Plano de Aula

Plano de aula: Não confunda! Uma Brincadeira com Rimas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É necessário que você conheça previamente o livro “Não Confunda”, de Eva Furnari. Leia-o algumas vezes, buscando conhecer as rimas e as brincadeiras, percebendo a sonoridade das palavras e o jogo poético entre as comparações e confusões intencionais propostas e ilustradas de forma cômica. Há, propositalmente, uma brincadeira entre figuras e palavras, que sugere uma leitura leve e com muito humor. Identifique palavras que as crianças possam não conhecer e procure seus significados para enriquecer o entendimento da obra. É provável que as crianças se confundam ao inventar novas rimas, ora fazendo aliterações (sons iniciais parecidos) ora dizendo palavras que se combinam do ponto de vista semântico (bom/mau; ave/passarinho). Isso é comum e esperado nesta faixa etária e poderá ocorrer sempre, mas, em especial, se for uma primeira experiência com rimas a partir da leitura de um livro rimado, como é o caso desta proposta.

Materiais:

Para esta proposta será necessário o Livro “Não Confunda”, de Eva Furnari, Editora Moderna.

Espaços:

Antecipe um espaço em que o grupo de crianças se sinta confortável e acolhido para a leitura. Proporcione que o livro fique visível para todas as crianças. Esta proposta oportuniza brincadeiras com o corpo, portanto, é importante garantir que as crianças tenham um espaço de expressão, no qual possam olhar umas às outras.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças observaram a leitura do livro? Quais pistas deram que revelam que a estratégia que você usoudespertou o interesse delas? Olham atentamente para o livro? Comunicam com os colegas trocando ideias? Falam sobre as rimas?

2. Como se manifestaram durante a brincadeira que a autora fez com as rimas? Interessaram-se pelas rimas? Quais expressões corporais usaram para revelar sentimentos e interesses sobre a brincadeira com as palavras? Elas se divertiram? Demonstraram espanto? Surpresa? Graça?

3. Quais comentários as crianças fazem em relação às rimas, à brincadeira poética, às divertidas ilustrações e sua relação com o texto?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se as crianças estão envolvidas com as rimas e brincadeiras que a autora faz com as palavras. Fique atento às manifestações corporais, à participação oral, ao olhar das crianças e interação com o livro. Caso perceba que alguma criança nãoestá envolvida ou dispersando-se com facilidade, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a leitura, como convidá-la a ficar mais próxima de você ou sentar-se perto dela.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grupo para se acomodar de forma confortável e conte que hoje você trouxe um livro cheio de rimas e engraçado, com muitas brincadeiras feitas pela autora. Apresente o livro, dividindo com as crianças os elementos que compõe a capa e compartilhando que a autora do livro também criou as ilustrações. Proponha que as crianças expressem suas hipóteses sobre o título da obra e sobre a capa, propondo que falem sobre a expressão “Não Confunda” e os desenhos que estão na capa.

Possíveis falas do professor: O que vocês vêem na capa? Por que será que esse livro chama “Não Confunda”? Que tipo de brincadeira com as palavras a autora deve fazer?


2

Inicie a leitura do livro, envolvendo o grupo através das suas entonações e expressões no humor proposto pela obra. A cada página, proponha uma pausa para que vocês observem, juntos, as ilustrações. Considere apoiar o grupo na interpretação das imagens e do humor, oportunizando que as crianças comentem sobre as ilustrações e confusões. Harmonize a roda combinando que as crianças possam falar e serem ouvidas, entendendo o espaço do riso, se acontecer, e direcionando para retomar a leitura. Ao perceber, por exemplo, que já se esgotaram os comentários acerca da página que está sendo lida, conte para o grupo que vocês podem descobrir qual será a próxima confusão.


3

Ao concluir a leitura, compartilhe com o grupo que, agora, vocês têm o desafio de criar as suas próprias confusões. Conte que vocês farão uma brincadeira diferente e, assim como a autora do livro, brincarão com as rimas e os gestos de cada um. Combine que cada criança será convidada a fazer um gesto ou movimento com o corpo e que o grupo acrescenta uma rima em seguida. Apoie o grupo, exemplificando as primeiras rimas e encaminhando para a brincadeira. Como escriba, anote as rimas feitas pelas crianças como forma de registrar a proposta.

Possíveis falas do professor: Pessoal, que tal agora brincarmos de fazer as nossas confusões e rimas? Cada criança fará um gesto e nós, em seguida, vamos encontrar uma rima para ele! Por exemplo: não confunda o Paulo pulando com um biscoito nadando! Não confunda Maria fazendo careta com maçaneta de jaqueta!


4

Compartilhe com o grupo as rimas e as confusões criadas em conjunto e convide as crianças a expressarem se as rimas se parecem com as encontradas no livro de Eva Furnari. Oportunize que as crianças possam expressar quais rimas e confusões mais gostaram, tanto as criadas por elas quanto as expressas no livro.


Para finalizar:

Convide o grupo a organizar o espaço utilizado por vocês.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03CG01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados