Atividade para impressão- tabela de plano de atividades do dia- EDI3_25UND04
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando o tempo
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é necessário que as crianças já tenham tido conversas anteriores sobre o tempo, o calendário, a rotina do dia e o tempo que leva cada atividade.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo outras formas de medidas
Materiais:
Organize os materiais necessários para propostas que façam parte da rotina diárias das crianças. É fundamental que as propostas previstas por você sejam aquelas que as crianças vivenciem com autonomia. Sugerimos exemplos como quebra-cabeça, jogo de tabuleiro, brincadeira de faz de conta, jogos de construção etc. Providencie a impressão de uma tabela para cada grupo de crianças (você pode acessá-la aqui)
Ela irá acolher as escolhas de organização de tempo que o grupo fará.Preveja canetas coloridas, referente as cores de legendas de atividade da tabela, para que cada pequeno grupo utilize nos registros. Se possível, deixe um relógio a vista e considere usar uma máquina fotográfica, papel e caneta para fazer registros das relações das crianças ao longo do dia. Sugerimos que disponibilize fotos ou imagens que ilustrem as atividades da rotina para apoiar a construção das crianças em relação a organização da tabela de planejamento.
Espaços:
Preveja que a atividade começará com o grande grupo reunido em roda. Depois, as crianças serão organizadas em 4 pequenos grupos que farão escolhas de como vivenciarão a sequência de atividades do dia. No final, reúna todos em roda novamente.
Para compor os grupos, considere competência complementares entre as crianças, como, por exemplo, a diversidade de liderança, organização e conhecimentos relativos à leitura. Assim, uma criança apoiará a outra. Preveja que o ambiente deverá ser organizado de tal forma que as atividades ocorrerão simultaneamente e ficarão disponíveis ao longo do dia.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 01 hora (40 minutos para a roda inicial e 20 minutos para roda final).
Perguntas para guiar suas observações:
1. Ao registrarem o planejamento das atividades escolhidas, o que as crianças expressaram? Quais trocas e apoios entre si foram sugeridos?
2. De que forma respeitaram suas decisões ao longo do dia? Como demonstraram perceber as implicações de escolher uma atividade ao invés da outra? O que revelou isso?
3. Como foram suas percepções relacionadas ao tempo durante o dia? Manifestaram perceber que alguma atividade estava demorando muito ou que acabou rapidamente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Disponibilize fotos ou imagens
das atividades para ajudar na visualização na hora de registrar na tabela. Incentive que uma criança ajude a outra na reflexão e decisão de como será o planejamento do dia.
O que fazer durante?
1
No começo do dia, convide as crianças a sentarem na roda com você e diga que a proposta é que elas, em pequenos grupos, façam um plano de atividades do dia, no qual selecionarão dentro do tempo como preferem vivenciar as atividades propostas. Diga que preparou uma tabela para que os grupos registrem suas escolhas. Entretanto, mostre que há alguns momentos fixos, já registrados na tabela, que serão aqueles em que todo o grupo estará junto, tais como roda inicial, lanche e parque.
2
Apresente a tabela e fixe-a na parede. Leia o que está escrito, as atividades que elas poderão escolher, a ordem com os horários e os momentos que estarão todos juntos. Revele a legenda, dizendo que as crianças seguirão as cores indicadas e pintarão na tabela o tempo e a atividade escolhidos. Fale que cada grupo receberá uma tabela e canetas referentes a legenda. Entretanto, considerando a melhor estratégia para o grupo, você pode adaptar este momento com imagens de atividades, fichas escritas com os nomes das atividades ou outras que julgar interessante para as crianças. Poderá também pedir que escrevam as atividades. Contudo, não perca de vista o objetivo de que o grupo faça a organização de tempo das vivências do dia.Possíveis falas do professor neste momento: aqui está a tabela que vamos usar para organizar o nosso dia. No número 1 está escrito RODA (aponte), esta é a atividade que estamos vivenciando. No número 3 está escrito LANCHE (aponte), estaremos todos juntos, assim como no 4, que está escrito PARQUE (aponte) e no 7, que está escrito RODA (aponte). No número 2 (aponte), número 5 (aponte) e no número 6 (aponte) vocês decidirão as atividade que vão querer vivenciar. E aqui está a legenda. Em frente de cada cor está escrito as propostas de atividades do dia de hoje. Vejam, a cor vermelha representa jogos de tabuleiro. O grupo que escolher brincar primeiro com o jogo deve pintar este espaço aqui da tabela com a cor vermelha.
