Plano de Aula

Plano de aula: Músicas que são poemas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta pressupõe que você conheça algumas canções da obra "A Arca de Nóe", em especial "A Foca". É importante leia antecipadamente os poemas e ouça as canções. Considere as formas como eles soam e o ritmo. Observe quais palavras se destacam nas rimas e na velocidade. Estabelecer uma relação antecipada com a obra garante que, ao ler o poema para o grupo, ofereça às crianças o contato com um bom modelo leitor. Permite também que você acolha com sensibilidade as relações que as crianças irão estabelecer com a proposta. É necessário que o grupo já tenha conhecimentos prévios sobre rimas e vivenciado contextos anteriores com as características da composição textual dos poemas.

Materiais:

Para essa atividade, você vai precisar de um aparelho de som, pen drive ou CD com pelo menos 3 ou 4 músicas da “Arca de Noé”, entre elas “A Foca” e um cartaz com a música “A FOCA” escrito em letra caixa alta. Acesse o link abaixo para visualizar um exemplo de cartaz:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9FdDDHS3uca7FjcmKhgcSxQKABGh9Q58G4HHCsAvSPasnq3C6jthgkQXMPhu/atividade-para-impressao-poema-a-foca-edi3-21und03.pdf

Palavras da música “A FOCA” com a mesma fonte:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jWvYj44rWCr25C9nXjRSBh7QhTCHWZAuG7j8dsefANQJWUABTRch2cu6hQwM/atividade-para-impressao-palavras-do-poema-a-foca-edi3-21und03.pdf

Espaços:

Organize um espaço com antecedência onde as crianças possam ficar bem acomodadas e ter boa visualização do cartaz. A atividade será realizada em pequenos grupos, de até 8 crianças. Organize um outro espaço para que o outro grupo de crianças executem uma atividade que já tenham autonomia, como, por exemplo, modelagem com massinha, jogos, entre outras. Assim, enquanto você estiver com o grupo participando da vivência com o poema, o outro estará vivenciando a outra atividade de forma simultânea. Depois, basta organizar o rodízio entre as atividades, acolhendo a participação de todo o grupo na proposta deste plano. É importante que no local seja possível o uso de aparelho de som.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi o envolvimento das crianças com as músicas apresentadas? O que ocasionou esse envolvimento? As rimas? As letras? A poesia?

2. O que as crianças expressam que nos diz que elas estão percebendo as rimas? Elas participam da proposta? Envolvem-se com a música? Brincam com as rimas? Fazem trocas com os colegas?

3. Que estratégias usaram para colocar as palavras no texto? Elas demonstraram observação da grafia? Da sonoridade? Perceberam as semelhanças (rimas) entre elas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento a participação das crianças, trace estratégias para que elas apoiam-se umas nas outras, fazendo trocas e se ajudando.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para sentarem em roda e se acomodarem para uma conversa em grande grupo. Conte que você trouxe alguns poemas para elas conhecerem. Diga que vai ler um e que depois elas ouvirão o mesmo poema, mas de outra forma. Após essa introdução, faça a leitura do poema "A Foca". Observe a importância de que fazer uma leitura clara que traga a especificidade do gênero. Ou seja, da forma como ele soa, do ritmo que carrega, das palavras que se destacam, das rimas que o compõem e da velocidade que ele se apresenta.

Possíveis falas do professor:Pessoal, hoje eu preparei alguns poemas para vocês conhecerem! Vou começar lendo um e depois vocês irão escutá-lo novamente, de uma forma diferente.


2

Convide as crianças para ouvirem 3 ou 4 músicas da obra “A Arca de Noé”. Garanta que uma delas seja "A Foca". Após ouvirem as músicas, converse com elas de forma a instigá-las a expressarem a relação que criaram com a apreciação das canções e se perceberam que o poema que você leu foi também cantado.

Ainda na conversa, após acolher as percepções das crianças, pergunte se elas conhecem o autor dos poemas que escutaram. Encaminhe o diálogo de forma a apresentar a história de Vinícius de Moraes, considerando os elementos da sua trajetória como poeta, compositor e cantor.

Possíveis falas do professor: Pessoal, o que vocês acharam das músicas? Vocês gostaram? Por quê? Acharam os temas engraçados? E o ritmo, o que vocês me dizem? O que perceberam nas palavras que rimam? Acharam engraçadas? Tem alguma que não gostaram? Alguma música é o poema que li para vocês? Vocês conhecem outros poemas que foram transformados em música?

Observe que o momento de exploração deve respeitar o tempo e interesse das crianças. É fundamental que você acolha as percepções que estão trazendo e, a partir delas, lance questionamentos para a qualidade e engajamento do diálogo.


3

Após a conversa, proponha a escuta da música “A Foca” novamente, entretanto, chamando a atenção das crianças para descobrirem as rimas que aparecem na canção. Proponha que, para esse momento de investigação, quando as crianças escutarem alguma rima elas devem bater palmas como se fossem uma foca. Observe a interação do grupo nesse momento. Se necessário, repita a brincadeira mais uma vez.

4

Instigue as crianças a contarem sobre quais rimas encontraram ao ouvir a canção. Depois de acolher as percepções, conte à elas que você preparou um cartaz com o poema escrito e fichas com algumas palavras que estão no poema. Diga que preparou esse material para mais um desafio, que será encontrar as palavras da ficha na canção.

Possíveis falas do professor: Crianças, agora preparei um novo desafio. Para isso, trouxe o cartaz com a letra da música A Foca, que primeiro foi um poema. Trouxe também fichas de palavras que aparecem na canção. Nosso desafio é encontrar na canção a palavra igual a da ficha.

<fim-prof>


5

Aponte para uma ficha, lendo a palavra que está escrita. Convide duas ou três crianças para encontrarem onde inserir a palavra no cartaz. Faça assim com todas as fichas. Nesse momento, trace estratégias para que as crianças façam trocas e ajudem-se.

Possíveis falas do professor: Vejam, aqui está escrito “feliz” (Convide as crianças). Vocês podem encontrar a palavra feliz na música? Ao observar que um grupo de crianças necessita de apoio para encaixar a palavra, você pode sugerir: Vocês querem pedir ajuda para algum amigo? Fiquem a vontade para chamar mais amigos para ajudarem vocês nesse desafio! Você pode perguntar para as crianças da roda se alguma tem uma dica que possa ajudar os colegas. Pessoal, alguém tem uma dica de como podemos encontrar onde inserir a ficha no cartaz? As rimas ficam no início ou no fim da frase? Que letra começa a palavra?


6

Ao terminarem a composição das fichas no cartaz, convide as crianças para ouvirem a música mais uma vez. Proponha que apreciem dançando e criando gestos livres. Ao terminarem a apreciação, prepare a troca das propostas e siga a mesma estratégia para o novo grupo de crianças.


Para finalizar:

Finalizando essa etapa, considere a participação das crianças na organização dos ambiente e dos materiais utilizados durante as atividades. Após essa organização, diga que deixará o cartaz fixado na sala para que elas voltem a brincar em outros momentos. Organize o grupo e convide-o para vivenciar a próxima proposta do dia.