Plano de Aula

Plano de aula: Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta é importante que você já tenha explorado previamente a parlenda com as crianças. As parlendas são pequenos textos que trazem rimas. Elas fazem parte da tradição oral, seu ritmo envolve e convida para brincadeiras divertidas. Sua riqueza possibilita a criação de contextos de aprendizagens diversos. Para brincar, você pode propor que as crianças cantem, façam gestos e usem materiais diversos para fazer sons, por exemplo. É importante, ainda, pesquisar formas culturais de brincar com as parlendas. Elas atravessam gerações e estão carregadas de possibilidades de aprendizagens.

Materiais:

Cartaz, marcador gráfico (caneta, giz de quadro) ou quadro para acolher a listagem de palavras, em tamanho que todo o grupo tenha acesso visual.

Preveja a escrita de um cartaz com a parlenda em letra de fôrma maiúscula (caixa alta) ou digitada com uma fonte legível.

Acessando o link, você visualizará um exemplo para o cartaz.

Como a atividade prevê dividir a turma, algumas crianças estarão envolvidas em outra ação. Por isso, separe outros materiais para elas. Algumas sugestões: papel cartolina tamanho A4, giz de cera, massinha pronta, palitos, pedaços de barbantes, pequenos pedaços de madeira, jogos de encaixe e livros.

Espaços:

Planeje que esta proposta para ser desenvolvida em sala. Organize as crianças em grupos de até oito componentes, fazendo um revezamento entre elas, de forma que todas possam se envolver. Para isso, preveja no espaço uma atividade que o grupo já realiza com autonomia, por exemplo, jogos de encaixe ou massinha, para que as crianças estejam envolvidas, enquanto um dos grupos estará com você .

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais hipóteses as crianças estão trazendo na tentativa de leitura da parlenda?

2. Para a construção das rimas, as crianças apoiam-se em letras ou em sons conhecidos? De que forma?

3. Quais são as formas de interação do grupo? Como as crianças ajudam umas às outras na composição da lista de rimas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Facilite a participação de todos na elaboração da lista, propondo alternativas para a contribuição individual e traçando estratégias para que uma criança ajude a outra. Lembre-se de que são crianças pequenas e que a proposta é que tenham acesso à linguagem escrita e suas sonoridades por meio da parlenda, portanto, incentive descobertas, de forma que o envolvimento seja brincante, numa relação em que as crianças testem possibilidades sem preocupações com erros ou acertos.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Conte para as crianças que serão desenvolvidas atividades diferentes hoje e que elas estarão organizadas em grupos. Diga que, enquanto um estará com você vivenciando a experiência com uma parlenda, outro vai brincar com jogos de encaixe. Depois, eles vão trocar. Assim, todo mundo vai participar.

Na sequência, organize as crianças e convide-as para ir ao espaço escolhido. Quem ficar com você deve sentar em roda. Comente que hoje você trouxe uma parlenda já conhecida. A partir da escrita, elas vão fazer descobertas sobre o texto. Instigue-as a questionar qual parlenda está escrita ali. Acolha as percepções e as hipóteses das crianças, de forma que se sintam livres para falar sobre suas experiências.

Possíveis falas do professor: Hoje eu trouxe uma parlenda que vocês já conhecem. Ela está escrita nesse cartaz. Vamos tentar descobrir qual parlenda é? Olhem o título dela. Há letras conhecidas? Será que pelo título a gente descobre que parlenda é essa?

Possíveis falas e ações das crianças: É possível que muitas queiram levantar e falar a parlenda, incentive as falas, permitindo que explorem o texto.


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Após acolher as hipóteses das crianças, sugira que façam a leitura da parlenda. Leia com elas em voz alta, dando ênfase às rimas e brincando com o texto. Depois, leia vagarosamente, passando o dedo por cada linha do texto, para que as elas possam ter pistas da relação dos sons com a escrita.


3

Convide as crianças para fazer uma leitura diferente da parlenda, incentive-as a ler o cartaz utilizando vozes diferentes (alta, baixa, com voz de monstro e outras). Acolha ideias delas para criar essas vozes.

Possíveis falas do professor: Vamos ler essa parlenda e brincar com os sons que ela tem? Vamos ler com uma voz diferente? Vamos ler com voz de monstro? Como mais podemos ler essa parlenda?


4

Após esse momento de leitura, pergunte para as crianças se encontraram palavras com escrita ou sons parecidos. Conforme forem falando, grife ou circule as palavras no cartaz. Instigue-as a pensar sobre o que faz com que os sons das palavras sejam iguais.

Possíveis falas do professor: Pessoal, gostei de ver vocês lendo a parlenda. Durante a leitura vocês encontraram palavras parecidas? Por que vocês escolheram essas palavras? O que elas têm de igual? Em que parte da palavra elas ficam iguais? Quem pode me dizer quais palavras terminam com o mesmo som? Vou circular essas palavras que vocês disseram.


5

Após a exploração das palavras no texto da parlenda, pergunte às crianças se elas conhecem outras palavras que terminam com os sons lidos. Incentive-as a descobrir novas palavras. Fale que você vai anotar as novas palavras , fazendo uma lista de rimas.


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Ao terminarem a lista, leia as palavras para as crianças e recite a parlenda com a turma, substituindo palavras da parlenda por outras que as crianças falaram. Vá brincando e rimando com as novas palavras.

Possíveis falas do professor neste momento: Que tal agora fazermos uma mudança, colocando as palavras que estão aqui na lista no lugar das palavras que marcamos na parlenda? Vejam, primeiro vamos usar a palavra campeão, depois a palavra babão e por fim, a palavra balão. A parlenda vai ficar assim: Rei, campeão, soldado babão, moça bonita do meu balão.


7

Lembre ao grupo que, conforme combinaram no início, agora é a hora de trocar os grupos, para que as outras crianças possam brincar de rima também. Informe às crianças que elas vão fazer uma atividade de massinha ou brincarão com jogos. Conte ainda que, quando faltarem dez minutos para o encerramento da atividade, você avisará para que a turma comece a organizar os materiais.


Para finalizar:

Quando os dois grupo tiverem vivenciado a atividade, reúna todas as crianças e converse com elas sobre como foi vivenciar a brincadeira e criar novas rimas para a parlenda.

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