Plano de Aula

Plano de aula: Produção de Texto - estrofe de canção

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Ter esquecido a letra da música que planejou (por isso é necessário que na etapa do planejamento a professora tenha anotado as criações); dificuldade com a língua escrita (aglutinação/segmentação das palavras, ortografia, quebra do texto em versos).

Referências sobre o assunto:

QUEIROZ, B.C. Manifesto por um Brasil Literário. Parati - RJ, 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manifesto_brasil_literario.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão registrar no papel a estrofe que criaram na aula passada, para não esquecerem mais.
  • Nesta aula os alunos irão realizar a escrita de uma estrofe para uma cantiga conhecida. Para esta aula sugerimos a cantiga “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26/11/2018.
  • Como suporte para esta aula, seria interessante uma aula anterior de planejamento como a sugerida nesta sequência de atividades da qual esta aula faz parte.
  • É importante que as duplas sejam organizadas de forma que um dos integrantes tenha conhecimentos mais avançadas sobre a língua escrita para garantir o êxito no registro da estrofe criada. O foco desta aula é a composição textual do gênero cantigas, sendo a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética um objetivo secundário, o que justifica a composição das duplas conforme descrito.
  • Apesar de um dos integrantes da dupla ter maior responsabilidade no registro da estrofe, ambos serão responsáveis pelo processo de criação.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos