Atividade para Impressão - Parlenda Rei, capitão - EDI3_21UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Fazendo rimas a partir de uma parlenda
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O Eu, o nós e o outro; escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Transversal:
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática: O universo sonoro fascina as crianças! Elas estão sempre interessadas nas rimas, na descoberta de novas palavras, nas sonoridades que lhes parecem estranhas, nas palavras cumpridas ou muito curtas, nos ritmos e cadências dos textos. Tal encantamento é uma das chaves para que o processo de letramento das crianças seja rico e para que elas se interessem em adentrar cada vez mais no mundo das palavras. Nesta aula, vamos conhecer diferentes propostas que vincularão as crianças positivamente a este universo, além de torná-lo acessível a elas.