Plano de Aula

Plano de aula: Descobridores de poemas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade, preveja o acervo de diferentes gêneros textuais como: livros com histórias, livros com poemas, livros com cartas, folhetos, encartes, poemas visuais, convites de aniversário, ingresso de cinema, bulas, histórias em quadrinhos, jornal, entre outros. Não é necessário que os textos sejam novidade para as crianças, mas também não é preciso que conheçam todos os textos. É importante que o grupo já tenha experienciado contextos de aprendizagens com poemas, considerando as características próprias da composição do gênero, pois é esse texto que será identificado pelas crianças.

Materiais:

Gêneros textuais diversos em quantidade suficiente para distribuir em 4 grupos, sendo que deve haver um ou mais poemas em cada grupo.

Espaços:

Planeje um espaço em que as crianças, inicialmente, possam se organizar em uma grande roda e depois, trabalharem em pequenos grupos de até 5 componentes, em ilhas feitas com as mesas. Ao final, as crianças retornam para a roda.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças observam a forma de apresentação gráfica característica do gênero poema? Apoiam-se na forma? Recorrem à memória de um texto já conhecido? Ao selecionar o texto, o que leva as crianças a sugerirem que ele seja um poema?

2. Como foi a partilha de experiências das crianças? O que disseram? Quais pontos você observou que necessitam de maior aprofundamento para a criação de outros contextos considerando a proposta?

3. Que interesses demonstram pelos poemas? Como se expressam a partir das descobertas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Como as crianças ainda estão vivenciando o acesso à linguagem escrita, é possível que algumas necessitem de maior apoio parareconhecer o texto poema dos demais. É importante que você, assumindo uma postura de observador, circule entre os grupos, a fim de escutar atentamente, como as crianças estão se relacionando com a proposta lançada. Perceba em quais momentos você precisa se aproximar para apoiá-las, de forma que avancem em suas percepções e se sintam acolhidas pela proposta, por mais que encontrem desafios. Esteja atenta para que no contexto da atividade, as crianças possam trocar entre si, de modo que uma aprenda com outra.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Organize as crianças em roda. Mostre a elas que você colocou nas mesas textos diferentes e que hoje elas terão um desafio de descobrir algo específico que está escondido entre eles. Diga a elas que serão “Caçadores de Poemas” e que o desafio será encontrar poemas escondidos entre os diversos textos. Converse com as crianças perguntando sobre poemas que já vivenciaram. Proponha que se dividam em pequenos grupos, de 5 componentes, organizados na mesa. Combine que depois que encontrarem os poemas, voltarão para o grande grupo e contarão para os colegas como descobriram qual texto era o poema. Combine que elas terão um tempo para realizar o desafio e que depois vocês voltarão para a roda.

a

Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje vamos fazer um desafio. Estão vendo aqueles textos que coloquei nas mesas? Ali temos algo que está escondido. O desafio será descobrirmos. O que será?


2

Após a conversa em roda, convide as crianças para se organizarem nos pequenos grupos nas mesas e começarem o desafio.

Possíveis falas do professor: Pessoal, nas mesas estão escondidos poemas. Vocês conhecem alguns poemas? Quais desses textos devem ser poemas? Como será que descobrimos os poemas?


3

Diga aos grupos que o desafio começou. Lembre às crianças que precisam trabalhar como uma equipe, em que um ajuda o outro. Enquanto as crianças analisam os textos, circule pelos grupos, a fim de observar quais as estratégias estão utilizando para cumprir o desafio. Você pode dialogar com elas, desafiando e dando pistas para encontrarem, caso seja necessário. Observe os interesses das crianças em relação à diversidade de gêneros, especialmente em relação aos poemas. Como reagem ao encontrá-los? Sentem desejo de ler? Pedem para que você leia para eles? Identificam algum livro de poema?

É

Possíveis falas ou ação do professor: É possível que algum grupo necessite de apoio para identificar um poema. Neste caso, esteja atento para mediar, trazendo questionamentos que ajudem as crianças a identificarem a estrutura de um poema. Exemplo: Posso ler para vocês para ajudar a perceberem se é ou não um poema? Como é a escrita de um poema? Vocês lembram como são organizadas as frases em um poema?

Possíveis ações das crianças: Durante a exploração dos textos, as crianças podem se interessar e se envolver na exploração de outro gênero que não seja o poema. Caso isso aconteça, dê um tempo para que invistam nessa descoberta. Aproxime-se e busque incentivar , por meio de questionamentos e leituras do texto, para fomentar a descoberta dos poemas.


5

Observe a interação dos grupos e o tempo que estão usando para explorar os textos, caso seja necessário, contribua com as sugestões para finalizarem a experiência. Quando faltarem 5 minutos, avise que essa parte do desafio de serem descobridores está acabando. Ao término, convide as crianças para voltarem para o grande grupo, sentados em roda, levando o/os poema/as que o grupo encontrou. Proponha que digam como descobriram que aquele texto é um poema. Após a partilha das percepções das crianças, leia os poemas encontrados. Esta última etapa é igualmente importante, porque dará a eles a possibilidade de apreciarem alguns poemas e expressarem seus gostos, sua vinculação com este tipo de texto, ampliando seu repertório e aprofundando seu vínculo positivo..

Possíveis falas ou ação do professor: Como vocês descobriram que esse era um poema? Olhem, o que há de comum entre esses dois poemas?

Caso uma criança contraponha a ideia de um texto que um grupo trouxe, afirmando não ser um poema, você pode perguntar: Por que você acha que esse texto não pode ser um poema?


Para finalizar:

Após a partilha dos grupos, organize o espaço com as crianças, guardando os gêneros textuais e diga que eles ficarão disponíveis na sala para posteriores interações. Peça que se organizem para a próxima atividade.

Conteúdos relacionados