3
Ainda na roda, acorde que todas as atividades serão de 30 minutos e que você avisará 5 minutos antes de terminar, para que as crianças organizem os espaços e troquem de atividade.Sempre que forem iniciar uma proposta dentro da sala, e caso tenha um relógio de ponteiros acessível, mostre-o às crianças. Em especial, apresente o ponteiro que marca os minutos, mostrando onde ele está e onde ele deve estar quando a atividade for encerrada. Desta forma, o professor ajudará as crianças a notarem o movimento da passagem do tempo pelo relógio e a terem mais um indicador para se auto regularem em relação a duração das atividades.Chame-as individualmente para a composição dos pequenos grupos. Entregue a tabela e indique o local para acomodarem-se, conversarem e decidirem sobre como farão suas escolhas. Após todos os grupos acordarem sobre o planejamento de atividades do dia, convide as crianças para vivenciarem suas escolhas.
Possíveis falas do professor neste momento: ao observar que um grupo está enfrentando desafios para a escolha, pois algumas crianças preferem vivenciar mais uma proposta do que outra, você pode se aproximar e dizer: Pessoal, vejam que há mais tempo destinado aqui na tabela. Vocês não precisam escolher apenas uma atividade. Quem sabe vocês não podem entrar em acordo e no segundo tempo escolherem uma enquanto no terceiro, outra.
4
Enquanto as crianças estão realizando as propostas, circule entre os grupos a fim de observar, registrar e apoiar, quando necessário. Ao longo das vivências, instigue-as a perceberem que o tempo está passando. Quando perguntarem sobre quanto tempo falta, questione o grupo sobre onde podem obter essa informação. Caso ninguém lembre de olhar o relógio, consulte-o você mesmo na frente das crianças para dar a informação solicitada e incentive que consultem a tabela fixada para que se organizem. Observe as percepções de tempo das crianças e como lidam com as escolhas decididas no início do período. Ao observar que tem um grupo que não sabe o que tem que fazer na próxima atividade, você pode sugerir olhar o registro que fizeram na tabela.
5
Após vivenciarem seus planejamentos, reúnaas crianças na roda a fim de investigar junto ao grupo as percepções sobre a proposta.O que acharam? Gostaram de planejar o dia? O que não gostaram?Como se sentiram em poder decidir o que fazer? Ao longo do dia, ficaram com vontade de fazer outras coisas? Como resolveram essa questão? Retome as tabelas, pergunte se deu tudo certo. Se não deu, por que aconteceu? As propostas tinham todas o mesmo tempo, vocês sentiram diferenças de uma atividade para outra? Tiveram a sensação que algumas demoraram mais e outras menos? Por que será? Como foi consultar o relógio? Ajudou? Como?
Para finalizar:
Após a conversa, combine com as crianças que, caso queiram, podem repetir a atividade em um outro dia.
Desdobramentos
A percepção do tempo é uma construção gradativa e um desafio para as crianças. Sendo assim, elas precisam vivenciar situações potentes para que, dia a dia, encontrem maneiras de perceberem e se relacionarem com o tempo. Considere repetir algumas vezes esta proposta, ampliando os contextos de aprendizados e inserindo marcadores de tempo diversos. Aproveite o uso do relógio para cotidianamente utilizá-lo como meio de consulta e combinados com as crianças.Após vivenciar alguns planejamentos em pequenos grupos, você pode propor construções individuais, ou seja, cada criança com a sua própria tabela.
Engajando as famílias
Compartilhe em um mural os planos de atividades do grupo. Insira falas, expressões e fotografias que registrou das crianças ao longo do dia, convidando os familiares a apreciarem e entenderem mais sobre as conversas que estão realizando a respeito do tempo.
Apresente a proposta
Grave um vídeo lembrando as crianças da rotina diária de brincadeiras e atividades que têm na escola, e mostrando a rotina delas. Diga que essa é uma forma de planejar o tempo e que teve uma ideia. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal planejarmos nosso tempo em família?”
Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para que planejem uma rotina de brincadeiras com as crianças, que pode ser diária ou semanal.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a conversar com as crianças sobre a organização e o planejamento do tempo, montando uma rotina de brincadeiras diárias ou semanais, como preferirem. Sugira que convidem as crianças a registrar uma rotina a partir de uma conversa sobre o calendário e sobre suas tarefas preferidas do dia, por meio de desenho e escrita espontânea, para organizá-las. Elas podem se apoiar num relógio para pensar sobre a marcação do tempo. Sugira que construam suas rotinas, podendo desenhar e decorá-las com recortes diversos.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas rotinas de brincadeiras com as crianças por meio fotos ou vídeos, de modo você possa compartilhá-las depois com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo, e ampliar o repertório das famílias para a construção de suas rotinas. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por número ou escrita espontânea) em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática:
Colecionar objetos é uma maneira lúdica de promover diversas aprendizagens relativas às relações interpessoais, ao conhecimento matemático e às atitudes de cuidado e preservação. Enquanto colecionam, as crianças se deparam com situações problematizadoras contextualizadas, relativas à noção de quantidade, identificação e sequência numérica, contagem, soma, divisão, etc. Elas também aprendem a ser cooperativas e responsabilizar-se por suas coleções. Esta é uma abordagem que potencializa as aprendizagens, a partir do protagonismo da criança em interações diversas.