Plano de Aula
Plano de aula: Cadê? Um poema de José Paulo Paes
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Textos poéticos
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A proposta pressupõe que as crianças já conheçam a parlenda "Cadê o toucinho?" e tenham brincando com ela em diferentes contextos, a ponto de que já tenham memorizado o texto.
Materiais:
Separe o livro “Lé com Cré”, do autor José Paulo Paes, e reserve o poema “Cadê?”, de José Paulo Paes, presente na obra. Organize um cartaz com a escrita do poema “Cadê?”,. Aqui você encontra o poema escrito. Considere digitar o poema, imprimi-lo em tamanho ampliado ou escrevê-lo em um um cartaz grande, utilizando letra bastão. Prepare a projeção de um editor de texto para o registro do poema criado pelo grupo.
Espaços:
Organize um espaço confortável na própria sala com tapetes ou almofadas para o grupo de crianças. Observe a necessidade de uma parede livre para acolher a projeção do editor de texto e o cartaz do poema.
Tempo sugerido:
1 hora
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças se relacionam com a proposta da leitura do poema? Ao ser feito o convite de pensarem no texto a partir do título, quais hipóteses levantam?
2. Durante a leitura, como interagem com o texto? Que tipo de linguagem utilizam? Elas se manifestam por meio da fala e expressões faciais? Revelam surpresas? Acham algo engraçado?
3. Ao criarem o novo poema, como se relacionam e como estão brincando com as palavras? Há trocas entre os grupos? Como estão fazendo as negociações para acolher ou contrapor ideias?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Por se tratar de um uma construção coletiva, negociações e contrapontos permearão o processo da atividade. Sendo assim, atente-se paraacolher as diversas formas de participação do grupo, sejam elas orais e não orais. Considere os olhares e as expressões faciais frente ao diálogo e lançe-se num jogo em que as crianças percebam que suas expressões e encontros nesta comunicação estão sendo acolhidas por você e pelo grupo.
O que fazer durante?

1
Convide as crianças para se acomodarem em roda e conte que reservou um momento do dia para conhecerem o poema “Cadê”, de José Paulo Paes. Um poeta que faz brincadeiras com as palavras tornando os poemas divertidos e inusitados. Investigue, junto às crianças, se elas conhecem o autor e suas obras. Apresente o livro “Lé com Cré” e proponha que, a partir do título do poema que irá ler, as crianças antecipem ideias sobre as possíveis abordagens do texto.
2
Apresente o cartaz com o registro do texto. Conte que reproduziu o texto do livro no cartaz para que todos conseguissem ver e acompanhar a leitura com você. Inicie a leitura, dando atenção especial aos elementos orais que constitui um poema. Cuide da entonação, de forma que as crianças percebam em sua leitura a lógica da brincadeira do autor com o diálogo de perguntas e respostas. Observe que o texto do autor é uma releitura da parlenda "Cadê o Toucinho?". Dessa forma, utilize a expressividade corporal para potencializar a rítmica do poema. Explore o olhar, os gestos e as mímicas, para interagir com as crianças, criando um envolvimento com o texto assim como é feito ao brincar com a parlenda.
3
Após a leitura, converse sobre quais foram as percepções das crianças. Atente-se ao engajamento do grupo e sinta se há necessidade de repetir a leitura. Considere recitar a parlenda Cadê o Toucinho com as crianças e brinque com o grupo, levantando a similaridade presente nos textos.
Possíveis falas do professor: E aí, pessoal, vocês gostaram do poema? Conhecem algum texto parecido com esse? O queobservaram nele? O que ele conta? Vocês acharam engraçado? Por quê? Como será que foi o pensamento do autor para construir um poema como esse?
4
Após acolher as percepções das crianças acerca do texto, inicie uma conversa a fim de traçar qual foi a lógica do caminho percorrido pelo autor para a composição do poema.
Conte que, para organizar a conversa, você propõe que o grupo seja dividido em duas equipes para brincar com a parlenda "cadê o toucinho?". Como as crianças já conhecem a parlenda, um grupo será responsável por fazer as perguntas e o outro por dar as respostas. Em seguida, organize as crianças em dois grupos para iniciar a brincadeira.
5
Para começar a organização da brincadeira, converse sobre a primeira frase do texto. Construa reflexões com o grupo sobre o que essa frase representa, salientando que é a partir dela que inicia-se o jogo de perguntas e respostas. Inicie a brincadeira, pedindo que o primeiro grupo pergunte e o outro grupo responda. Vá mediando a brincadeira entre as crianças de forma leve e divertida.
Possíveis falas do professor: Então, vamos lá! Vamos começar. O primeiro grupo pode iniciar a primeira pergunta. E agora? O que vocês respondem? Vamos mais uma vez, agora vocês vão sozinhos. Quando o grupo fizer a pergunta, vocês já respondem em seguida. Vamos tentar fazer sem pararmos.
6
Ao terminar a brincadeira, converse com a turma sobre um novo desafio. Para isso, faça uma roda com as crianças e conte que a ideia é que, juntos, vocês criem um novo cadê. Para isso, você iniciará a brincadeira perguntando “cadê algo” e cada criança dará uma resposta ou fará uma pergunta para continuar a brincadeira.
Possíveis falas do professor: Então, eu começo! Cadê a banana? O que você pode responder? E agora que ela respondeu, para a brincadeira continuar você precisa fazer uma nova pergunta? Ótima pergunta!
