Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com adereços

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Faz de conta

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a proposta da brincadeira, selecioneadereços diversificados, ampliando a oferta de materiais para as crianças brincarem. Construa um espaço para que estes objetos fiquem dispostos na sala. Dialogue com as crianças para que elas comentem sobre o que usam em casa durante as brincadeiras. Desta forma, você identifica que adereços pode acrescentar a partir das sugestões apresentadas. Elabore um convite para compartilhar a proposta com as famílias, solicitando o auxílio delas para arrecadar adereços que contribuam significamente com a brincadeira.

Materiais:

Organize sobre as mesas os seguintes objetos: colares, calçados, roupas, bolsas, óculos de sol, tiaras, avental, faixas e coletes feitos de TNT, fantasias, lenços, luvas, cadernetas, telefone, computador, secador de cabelo, lápis de cor e/ou canetinhas e o que mais for sugerido pelas crianças. Aparelho de som para colocar música ambiente. Escolha um espaço na sala para colocar, ao menos, cinco espelhos de vários tamanhos.

Espaços:

Organize a sala em 5 estações para as crianças explorarem os adereços e objetos disponíveis. Você pode fazer essa organização de forma que cada mesa seja uma estação diferente:

Primeira estação: calçados, roupas, bolsas e/ou mochilas, luvas.

Segunda estação: colares, chapéus, óculos de sol, tiaras, lenços.

Terceira estação: fantasias.

Quarta estação: faixas e coletes de tnt, avental.

Quinta estação: nesta estação estarão materiais diversificados, como telefone, secador de cabelo, cadernetas, canetinhas, lápis de cor, computador.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças acolhem a proposta da brincadeira? Que estratégias elaboram para compartilhar, emprestar e utilizar os adereços?

2. De que forma as crianças se movimentam na sala? Quais espaços foram mais utilizados para brincar e por quê? Quais foram os diálogos criados durante a brincadeira?

3. As crianças reproduzem situações cotidianas vividas por elas? De que forma elas fazem isso?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Cuide para que todos os adereços estejam disponíveis e acessíveis ao alcance de todas as crianças. Estimule o grupo a ter atitudes de empatia e respeito para com seus pares, independentemente de suas escolhas de adereços para brincar.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças a organizarem uma roda para conversarem no grande grupo e compartilhea proposta de brincar com adereços na sala. Dialogue com elas que nas estações presentes se encontram diversos adereços e outros objetos que elas podem utilizar para compor suas brincadeiras.Utilize este momento para combinar em que tempo finalizarão a brincadeira e que, depois de brincarem, todas irão colaborar na organização do espaço.


2

As crianças decidirão como usar o espaço e quem serão seus parceiros neste momento. Observe como elas acolheram a proposta da brincadeira. Quais iniciativas tiveram diante do material proposto? Que enredos elaboraram durante a brincadeira? Alguma criança não demonstrou interesse? Caso isso aconteça, converse com ela para descobrir o que se passa, respeitando seu momento. Você pode fazer uso de música ambiente para que este espaço fique ainda mais agradável. Observe, a partir dos enredos elaborados por elas, se há outros acessórios que podem ser acrescentados durante a brincadeira e auxilie-as, caso precisem de algo a mais para brincar que ainda não esteja disposto nas estações.

Possíveis ações das crianças: Com os acessórios disponíveis, elas montaram uma loja e querem anotar na caderneta os preços dos objetos.

Possíveis ações ou falas do professor:Observa o movimento das crianças. Do que vocês estão precisando? Querem uma caneta para anotar os preços?


3

Aproveite este momento para observação e documentação por meio de filmagens, fotografias e registro escrito das brincadeiras iniciadas pelas crianças. Observe como resolvem os conflitos apresentados. Repare se demonstram sentimento de empatia e respeito, compartilham objetos e ajudam umas às outras a atingirem seu objetivo dentro da brincadeira. Atente-se às interações das crianças, quais narrativas emergem e como elas brincam. Elas escolhem sempre os mesmos parceiros? Preferem brincar individualmente ou com um pequeno grupo? Registre os personagens que as crianças representaram durante a brincadeira para conversar sobre eles em grande roda, em momentos posteriores. Anote as falas e ações das crianças. Este é um ótimo recurso para planejar novas situações a partir do que as crianças trouxeram durante o momento da brincadeira.

Possíveis ações das crianças: Iniciam uma brincadeira de salão de beleza e o convidam para brincarem juntos.

Possíveis falas do professor: Pergunte às criança se elas precisam de algo a mais para brincar, como uma escova de cabelos, por exemplo, que pode ser representada por uma caneta, uma peça de jogo de encaixe ou qualquer outro objeto existente na sala .


Para finalizar:

Observe o ritmo das crianças, se elas já exploraram suficientemente os adereços, e combine com elas sobre quanto tempo falta para iniciarem a organização do espaço, para que possam guardar os acessórios que utilizaram na brincadeira.Reúna novamente em grande grupo,selecione músicas tranquilas e convide-as a deitarem no chão para um momento de relaxamento. Sugestão de música: O leãozinho, versão instrumental.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03EO02 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados