15364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Produção de Texto - estrofe de canção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Produção de Texto - estrofe de canção

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Ter esquecido a letra da música que planejou (por isso é necessário que na etapa do planejamento a professora tenha anotado as criações); dificuldade com a língua escrita (aglutinação/segmentação das palavras, ortografia, quebra do texto em versos).

Referências sobre o assunto:

QUEIROZ, B.C. Manifesto por um Brasil Literário. Parati - RJ, 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manifesto_brasil_literario.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão registrar no papel a estrofe que criaram na aula passada, para não esquecerem mais.
  • Nesta aula os alunos irão realizar a escrita de uma estrofe para uma cantiga conhecida. Para esta aula sugerimos a cantiga “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26/11/2018.
  • Como suporte para esta aula, seria interessante uma aula anterior de planejamento como a sugerida nesta sequência de atividades da qual esta aula faz parte.
  • É importante que as duplas sejam organizadas de forma que um dos integrantes tenha conhecimentos mais avançadas sobre a língua escrita para garantir o êxito no registro da estrofe criada. O foco desta aula é a composição textual do gênero cantigas, sendo a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética um objetivo secundário, o que justifica a composição das duplas conforme descrito.
  • Apesar de um dos integrantes da dupla ter maior responsabilidade no registro da estrofe, ambos serão responsáveis pelo processo de criação.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Para este momento inicial os alunos poderão estar organizados em roda, no entanto junto com o seu par.
  • Faça uma breve retomada da aula anterior na qual as duplas criaram oralmente uma nova estrofe baseada na cantiga “Dona Baratinha”, trocando o nome do animal e a coisa que ele diz que tem.
  • Em seguida peça para cada dupla cantar a sua criação. Caso alguma dupla tenha dificuldade em se lembrar de partes ou mesmo de todo o texto, a professora poderá ajudar, já que registrou todas as canções criadas no dia do planejamento.
  • Diga então que na aula de hoje, os alunos irão colocar no papel o texto que criaram.
  • Relembre com as crianças a estrutura deste gênero textual, faça perguntas do tipo:
  • Como eram escritas as letras das canções que estudamos?
  • Que tamanho eram as frases, compridas ou curtas?
  • Será que há alguma relação entre a melodia/ritmo e o momento de trocarmos de linha?
  • E as palavras, elas são escritas todas grudadas ou é necessário deixar um espaço em branco entre uma palavra e outra? Quem pode dar um exemplo?
  • Direcione as discussões para as características do gênero já discutidas anteriormente com os alunos. É importante que esse momento de conversa, seja uma revisão de conteúdos já estudados. Seria muita informação para uma única aula de 50 minutos.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos nas duplas em suas mesas de trabalho. Distribua as folhas sulfite, lápis grafite e borracha.
  • Retome no quadro o que é parágrafo, enfatizado que para o texto que irão produzir, toda nova frase (verso), começa com um parágrafo e eles deverão prestar atenção nisso ao escrever.
  • Enquanto os alunos produzem, passe de mesa em mesa para verificar se precisam de ajuda em algum aspecto, como lembrar da música, organização do texto, entre outras.
  • Faça intervenções construtivas levando os alunos a refletirem e não oferecendo respostas diretas caso seja necessário.
  • Quando a dupla terminar a escrita, peça para que leiam pra você, apontando cada palavra com o dedo. Caso haja necessidade, faça anotações em uma folha à parte para garantir a compreensão do texto e poder planejar a aula de revisão textual.

Materiais complementares: O modelo da atividade está disponível aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Recolha as atividades e organize os alunos novamente em roda.
  • Pergunte como foi a atividade e o que eles acharam, se foi fácil ou difícil e por quê. Permita que falem.
  • Diga que você irá guardar os textos produzidos e que irá lê-los para verificar se há alguma coisa que poderá ser feito para deixá-los ainda melhores e que, em uma próxima aula você comentará suas conclusões com a turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Ter esquecido a letra da música que planejou (por isso é necessário que na etapa do planejamento a professora tenha anotado as criações); dificuldade com a língua escrita (aglutinação/segmentação das palavras, ortografia, quebra do texto em versos).

