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Plano de aula: Mancala: um jogo ancestral

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Mancala é um jogo de origem muito antiga e incerta; espalhou-se por vários continentes e se tornou muito popular na África. Pode ser encontrado com nomes e regras diferentes. Escolha a que for mais adequada para a sua turma e leve em consideração que é um jogo para crianças de 5 anos.

Para realizar essa atividade, é necessário que você e as crianças já tenham se apropriado da dinâmica do jogo e que já tenham confeccionado o tabuleiro.

Clique aqui para ter acesso ao caderno Brincar e ler para aprender. Na página 34 tem a regra da Mancala.

Clique aqui e você poderá assistir um vídeo explicando uma variação da regra e do nome, aqui aparece como Oware.

Materiais:

Cada dupla de crianças deverá ter um tabuleiro retangular contendo 14 cavidades, sendo duas fileiras de 6 casas cada uma e duas maiores que servem de reservatório (oásis ou mancala) e 36 sementes ou botões. O tabuleiro pode ser confeccionado com caixas de ovos. Imprima uma tabela para as crianças registrarem quantas sementes conseguiram semear em cada partida. Separe também papel e caneta para você registrar suas impressões ao longo da atividade.

Clique aqui para uma sugestão de tabela.

Espaços:

Preveja que as crianças, inicialmente, serão reunidas em grande grupo na roda e depois, serão separadas em duplas para jogar. No final, reúna todos novamente em roda para conversarem sobre o jogo.

Para compor as duplas, considere juntar as crianças de tal forma que a partida se torne equilibrada.

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Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças estão interagindo com o jogo? Elas respeitam as regras?

2. Quais estratégias as crianças trazem para pensar em cada jogada? Planejam os movimentos? Como?

3. Percebem quais são as boas e as más jogadas? Percebem que há uma interdependência entre os jogadores, que uma jogada depende da jogada do outro?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento para as crianças que precisarem de apoio para entender as regras, para se concentrar no jogo e para planejar as jogadas. Sugira alternativas para a contribuição individual e coletiva, traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Chame as crianças para se sentarem em roda com você. Diga que a proposta hoje é jogarem o jogo da mancala. Mostre o tabuleiro, as sementes e pergunte se elas lembram das regras fazendo algumas perguntas, a fim de rememorar com todo o grupo a forma de se jogar.

Possíveis falas do professor neste momento:Pessoal, reservei um momento do dia para jogarmos com a Mancala. Vocês se lembram como se joga? Quantas sementes devemos colocar em cada cavidade? Como fazemos para semear? Quando termina o jogo?


2

Depois de ouvir as crianças e relembrarem das regras, diga que ao final de cada partida, elas anotarão em uma folha quantas sementes cada uma conseguiu semear. Mostre a folha.

Possíveis falas do professor neste momento: Aqui está a folha que vocês vão anotar quantas sementes conseguiram semear em cada partida. Aqui, onde está escrito NOME (apontando), vocês escrevem o nome de vocês. Embaixo, em 1ª partida (apontando), vocês escrevem quantas sementes semearam na primeira partida. Depois tem a 2ª (apontando) e a 3ª (apontando). No final, vamos ver quantas sementes foram semeadas em cada partida.


3

Chame os nomes individualmente para a composição das duplas. Ao chamar cada dupla, indique o local para se acomodarem, entregue o jogo e as sementes. Solicite que antes de iniciarem, decidam quem irá começar.


4

Peça que comecem a jogar e circule pelas mesas, a fim de observar como as crianças estão construindo estratégias. Observe, por exemplo, como as crianças estão articulando as jogadas. Se estão planejando, contando as sementes antes de tomarem uma decisão. Anote o que achar interessante para compartilhar na roda final e esteja atenta para as necessidades de apoio.

Possíveis ações da criança neste momento: ao visualizar a expressão de alegria de uma criança após uma jogada, você se aproxima e pergunta: Eu percebi que deu certo o que você planejou. O que você fez?


5

Conforme as crianças vão terminando as três partidas, peça que entreguem os registros, guardem os tabuleiros e as sementes em um lugar pré determinado. Diga que, enquanto esperam os colegas terminarem de jogar, podem ler livros no espaço de leitura da sala.


6

Quando todos terminarem de jogar, reúna as crianças em roda para compartilharem e compararem no grande grupo os registros feitos. Traga também um tabuleiro e as sementes para apoiar as crianças a demonstrarem como construíram estratégias para jogar. Estimule a falarem o que acharam, se alguém tem alguma dica para dar, algo que descobriu que ajuda a semear mais. Pergunte, por exemplo, se elas acham que tem uma cavidade que é melhor para começar; se enquanto estão jogando pensam em semear e também de proteger suas sementes. Relate o que observou durante a atividade para potencializar a conversa.

Possíveis falas do professor neste momento: Eu percebi que algumas crianças antes de semear contavam quantas sementes tinham em cada cavidade antes de decidirem qual pegar. Por quê?


Para finalizar:

Após a conversa, diga que da mesma forma que a Mancala existe há tantos anos, vários jogos são praticados há séculos. Comente que poderão aprender outros jogos e estudar sua origem. Em seguida, convide-as para a próxima atividade do dia.

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