15529
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dicionário e ortografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre conhecer o dicionário aprendendo a busca de palavras.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Orientações:

  • Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.

Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.

Referências sobre o assunto:

AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos como brincar de “Eu sei - Eu preciso procurar”:

- Distribua folhas copiadas de material impresso aos alunos. Link para impressão: clique aqui.

- Informe que irá ditar algumas palavras que deverão ser escritas em uma das duas colunas “eu sei” ou “tenho que procurar” da seguinte maneira: Quando tiver certeza da ortografia da palavra escreva na tabela “EU SEI” quando não tiver certeza escreva na tabela “PRECISO PROCURAR”.

- Dite 4 palavras com X e 4 palavras com CH.

- Exemplo de palavras que podem ser ditadas: Com X - caxumba, enxame, lagartixa, xícara, xampu, ameixa, xale, xarope, xadrez, caixa, baixo, xingar, peixe, graxa, enxugar, lixo, mexer, bruxa, abacaxi, queixo, enxada, queixa. Com CH - chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuva, chuchu, chulé, recheio, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta.

  • Após o ditado pergunte aos alunos: “Sabe aquelas palavras que vocês escreveram na coluna “PRECISO PROCURAR”? Afinal, onde vamos procurá-las? A expectativa é que os alunos respondam que é no dicionário.
  • Questione:

- Vocês já conheciam o dicionário? Alguns alunos podem responder que sim e outros que não.

- Já utilizaram um dicionário antes? Alguns dirão que sim e outros que não.

- Como encontramos uma palavra no dicionário? A expectativa é que os alunos digam que devemos procurar por ordem alfabética.

  • Distribua os dicionários físicos e proponha a busca coletiva da palavra chocolate .
  • Questione:

- Chocolate é com X ou CH? Alguns alunos responderão que é com CH e outros com X.

- Como devemos fazer a busca no dicionário? Espera-se que os alunos respondam que é por ordem alfabética.

- Vamos procurar a palavra chocolate abrindo o dicionário na letra X? Os alunos deverão observar que há várias palavras com a letra X.

- E agora como vamos procurar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos olhar na 2ª letra.

- E se a segunda letra também for igual? Os alunos responderão que olharemos na 3ª , na 4ª letra, e assim por diante.

- Realize o mesmo procedimento para a busca com a letra C.

  • Agora peça aos alunos que busquem no dicionário as palavras que eles ficaram em dúvida e façam nas linhas abaixo da tabela na cópia das folhas impressas. Questione:

- Quais palavras vocês erraram? Deixe os alunos dizerem quais palavras erraram.

- Qual o motivo do erro? Espere que os alunos pontuem que o ch e o x tem o mesmo som.

- E como podemos fazer para não errar na escrita destas palavras? A expectativa é que os alunos respondam que quando temos dúvidas para escrever de acordo com as normas ortográficas devemos usar o dicionário.

Materiais complementares: projetor de slides e folhas em branco ou caderno.

Referências:

QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario . Acesso em: 31 de outubro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma um dicionário on-line, abra o link: http://www.aulete.com.br/verbete (Acesso em 25 de novembro de 2018) e procure as palavras do item 11.
  • Questione:

- Qual a diferença de procurar no dicionário físico e no dicionário on-line? A expectativa é que os alunos digam que no dicionário on-line basta digitar a palavra da forma como acha que se escreve que o próprio dicionário informa a ortografia correta e que no dicionário físico é necessário seguir a ordem alfabética para encontrar a palavra.

  • Explique as regras do jogo das cartas ortográficas:

- Os alunos deverão formar duplas e um será responsável por escrever a palavra no quadro.

- As palavras das cartas ortográficas estarão com lacunas para que o aluno formule a hipótese: é com CH ou X, e escreva a palavra completa no quadro.

- O outro aluno ficará encarregado de procurar no dicionário a palavra e conferir a ortografia.

- Após a conferência da ortografia se a dupla constatar erro poderá corrigir e continuar o jogo e se estiver correto poderá igualmente continuar o jogo retirando uma nova carta ortográfica.

- O jogo será ganho com quem escrever o maior número de palavras corretas no quadro.

- Sugestão de palavras: chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuchu, recheio, chuva, chuva, chulé, bochecha, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta, xícara, ameixa, xampu, xale, xarope, caixa, xadrez, baixo, peixe, graxa, enxugar, lixo, xingar, mexer, bruxa, abacaxi, caxumba, enxame, queixo, lagartixa, enxada, deixa. Link para a impressão: clique aqui.

Materiais complementares: projetor de slides, dicionários e cartas ortográficas.

Dificuldades antecipadas: Deixe que o aluno com dificuldades ortográficas procure no dicionário, para que perceba que quando tiver dúvidas sobre a ortografia na qual não há regras para a escrita ele deve recorrer ao dicionário.

Referências:

AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos:

- Porque confundimos CH e X no momento da escrita? Espere que os alunos respondam que é porque estas letras têm o mesmo som.

- Há alguma regra que estabeleça como devemos escrever tais palavras? Os alunos dirão que não há nenhuma regra que ajude a descobrir se a palavra é com CH ou X.

- Se não há regras e as letras têm o mesmo som, como podemos saber qual a letra que devemos usar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos utilizar o dicionário para procurar todas as palavras que temos dúvidas na ortografia.

- E como procurar no dicionário físico? Espere que os alunos respondam que procuramos pela letra inicial, depois pela 2ª letra, 3ª letra, 4ª letra e assim por diante, seguindo a ordem alfabética.

  • Registre as descobertas coletivamente.
  • Projete o slide ou escreva no quadro. Link para impressão: clique aqui.