Referências sobre o assunto:

QUEIROZ, B.C. Manifesto por um Brasil Literário. Parati - RJ, 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manifesto_brasil_literario.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão registrar no papel a estrofe que criaram na aula passada, para não esquecerem mais.
  • Nesta aula os alunos irão realizar a escrita de uma estrofe para uma cantiga conhecida. Para esta aula sugerimos a cantiga “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26/11/2018.
  • Como suporte para esta aula, seria interessante uma aula anterior de planejamento como a sugerida nesta sequência de atividades da qual esta aula faz parte.
  • É importante que as duplas sejam organizadas de forma que um dos integrantes tenha conhecimentos mais avançadas sobre a língua escrita para garantir o êxito no registro da estrofe criada. O foco desta aula é a composição textual do gênero cantigas, sendo a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética um objetivo secundário, o que justifica a composição das duplas conforme descrito.
  • Apesar de um dos integrantes da dupla ter maior responsabilidade no registro da estrofe, ambos serão responsáveis pelo processo de criação.

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Para este momento inicial os alunos poderão estar organizados em roda, no entanto junto com o seu par.
  • Faça uma breve retomada da aula anterior na qual as duplas criaram oralmente uma nova estrofe baseada na cantiga “Dona Baratinha”, trocando o nome do animal e a coisa que ele diz que tem.
  • Em seguida peça para cada dupla cantar a sua criação. Caso alguma dupla tenha dificuldade em se lembrar de partes ou mesmo de todo o texto, a professora poderá ajudar, já que registrou todas as canções criadas no dia do planejamento.
  • Diga então que na aula de hoje, os alunos irão colocar no papel o texto que criaram.
  • Relembre com as crianças a estrutura deste gênero textual, faça perguntas do tipo:
  • Como eram escritas as letras das canções que estudamos?
  • Que tamanho eram as frases, compridas ou curtas?
  • Será que há alguma relação entre a melodia/ritmo e o momento de trocarmos de linha?
  • E as palavras, elas são escritas todas grudadas ou é necessário deixar um espaço em branco entre uma palavra e outra? Quem pode dar um exemplo?
  • Direcione as discussões para as características do gênero já discutidas anteriormente com os alunos. É importante que esse momento de conversa, seja uma revisão de conteúdos já estudados. Seria muita informação para uma única aula de 50 minutos.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos nas duplas em suas mesas de trabalho. Distribua as folhas sulfite, lápis grafite e borracha.
  • Retome no quadro o que é parágrafo, enfatizado que para o texto que irão produzir, toda nova frase (verso), começa com um parágrafo e eles deverão prestar atenção nisso ao escrever.
  • Enquanto os alunos produzem, passe de mesa em mesa para verificar se precisam de ajuda em algum aspecto, como lembrar da música, organização do texto, entre outras.
  • Faça intervenções construtivas levando os alunos a refletirem e não oferecendo respostas diretas caso seja necessário.
  • Quando a dupla terminar a escrita, peça para que leiam pra você, apontando cada palavra com o dedo. Caso haja necessidade, faça anotações em uma folha à parte para garantir a compreensão do texto e poder planejar a aula de revisão textual.

Materiais complementares: O modelo da atividade está disponível aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Recolha as atividades e organize os alunos novamente em roda.
  • Pergunte como foi a atividade e o que eles acharam, se foi fácil ou difícil e por quê. Permita que falem.
  • Diga que você irá guardar os textos produzidos e que irá lê-los para verificar se há alguma coisa que poderá ser feito para deixá-los ainda melhores e que, em uma próxima aula você comentará suas conclusões com a turma.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano