Plano de aula: Brincando com adereços

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Faz de conta

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a proposta da brincadeira, selecioneadereços diversificados, ampliando a oferta de materiais para as crianças brincarem. Construa um espaço para que estes objetos fiquem dispostos na sala. Dialogue com as crianças para que elas comentem sobre o que usam em casa durante as brincadeiras. Desta forma, você identifica que adereços pode acrescentar a partir das sugestões apresentadas. Elabore um convite para compartilhar a proposta com as famílias, solicitando o auxílio delas para arrecadar adereços que contribuam significamente com a brincadeira.

Materiais:

Organize sobre as mesas os seguintes objetos: colares, calçados, roupas, bolsas, óculos de sol, tiaras, avental, faixas e coletes feitos de TNT, fantasias, lenços, luvas, cadernetas, telefone, computador, secador de cabelo, lápis de cor e/ou canetinhas e o que mais for sugerido pelas crianças. Aparelho de som para colocar música ambiente. Escolha um espaço na sala para colocar, ao menos, cinco espelhos de vários tamanhos.

Espaços:

Organize a sala em 5 estações para as crianças explorarem os adereços e objetos disponíveis. Você pode fazer essa organização de forma que cada mesa seja uma estação diferente:

Primeira estação: calçados, roupas, bolsas e/ou mochilas, luvas.

Segunda estação: colares, chapéus, óculos de sol, tiaras, lenços.

Terceira estação: fantasias.

Quarta estação: faixas e coletes de tnt, avental.

Quinta estação: nesta estação estarão materiais diversificados, como telefone, secador de cabelo, cadernetas, canetinhas, lápis de cor, computador.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças acolhem a proposta da brincadeira? Que estratégias elaboram para compartilhar, emprestar e utilizar os adereços?

2. De que forma as crianças se movimentam na sala? Quais espaços foram mais utilizados para brincar e por quê? Quais foram os diálogos criados durante a brincadeira?

3. As crianças reproduzem situações cotidianas vividas por elas? De que forma elas fazem isso?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Cuide para que todos os adereços estejam disponíveis e acessíveis ao alcance de todas as crianças. Estimule o grupo a ter atitudes de empatia e respeito para com seus pares, independentemente de suas escolhas de adereços para brincar.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças a organizarem uma roda para conversarem no grande grupo e compartilhea proposta de brincar com adereços na sala. Dialogue com elas que nas estações presentes se encontram diversos adereços e outros objetos que elas podem utilizar para compor suas brincadeiras.Utilize este momento para combinar em que tempo finalizarão a brincadeira e que, depois de brincarem, todas irão colaborar na organização do espaço.

2

As crianças decidirão como usar o espaço e quem serão seus parceiros neste momento. Observe como elas acolheram a proposta da brincadeira. Quais iniciativas tiveram diante do material proposto? Que enredos elaboraram durante a brincadeira? Alguma criança não demonstrou interesse? Caso isso aconteça, converse com ela para descobrir o que se passa, respeitando seu momento. Você pode fazer uso de música ambiente para que este espaço fique ainda mais agradável. Observe, a partir dos enredos elaborados por elas, se há outros acessórios que podem ser acrescentados durante a brincadeira e auxilie-as, caso precisem de algo a mais para brincar que ainda não esteja disposto nas estações.

Possíveis ações das crianças: Com os acessórios disponíveis, elas montaram uma loja e querem anotar na caderneta os preços dos objetos.

Possíveis ações ou falas do professor:Observa o movimento das crianças. Do que vocês estão precisando? Querem uma caneta para anotar os preços?

3

Aproveite este momento para observação e documentação por meio de filmagens, fotografias e registro escrito das brincadeiras iniciadas pelas crianças. Observe como resolvem os conflitos apresentados. Repare se demonstram sentimento de empatia e respeito, compartilham objetos e ajudam umas às outras a atingirem seu objetivo dentro da brincadeira. Atente-se às interações das crianças, quais narrativas emergem e como elas brincam. Elas escolhem sempre os mesmos parceiros? Preferem brincar individualmente ou com um pequeno grupo? Registre os personagens que as crianças representaram durante a brincadeira para conversar sobre eles em grande roda, em momentos posteriores. Anote as falas e ações das crianças. Este é um ótimo recurso para planejar novas situações a partir do que as crianças trouxeram durante o momento da brincadeira.

Possíveis ações das crianças: Iniciam uma brincadeira de salão de beleza e o convidam para brincarem juntos.

Possíveis falas do professor: Pergunte às criança se elas precisam de algo a mais para brincar, como uma escova de cabelos, por exemplo, que pode ser representada por uma caneta, uma peça de jogo de encaixe ou qualquer outro objeto existente na sala .

Para finalizar:

Observe o ritmo das crianças, se elas já exploraram suficientemente os adereços, e combine com elas sobre quanto tempo falta para iniciarem a organização do espaço, para que possam guardar os acessórios que utilizaram na brincadeira.Reúna novamente em grande grupo,selecione músicas tranquilas e convide-as a deitarem no chão para um momento de relaxamento. Sugestão de música: O leãozinho, versão instrumental.