Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Ter esquecido a letra da música que planejou (por isso é necessário que na etapa do planejamento a professora tenha anotado as criações); dificuldade com a língua escrita (aglutinação/segmentação das palavras, ortografia, quebra do texto em versos).
Referências sobre o assunto:
QUEIROZ, B.C. Manifesto por um Brasil Literário. Parati - RJ, 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manifesto_brasil_literario.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão registrar no papel a estrofe que criaram na aula passada, para não esquecerem mais.
- Nesta aula os alunos irão realizar a escrita de uma estrofe para uma cantiga conhecida. Para esta aula sugerimos a cantiga “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26/11/2018.
- Como suporte para esta aula, seria interessante uma aula anterior de planejamento como a sugerida nesta sequência de atividades da qual esta aula faz parte.
- É importante que as duplas sejam organizadas de forma que um dos integrantes tenha conhecimentos mais avançadas sobre a língua escrita para garantir o êxito no registro da estrofe criada. O foco desta aula é a composição textual do gênero cantigas, sendo a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética um objetivo secundário, o que justifica a composição das duplas conforme descrito.
- Apesar de um dos integrantes da dupla ter maior responsabilidade no registro da estrofe, ambos serão responsáveis pelo processo de criação.
Introdução
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Para este momento inicial os alunos poderão estar organizados em roda, no entanto junto com o seu par.
- Faça uma breve retomada da aula anterior na qual as duplas criaram oralmente uma nova estrofe baseada na cantiga “Dona Baratinha”, trocando o nome do animal e a coisa que ele diz que tem.
- