibilidades, como: desenhos ou fotografias dos colegas vestindo os figurinos prontos ou separar cada figurino em cabides com o nome da personagem. Decida com as crianças o que elas preferem fazer e auxilie-as neste registro e organização.
8
Para elaborar com o último pequeno grupo a sonoplastia para a peça teatral, convide as crianças para a estação com os objetos que podem ajudar na sonorização de alguns elementos do conto e na escolha da trilha sonora.Diga que elas vão pensar como acrescentar sons e músicas à história da nossa peça teatral. Sugira que escutem novamente o áudio do conto de fadas (utilizado no plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários ) e diga que você fará paradas estratégicas para observarem situações na história que podem ser sonorizadas. Proponha que sinalizem onde acham que precisam marcar a história com algum som ou música, nas mudanças de ambiente, nos barulhos de algum objeto ou animal, nas emoções das personagens etc.
9
Após apontarem essas marcações, subdivida o grupo para que, em duplas, cuidem da produção da sonoplastia. Algumas duplas exploram livremente os materiais para investigar os sons que produzem, selecionar e decidir o que vão usar para realizar os efeitos sonoros que precisam. Acompanhe as experiências das crianças ao testarem os instrumentos e objetos. Problematize as situações que elas sinalizaram para serem demarcadas com sons e instigue-as a explorarem as diversas possibilidades sonoras que mais combinam com o efeito que desejam. Lembre-as que é possível utilizar também sons produzidos com o próprio corpo. Podem gravar o efeitos sonoros que produziram ou combinar como farão a reprodução no momento do teatro. Outras duplas selecionam a trilha sonora a partir de algumas músicas (CDs ou gravações) oferecidas pelo professor, como uma valsa para o momento de um baile, a música específica de um personagem e um rock pop para dar um ritmo inovador ao conto. As crianças ouvem e selecionam suas preferências para a apresentação.
Possíveis ações das crianças nesse momento: Ao explorar os cocos, uma criança relaciona seu som com o trote do cavalo e outra pega um sino da bandinha para ser a campainha do castelo da Fera.
Para finalizar: Após todos os pequenos grupos terem concluído a proposta, organize um momento para que cada um conte o que elaborou e como foi feita a construção de cada elemento da peça. As crianças que construíram os figurinos podem ficar caracterizadas, outro grupo mostrar os cenários preparados e o grupo da sonoplastia apresentar as músicas gravadas ou promover um reconto da história. Nesse momento de interação, as crianças, espontaneamente, podem criar pequenas cenas da peça teatral, representando alguns movimentos e trazendo algumas falas das personagens. Após cada pequeno grupo apresentar sua produção, diga para o grande grupo comentar, fazer sugestões e pensar no que está faltando providenciar para acontecer a apresentação teatral. Enquanto as crianças apresentam suas produções, faça registros fotográficos deste momento, para compor o painel de roteiro de ações da peça teatral iniciado no plano “Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas”.
Conforme citado no decorrer do plano, as caracterizações do cenário, figurinos e sonoplastia, acontecerão em mais de um dia, para que você possa acompanhar a construção das crianças e dar atenção adequada a cada pequeno grupo. Se alguma criança manifestar interesse em participar dos três momentos de apropriação dos componentes da peça teatral, fique aberto a isto para propiciar que ela se encontre no assunto que mais se identifica. Conforme as produções vão sendo realizadas nos pequenos grupos, organize um canto da sala com os elementos já criados, para que todas conheçam, sugiram coisas e possam colaborar com os outros grupos.
Elabore com o grupo um bilhete para fazer uma campanha com as famílias e toda comunidade escolar solicitando doações de materiais necessários para a realização da proposta desta atividade. Aproveite para contar como anda a montagem da peça teatral, o que já fizeram e os passos que ainda terão.
Apresente a proposta
Esta sequência de atividades apresenta como proposta a construção de uma peça teatral a partir da escolha de um conto de fadas preferido pelas crianças. Nessa adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a escolher uma história para encenar, brincar, escolher figurinos etc. Para tanto, é importante que você conheça o repertório de histórias do seu grupo. Selecione previamente imagens sobre teatro e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Vocês já foram ao teatro com suas famílias?
- O que vocês podem me falar sobre uma peça de teatro?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. A partir dessa troca, mostre as imagens e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Dialogue sobre como se constrói uma apresentação, como se definem os personagens, suas falas, suas roupas, cenários etc. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las na construção da peça teatral. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre uma peça de teatro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar de forma que elas possam aprender, brincar e interagir com seus familiares de maneira agradável. Você pode ainda compartilhar outras imagens, vídeos ou apresentações que remetam à produção de uma peça para engajar as famílias e, se possível, alguns livros que fazem parte do acervo das crianças, combinando como isso poderá ser feito.
Adaptações necessárias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral", as famílias serão convidadas a escolher, de acordo com a repertório das crianças, uma história ou conto conhecido para encenar.
No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, as famílias serão convidadas a ler ou contar a história escolhida na atividade anterior, e discutir quais são os locais e as pessoas que fazem parte da história escolhida para a encenação.
No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, as famílias serão convidadas a escolher, antecipar e coletar materiais que possam servir para montar cenários e figurinos da história escolhida.
No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, as famílias serão convidadas a brincar de faz-de-conta com a história escolhida, compreendendo o roteiro e a sequência das falas da peça.
No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, as famílias serão convidadas a incentivar as crianças nas decisões sobre a apresentação e preparar com elas uma encenação para os membros da família.
Sugira às famílias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral”, convide pais e responsáveis a dialogar com as crianças sobre que histórias podem ser dramatizadas em forma de teatro. Sugira que se apoiem em história conhecidas ou de livros que possuam em casa, e que, coletivamente, possam fazer uma breve votação de qual história querem dramatizar. É possível que, enquanto conversam, falem sobre alguns personagens, brinquem, criem suas próprias histórias, façam pequenos recontos de histórias que já conhecem etc. Proponha que os adultos instiguem as crianças a construir esses pequenos enredos e incentivem as brincadeiras que possam surgir.
No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, convide pais e responsáveis a organizar um momento de contação ou leitura de histórias com as crianças. Peça para que narrem a história escolhida para a encenação. Sugira que organizem, junto com as crianças, um espaço aconchegante, com cabanas e almofadas, se possível, e que incentivem a participação ativa das crianças durante a história, conversando sobre personagens, locais, falas e enredos que fazem parte dela, podendo propor desenhos sobre eles.
No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, convide pais e responsáveis a explorar as possibilidades de materiais que podem servir para a caracterização dos personagens da história e para montagem de possíveis cenários, como roupas e sapatos usados, perucas, chapéus, acessórios variados, objetos e elementos de decoração de festa infantil que não utilizam mais etc. Proponha ainda que decidam juntos os materiais e quem vai representar cada personagem da história, possibilitando que as crianças participem das escolhas e incentivando-as a brincar com os figurinos e objetos coletados. Sugira que adultos e crianças brinquem juntos, propondo um faz-de-conta da história.
No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, convide pais e responsáveis a brincar de faz-de-conta, encenando a história com os materiais, figurinos e personagens definidos. Sugira que conversem com as crianças sobre onde vão brincar e como podem organizar o local de modo que se pareça com o ambiente retratado na história, e que agrupem objetos e figurinos em uma brincadeira que pode ou não compor a narrativa original.
No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, convide pais e responsáveis a pensar sobre como poderiam organizar uma encenação da história escolhida. Proponha que ouçam as hipóteses das crianças e decidam juntos onde e quando acontecerá a encenação, quem são as pessoas que vão assistir – podendo inclusive ser uma apresentação virtual para membros distantes da família. Sugira que separem os figurinos que queiram usar. Muitas ações podem derivar desse planejamento inicial, como ensaios, produção de convites, organização do local da apresentação etc. Sugira que as famílias acolham o interesse das crianças, seguindo e dando sugestões.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar com você registros do processo, como fotos e vídeos das crianças brincando, interagindo, encenando etc. Uma sugestão é gravar um vídeo curtinho e enviá-lo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam apreciar as expressões criativas umas das outras. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos sobre apresentações e encenações de teatro.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria de Lourdes Carvalho Pereira
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Traços, sons, cores e formas. Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Abordagem didática: O mundo das brincadeiras de faz-de-conta, da criação estética, próprio da literatura e de outras artes, convida as crianças a brincar com a imaginação e entrar no universo da ficção, experimentando outras possibilidades comunicativas em que práticas da oralidade, tais como falar e ouvir, se constituem. Quando pequena, a criança vive mergulhada no mundo da fantasia, revelando a beleza da criatividade e da imaginação que somente ela possui. Por meio das situações dramáticas e teatrais, as crianças podem aprender a se conhecer, a revelar e aprimorar múltiplas formas de expressão, a ampliar o repertório cultural e a manifestar a criatividade e imaginação.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: