Atividade para Impressão - poema A FOCA- EDI3_21UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Músicas que são poemas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A proposta pressupõe que você conheça algumas canções da obra "A Arca de Nóe", em especial "A Foca". É importante leia antecipadamente os poemas e ouça as canções. Considere as formas como eles soam e o ritmo. Observe quais palavras se destacam nas rimas e na velocidade. Estabelecer uma relação antecipada com a obra garante que, ao ler o poema para o grupo, ofereça às crianças o contato com um bom modelo leitor. Permite também que você acolha com sensibilidade as relações que as crianças irão estabelecer com a proposta. É necessário que o grupo já tenha conhecimentos prévios sobre rimas e vivenciado contextos anteriores com as características da composição textual dos poemas.
Materiais:
Para essa atividade, você vai precisar de um aparelho de som, pen drive ou CD com pelo menos 3 ou 4 músicas da “Arca de Noé”, entre elas “A Foca” e um cartaz com a música “A FOCA” escrito em letra caixa alta. Acesse o link abaixo para visualizar um exemplo de cartaz:
Palavras da música “A FOCA” com a mesma fonte:
Espaços:
Organize um espaço com antecedência onde as crianças possam ficar bem acomodadas e ter boa visualização do cartaz. A atividade será realizada em pequenos grupos, de até 8 crianças. Organize um outro espaço para que o outro grupo de crianças executem uma atividade que já tenham autonomia, como, por exemplo, modelagem com massinha, jogos, entre outras. Assim, enquanto você estiver com o grupo participando da vivência com o poema, o outro estará vivenciando a outra atividade de forma simultânea. Depois, basta organizar o rodízio entre as atividades, acolhendo a participação de todo o grupo na proposta deste plano. É importante que no local seja possível o uso de aparelho de som.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como foi o envolvimento das crianças com as músicas apresentadas? O que ocasionou esse envolvimento? As rimas? As letras? A poesia?
2. O que as crianças expressam que nos diz que elas estão percebendo as rimas? Elas participam da proposta? Envolvem-se com a música? Brincam com as rimas? Fazem trocas com os colegas?
3. Que estratégias usaram para colocar as palavras no texto? Elas demonstraram observação da grafia? Da sonoridade? Perceberam as semelhanças (rimas) entre elas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento a participação das crianças, trace estratégias para que elas apoiam-se umas nas outras, fazendo trocas e se ajudando.
O que fazer durante?

1
Convide as crianças para sentarem em roda e se acomodarem para uma conversa em grande grupo. Conte que você trouxe alguns poemas para elas conhecerem. Diga que vai ler um e que depois elas ouvirão o mesmo poema, mas de outra forma. Após essa introdução, faça a leitura do poema "A Foca". Observe a importância de que fazer uma leitura clara que traga a especificidade do gênero. Ou seja, da forma como ele soa, do ritmo que carrega, das palavras que se destacam, das rimas que o compõem e da velocidade que ele se apresenta.
Possíveis falas do professor:Pessoal, hoje eu preparei alguns poemas para vocês conhecerem! Vou começar lendo um e depois vocês irão escutá-lo novamente, de uma forma diferente.
2
Convide as crianças para ouvirem 3 ou 4 músicas da obra “A Arca de Noé”. Garanta que uma delas seja "A Foca". Após ouvirem as músicas, converse com elas de forma a instigá-las a expressarem a relação que criaram com a apreciação das canções e se perceberam que o poema que você leu foi também cantado.
Ainda na conversa, após acolher as percepções das crianças, pergunte se elas conhecem o autor dos poemas que escutaram. Encaminhe o diálogo de forma a apresentar a história de Vinícius de Moraes, considerando os elementos da sua trajetória como poeta, compositor e cantor.
Possíveis falas do professor: Pessoal, o que vocês acharam das músicas? Vocês gostaram? Por quê? Acharam os temas engraçados? E o ritmo, o que vocês me dizem? O que perceberam nas palavras que rimam? Acharam engraçadas? Tem alguma que não gostaram? Alguma música é o poema que li para vocês? Vocês conhecem outros poemas que foram transformados em música?
Observe que o momento de exploração deve respeitar o tempo e interesse das crianças. É fundamental que você acolha as percepções que estão trazendo e, a partir delas, lance questionamentos para a qualidade e engajamento do diálogo.
3
Após a conversa, proponha a escuta da música “A Foca” novamente, entretanto, chamando a atenção das crianças para descobrirem as rimas que aparecem na canção. Proponha que, para esse momento de investigação, quando as crianças escutarem alguma rima elas devem bater palmas como se fossem uma foca. Observe a interação do grupo nesse momento. Se necessário, repita a brincadeira mais uma vez.
