Plano de aula: Receitas com as famílias dos bebês

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta atividade os familiares serão convidados a virem à escola produzir junto com os bebês alguma comida que eles gostam. Portanto, antes de realizá-la, são necessárias algumas ações. Converse previamente com outros funcionários envolvidos, como cozinheiros, auxiliares, agentes de organização, e explique sua intenção. Combine o preparo antecipado da mesma receita para que esteja pronta para a degustação ao final do preparo. Escreva um bilhete para as famílias contando sobre asua proposta e solicite que enviem uma receita que os bebês gostem e que possa ser produzida na escola.Sugira bolos, biscoitos com frutas ou alguma receita de fácil preparo e explique que é importante considerar receitas que envolvamelementosque os bebês possam provar durante a atividade. Peça que, junto com a receita, encaminhem uma fotografia do bebê comendo junto com seus familiares ou do prato já executado. Como aatividade prevê a participação da família, encaminhe junto com o bilhete alguns dias e horários para que os familiares possam indicar suas possibilidades e, com isso, você consegue organizar para que todos possam participar dessa proposta com as crianças.

Materiais:

Barbante e pregador para montar um varal de receitas, papel cartão ou cartolina para suporte das receitas enviadas. Computador ou notebook para a exibição dos vídeos. Itens para a execução da receita escolhida, os quais devem ser providenciados pela escola.

Espaços:

Sala de referência ou refeitório

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como os bebês interagem com outras crianças e adultos convidados? Como os bebês comunicam suas necessidades, desejos ou emoções no decorrer da atividade?

2.Como os bebês exploram o preparo da receita? De que maneira expressam suas hipóteses e descobertas?

3. Os bebês reconhecem as receitas de suas famílias? Como o fazem?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Incentive a participação de todas. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
inicio-num>

1

<fim-num>

Organize uma roda e inicie a conversa com o grupo,fazendo um convite à apresentação das receitas que trouxeram de casa e nomeando o material enviado com o auxílio dos bebês. Permita que explorem os materiais por um tempo e observe atentamente suas iniciativas de interação. Possibilite a apresentação destes elementos pelos próprios bebês, valorizando seus gestos, expressões, balbucios, olhares e movimentos. Observe como as crianças se manifestam enquanto você mostra as fotos e as receitas vindas de casa. Observe se esticam os braços, colocam no chão ou balbuciam o nome, reconhecendo a receita como de sua família.

2

Após compartilhar a proposta, convide os bebês para organizaro varal com as receitas vindas de casa. Com o auxílio deles, leia o nome das receitas. Oportunize que cada criança pendure no varal sua receita com a foto. É importante que os bebês que ainda não engatinham sejam apoiados de forma que possam observar e participar com as outras crianças. Possibilite que aquelas famílias que não puderem comparecer possam enviar suas receitas escritas, em fotografias ou em um vídeo ensinando a receita.

3

Com o varal pronto, destaque a receita que será feita no dia e convide o responsável agendado para preparar a receita com os bebês. Sente-se com eles para acompanhar o preparo da receita. Aproveite para observar a maneira como os bebês participam deste momento, que olhares e gestos fazem. Envolva-osdurante opreparo da receita e encoraje-os a experimentar os ingredientes, a manusear os utensílios e a ajudar na mistura e no preparo da receita. Observe como interagem com o adulto convidado, a maneira como comunicam suas necessidades, desejos e emoções durante a atividade.

Possíveis fala do professor: Hoje teremos um dia diferente, com um convidado especial (nome do familiar da criança) que vai preparar para nós uma receita bem gostosa. Vocês querem nos ajudar?

Para finalizar:

Após o preparo pelo familiar com o auxílio dos bebês, apresente a receita pronta. Convide-os para sentir o cheiro, tocar, sentir a temperatura, observar as cores e texturas do prato. Convide-os para experimentar as porções em pequenos grupos, para a livre exploração do prato preparado. Observe como os bebês comunicam suas necessidades, desejos ou emoções no decorrer da exploração. Faça registros fotográficos deste momento para a documentação pedagógica. Convide-os para realizar a refeição (que já deverá estar preparada pelos funcionários da cozinha). Estenda o convite aos familiares presentes, inclusive solicitando que auxiliem a servir as crianças. Observe a maneira como os bebês realizam suas refeições e se gostam de ter uma receita de família na escola.