Materiais complementares: cópias de folhas impressas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Orientações:

  • Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.

Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.

Referências sobre o assunto:

AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos como brincar de “Eu sei - Eu preciso procurar”:

- Distribua folhas copiadas de material impresso aos alunos. Link para impressão: clique aqui.

- Informe que irá ditar algumas palavras que deverão ser escritas em uma das duas colunas “eu sei” ou “tenho que procurar” da seguinte maneira: Quando tiver certeza da ortografia da palavra escreva na tabela “EU SEI” quando não tiver certeza escreva na tabela “PRECISO PROCURAR”.

- Dite 4 palavras com X e 4 palavras com CH.

- Exemplo de palavras que podem ser ditadas: Com X - caxumba, enxame, lagartixa, xícara, xampu, ameixa, xale, xarope, xadrez, caixa, baixo, xingar, peixe, graxa, enxugar, lixo, mexer, bruxa, abacaxi, queixo, enxada, queixa. Com CH - chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuva, chuchu, chulé, recheio, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta.

  • Após o ditado pergunte aos alunos: “Sabe aquelas palavras que vocês escreveram na coluna “PRECISO PROCURAR”? Afinal, onde vamos procurá-las? A expectativa é que os alunos respondam que é no dicionário.
  • Questione:

- Vocês já conheciam o dicionário? Alguns alunos podem responder que sim e outros que não.

- Já utilizaram um dicionário antes? Alguns dirão que sim e outros que não.

- Como encontramos uma palavra no dicionário? A expectativa é que os alunos digam que devemos procurar por ordem alfabética.

  • Distribua os dicionários físicos e proponha a busca coletiva da palavra chocolate .
  • Questione:

- Chocolate é com X ou CH? Alguns alunos responderão que é com CH e outros com X.

- Como devemos fazer a busca no dicionário? Espera-se que os alunos respondam que é por ordem alfabética.

- Vamos procurar a palavra chocolate abrindo o dicionário na letra X? Os alunos deverão observar que há várias palavras com a letra X.

- E agora como vamos procurar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos olhar na 2ª letra.

- E se a segunda letra também for igual? Os alunos responderão que olharemos na 3ª , na 4ª letra, e assim por diante.

- Realize o mesmo procedimento para a busca com a letra C.

  • Agora peça aos alunos que busquem no dicionário as palavras que eles ficaram em dúvida e façam nas linhas abaixo da tabela na cópia das folhas impressas. Questione:

- Quais palavras vocês erraram? Deixe os alunos dizerem quais palavras erraram.

- Qual o motivo do erro? Espere que os alunos pontuem que o ch e o x tem o mesmo som.

- E como podemos fazer para não errar na escrita destas palavras? A expectativa é que os alunos respondam que quando temos dúvidas para escrever de acordo com as normas ortográficas devemos usar o dicionário.

Materiais complementares: projetor de slides e folhas em branco ou caderno.

Referências:

QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario . Acesso em: 31 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma um dicionário on-line, abra o link: http://www.aulete.com.br/verbete (Acesso em 25 de novembro de 2018) e procure as palavras do item 11.
  • Questione:

- Qual a diferença de procurar no dicionário físico e no dicionário on-line? A expectativa é que os alunos digam que no dicionário on-line basta digitar a palavra da forma como acha que se escreve que o próprio dicionário informa a ortografia correta e que no dicionário físico é necessário seguir a ordem alfabética para encontrar a palavra.

  • Explique as regras do jogo das cartas ortográficas:

- Os alunos deverão formar duplas e um será responsável por escrever a palavra no quadro.

- As palavras das cartas ortográficas estarão com lacunas para que o aluno formule a hipótese: é com CH ou X, e escreva a palavra completa no quadro.

- O outro aluno ficará encarregado de procurar no dicionário a palavra e conferir a ortografia.

- Após a conferência da ortografia se a dupla constatar erro poderá corrigir e continuar o jogo e se estiver correto poderá igualmente continuar o jogo retirando uma nova carta ortográfica.

- O jogo será ganho com quem escrever o maior número de palavras corretas no quadro.

- Sugestão de palavras: chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuchu, recheio, chuva, chuva, chulé, bochecha, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta, xícara, ameixa, xampu, xale, xarope, caixa, xadrez, baixo, peixe, graxa, enxugar, lixo, xingar, mexer, bruxa, abacaxi, caxumba, enxame, queixo, lagartixa, enxada, deixa. Link para a impressão: clique aqui.

Materiais complementares: projetor de slides, dicionários e cartas ortográficas.

Dificuldades antecipadas: Deixe que o aluno com dificuldades ortográficas procure no dicionário, para que perceba que quando tiver dúvidas sobre a ortografia na qual não há regras para a escrita ele deve recorrer ao dicionário.

Referências:

AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos:

- Porque confundimos CH e X no momento da escrita? Espere que os alunos respondam que é porque estas letras têm o mesmo som.

- Há alguma regra que estabeleça como devemos escrever tais palavras? Os alunos dirão que não há nenhuma regra que ajude a descobrir se a palavra é com CH ou X.

- Se não há regras e as letras têm o mesmo som, como podemos saber qual a letra que devemos usar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos utilizar o dicionário para procurar todas as palavras que temos dúvidas na ortografia.

- E como procurar no dicionário físico? Espere que os alunos respondam que procuramos pela letra inicial, depois pela 2ª letra, 3ª letra, 4ª letra e assim por diante, seguindo a ordem alfabética.

  • Registre as descobertas coletivamente.
  • Projete o slide ou escreva no quadro. Link para impressão: clique aqui.

Materiais complementares: cópias de folhas impressas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP12 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano