Plano de Aula

Plano de aula: Planejando o momento de alimentação

Aula

O que fazer antes?

Materiais:

Material para registro escrito: papel sulfite, lápis grafite, canetinhas e giz de cera.

Para documentação do professor você pode usar seu caderno de anotações, celular ou câmera fotográfica, se desejar ter fotos e vídeos.

Espaços:

Esta atividade pode ser feita dentro da sala ou em algum outro espaço em que você possa organizar com os materiais para o registro. Ela se inicia com uma conversa envolvendo o grande grupo, e, posteriormente, as crianças se organizam em pequenos grupospara elaborar o planejamento. Por fim, em uma nova roda com o grande grupo, as crianças socializam seus planejamentos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as manifestações das crianças em relação aos momentos de alimentação na escola? Que alternativas surgem para adequação deste momento ?

2. Ao planejar, elas se envolvem demonstrando independência e confiança ao buscar estratégias para o momento de alimentação que melhor atenda aos seus interesses?

3. Como ocorre o processo de conciliar as ideias de todos em um único plano, para a reorganização deste momento de rotina/alimentação? Havendo conflitos neste processo, como lidamcom eles?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Esta proposta permite que as crianças exerçam sua autonomia, com participação ativa no próprio planejamento da atividade. Esteja atento para que sejam valorizadas as diferentes ações e interesses de todas as crianças: na organização do espaço e dos materiais, na manifestação de ideias, dentre outras. Ofereça o apoio necessário e com respeito àquelas que não quiserem se envolver na situação.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças no grande grupo e conte a elas que você esteve observando que o momento da alimentação está um pouco tumultuado. As crianças ficam muito tempo esperando em fila para receberem a refeição, algumas não querem comer, as mesas e chão têm ficado sujo, dentre outros. Peça a ajuda da turma para repensar como este momento pode se dar na escola para que seja mais interessante. Indique que depois elas poderão apresentar as sugestões para a equipe gestora da escola. Garanta um tempo para que elas manifestem suas impressões sobre esta parte da rotina, o que elas gostam nele e o que não gostam e suas hipóteses para que ele aconteça de forma mais prazerosa. Aproveite para conversarem sobre os momentos de refeições em suas casas: se os membros da família costumam comer todos juntos ou cada um em um momento, onde comem, quais talheres utilizam durante a refeição, como se servem etc. Escute e observe as reações e falas das crianças, valorize suas ideias e opiniões, intervindo a partir do que trazem.Esteja atento e registre as considerações das crianças neste momento, elencando uma lista, em uma cartolina ou no quadro, de forma que estes aspectos possam ser retomados com elas durante a etapa do planejamento.

Possíveis falas do professor neste momento: O que vocês acham do momento de alimentação aqui na escola? É diferente de como acontece na casa de vocês? Teria alguma outra forma de organizarmos esse momento?

2

Convide-as para se organizarem em pequenos grupos(4 a 5 crianças, de livre escolha) para planejarem como pode se dar o momento da alimentação na escola. Auxilie a organização dos grupos buscando inserir todas as crianças. Caso alguma não queira participar nos grupos, convide-a para pensar na proposta do planejamento individualmente ou para utilizar os materiais disponíveis para criar outra composição que a agrade.Disponibilize para cada grupo os materiais para registro. Para quem desejar fazê-lo, diga que o importante é discutir sobre o momento da alimentação e pensar em propostas para torná-lo mais agradável. O registro (desenho ou escrita espontânea) é para guiar ou ilustrar alguma ação que desejam inserir, como por exemplo: as crianças podem desenhar as mesas do refeitório com elas se servindo de suco colocados em pequenas jarras etc. Adiante para elas que a etapa seguinte será uma socialização das ideias de cada grupo, para decidirem no coletivo quais mudanças irão propor à gestão da escola para o momento das refeições. Combine que terão 20minutos para discutirem e registrarem, se desejarem. Relembre ocasionalmente a contagem do tempo para que elas possam se programar.


3

Como este é o momento das crianças imaginarem, discutirem, decidirem e planejarem em pequenos grupos, aproveite para observar o que elas fazem: gestos, iniciativas de interação, como se dão os registros, como resolvem quando há opiniões e ideias diferentes no grupo. Apoie suas ações e procure agir sempre a partir de suas iniciativas. Se necessário, faça intervenções nos grupos que auxiliem a pensar em ações relativas ao momento das refeições. Sugira primeiramente que escrevam ao seu modo, mas esteja disponível às suas solicitações. Caso seja do interesse das crianças, você pode ser a escriba das ideias nos pequenos grupos. Para que elas se lembrem das problemáticas que surgiram inicialmente e possam se usar destas informações no planejamento, utilize o registro no quadro onde elencaram algumas coisas que gostavam e outras que não gostavam e que precisam pensar como melhorar.

Possíveis ações da criança neste momento: Em um dos pequenos grupos, duas crianças discordam em relação ao servir-se no momento da merenda. Enquanto uma gostaria que todos pudessem se servir, a outra acha que deveriam escolher um ajudante por dia para auxiliar a servir todas as crianças da turma. O professor acolhe as duas sugestões para que possam discutir depois com todo o grupo.

4

Auxilie as crianças no controle do tempo para que elas possam se organizar, garantindo que todas tenham a oportunidade de expor suas ideais para compor o planejamento. Quando estiver chegando próximo do momento de finalizar a atividade, avise que em cinco minutos precisamconcluir para guardar os materiais. Fale novamente em três minutos.

Passados os cinco minutos, comente que chegou o momento de todos juntos organizarem a sala e os materiais no lugar indicado por você, para se organizarem para o outro momento em que irão apresentar para todos as propostas dos grupos.


5

Convide as crianças para uma roda de conversa no grande grupo, para compartilharem seus planejamentos e suas ideias para que o momento da alimentação seja mais prazeroso.Você pode aproveitar este momento para conversar sobre como foi pensar em propostas para uma atividade da rotina na escola.

Retome que agora a ideia é organizar um plano coletivo que contemple as ideias da turma, para apresentarem depois à equipe gestorae decidirem quais mudanças são possíveis.

Busque falar a partir do que as crianças trazem, valorizando suas ideias e apoiando que o grupo interaja em uma conversa coletiva. Registre no quadro este novo momento de conversa com as crianças, observando e comparando com os problemas que foram levantados inicialmente pela turma. Ajude-os na organização do pensamento, focando nas propostas de organização do momento das refeições a partir das ideias das crianças.


Para finalizar:

Após o registro das ideias do grupo, diga que você vai passar as propostas para um papel, para não esquecerem. Converse com as crianças para que elas decidam qual será a forma de encaminhamento desta proposta à equipe gestora: se desejam enviar um bilhete convidando os gestores à virem até a sala para conversarem; se agendam um dia para se deslocarem até a sala da gestão e compartilhar suas sugestões; ou outras propostas de encaminhamento que podem surgir.

Feitos os combinados, veja com as crianças o que ainda precisa ser organizado na sala para se dirigirem à próxima atividade do dia.

Conteúdos relacionados