7
Após a brincadeira, proponha ao grupo um novo desafio que é a construção de um novo cadê, inspirados na criação do autor José Paulo Paes. Diga que você será o escriba e irá registrar o poema de perguntas e respostas no documento que está projetado. Explique que vocês farão isso de forma coletiva. Conte que, para facilitar a visualização, você digitará no computador cada frase seguindo uma cor para as perguntas e outra cor para as respostas. Organize o grupo no espaço que preparou a projeção e inicie a construção textual com as crianças.
8
Para iniciar a construção do poema, relembre que o autor iniciou o texto percebendo que estava escuro. Investigue junto ao grupo como poderão iniciar o novo poema. Ao decidirem qual será a percepção disparadora, digite a primeira frase referente a pergunta na cor selecionada por você. Siga instigando as crianças a pensarem sobre quais perguntas e quais respostas poderão projetar para a composição do poema. Observe a necessidade de que a resposta gere outra pergunta para o desencadear do poema, então, esteja atento para problematizar algumas proposições das crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Suponha que a turma traga o cheiro como sentido disparador e instigue os grupos a iniciarem o poema. Então, começamos com: nossa, que cheiro! Vou escrever essa frase na cor rosa, bem abaixo do título! Agora, que pergunta podemos fazer para continuar nosso poema? Uau! de onde vem esse cheiro é uma boa pergunta, todos do grupo concordam? Então, vou digitar em que cor? E agora? Que resposta esse grupo pensa em dar para a pergunta? Do vento? Vou ler para vocês o que já fizemos, vejam: Nossa, que cheiro. De onde vem esse cheiro? Do vento. Para continuar, precisamos fazer uma pergunta ou dar uma resposta? Ah, e que pergunta podemos fazer para nosso poema ficar divertido? Cadê o vento? Olha, para mim essa é uma excelente sugestão. Vocês gostam da ideia?
9
Observe o engajamento e participação das crianças na proposta de elaboração do poema e atente-se para o momento em que as proposições se esgotarem. Caso sinta que é necessário, pause a elaboração do texto e combine com as crianças que o salvará no computador para continuarem a escrita no dia seguinte. Ao terminarem o poema, leia-o de forma integral para as crianças e converse com elas observando se estão satisfeitas com a construção e considerando-a finalizada. Caso as crianças sintam necessidade de fazer qualquer alteração, acolha a ideia do grupo de forma responsiva.
Para finalizar: Pergunte para as crianças como foi elaborar o texto e se gostaram de criar um poema de perguntas e respostas. Diga que irá imprimir o texto em tamanho grande e o deixará fixo para que leiam em outros momentos. Em seguida, organize-as para a próxima vivência do dia.
Desdobramentos
Você pode propor para as crianças que memorizem o texto criado e apresentem para outras crianças da escola. Em outro momento, considere realizar a mesma proposta com as crianças divididas em pequenos grupos de modo que cada grupo crie seu cadê.
Engajando as famílias
Prepare um cartão com o poema elaborado pelas crianças para enviar para as famílias. Combine com o grupo de crianças que, após a leitura do poema com a família, elas digam como o construíram. Proponha que, se quiserem, podem convidar a família para construir novos cadês.
Apresente a proposta
Leia para as famílias virtualmente o poema “Cadê?”, de José Paulo Paes, usando, se possível, o portador, caso o faça em vídeo. Conte alguma curiosidades sobre o autor e o poema, como, por exemplo, que o texto é a releitura da parlenda "Cadê o Toucinho?", muito conhecida. Envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e faça o convite: “Tive uma ideia: vamos fazer um poema inspirado neste? Eu começo e vocês continuam… Cadê o morango que estava aqui? Desafio a familia do (nome de uma criança) a continuar.”
Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a produzir coletivamente um poema inspirado no texto “Cadê?”, de José Paulo Paes. Compartilhe com as famílias a proposta de que possam continuar o poema e desafiar a família de outra criança.
Sugira às famílias
Sugira às famílias que, à medida que forem desafiadas, continuem o poema inserindo as crianças na brincadeira. Depois de você, a família desafiada pode continuar o poema com a sugestão da criança. Por exemplo: “O urso comeu. Cadê o urso?” A família compartilha a continuação, desafia outra família e assim por diante, de forma que todas as famílias possam colaborar com a produção.
Para compartilhar com o grupo
Sugira uma forma de compartilhamento para as famílias produzirem seus “cadês” e desafiarem as outras, como o WhatsApp, por exemplo. Vá anotando as sugestões e montando o poema, que pode ser socializado com todos no final. Você pode sugerir que, no retorno à escola, as crianças retomem essa produção, escrevam o poema num cartaz e o exponham num mural ou sala da escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O Eu, o nós e o outro
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática: O universo sonoro fascina as crianças! Elas estão sempre interessadas nas rimas, na descoberta de novas palavras, nas sonoridades que lhes parecem estranhas, nas palavras cumpridas ou muito curtas, nos ritmos e cadências dos textos. Este encantamento é uma das chaves para que o processo de letramento das crianças seja rico e para que elas se interessem por adentrar cada vez mais no mundo das palavras. Nesta unidade, vamos conhecer diferentes propostas que vincularão as crianças positivamente a este universo, além de torná-lo acessível a elas.