4
Instigue as crianças a contarem sobre quais rimas encontraram ao ouvir a canção. Depois de acolher as percepções, conte à elas que você preparou um cartaz com o poema escrito e fichas com algumas palavras que estão no poema. Diga que preparou esse material para mais um desafio, que será encontrar as palavras da ficha na canção.
Possíveis falas do professor: Crianças, agora preparei um novo desafio. Para isso, trouxe o cartaz com a letra da música A Foca, que primeiro foi um poema. Trouxe também fichas de palavras que aparecem na canção. Nosso desafio é encontrar na canção a palavra igual a da ficha.
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5
Aponte para uma ficha, lendo a palavra que está escrita. Convide duas ou três crianças para encontrarem onde inserir a palavra no cartaz. Faça assim com todas as fichas. Nesse momento, trace estratégias para que as crianças façam trocas e ajudem-se.
Possíveis falas do professor: Vejam, aqui está escrito “feliz” (Convide as crianças). Vocês podem encontrar a palavra feliz na música? Ao observar que um grupo de crianças necessita de apoio para encaixar a palavra, você pode sugerir: Vocês querem pedir ajuda para algum amigo? Fiquem a vontade para chamar mais amigos para ajudarem vocês nesse desafio! Você pode perguntar para as crianças da roda se alguma tem uma dica que possa ajudar os colegas. Pessoal, alguém tem uma dica de como podemos encontrar onde inserir a ficha no cartaz? As rimas ficam no início ou no fim da frase? Que letra começa a palavra?
6
Ao terminarem a composição das fichas no cartaz, convide as crianças para ouvirem a música mais uma vez. Proponha que apreciem dançando e criando gestos livres. Ao terminarem a apreciação, prepare a troca das propostas e siga a mesma estratégia para o novo grupo de crianças.
Para finalizar:
Finalizando essa etapa, considere a participação das crianças na organização dos ambiente e dos materiais utilizados durante as atividades. Após essa organização, diga que deixará o cartaz fixado na sala para que elas voltem a brincar em outros momentos. Organize o grupo e convide-o para vivenciar a próxima proposta do dia.
Desdobramentos
Vivências de contextos de aprendizagens, como a proposta, revelam que ao mesmo tempo que as crianças colocam em jogo suas hipóteses sobre a escrita das palavras e suas similaridades sonoras, elas vão compondo uma poesia que já faz parte do seu repertório musical. Por isso, é necessário que ela se repita em outros momentos. Caso você queira, utilize diferentes poemas em forma de música para a proposta.
Engajando as famílias
Deixe o cartaz exposto na sala e, ao final do dia, coloque a música “A Foca” como fundo para receber as famílias. Peça que as crianças convidem seus familiares para entrarem e conhecerem o poema em forma de música que contextualizou a vivência de um momento do dia.
Atividade para impressão
Apresente a proposta
Escolha um dos poemas que também é canção da obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e faça uma gravação de áudio lendo o texto. Fale sobre o autor, cite algumas de suas obras, entre elas, a “Arca de Noé”, mas não conte que o poema é uma das canções. Envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e faça o convite: “Que tal conhecermos um pouco mais da obra do autor?”
Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a apreciar a obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e descobrir algumas curiosidades sobre ela, encontrando, entre suas canções, o poema lido para a turma. Envie o convite com os áudios do poema e das canções, sugerindo que as famílias instiguem as crianças a encontrar o poema entre as canções apreciadas.
Sugira às famílias
Sugira a pais e responsáveis que apreciem junto com as crianças as canções da obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, podendo brincar, interagir e expressar as canções com o corpo. Diga que, inicialmente, não façam nenhuma intervenção sobre a música que é poema, apenas interajam com as crianças e incentivem a exploração das letras e melodias, prestando atenção se elas percebem que um das canções é o poema lido por você no áudio. Sugira que, caso as crianças envolvidas com as músicas não percebam, chamem a atenção delas para algum ponto da canção, convidando-as a ouvi-la novamente, perceber os versos, as rimas etc. Depois, proponha que se divirtam explorando as canções e conversando sobre essa descoberta.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem registros desses momentos das crianças interagindo com as canções por meio de fotos ou pequenos vídeos, de modo que você possa socializar os resultados com todo o grupo.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O Eu, o nós e o outro
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Transversal:
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática: O universo sonoro fascina as crianças! Elas estão sempre interessadas nas rimas, na descoberta de novas palavras, nas sonoridades que lhes parecem estranhas, nas palavras cumpridas ou muito curtas, nos ritmos e cadências dos textos. Este encantamento é uma das chaves para que o processo de letramento das crianças seja rico e que elas se interessem por adentrar cada vez mais no mundo das palavras. Nesta unidade, vamos conhecer diferentes propostas que vincularão as crianças positivamente a este universo, além de torná-lo acessível a elas.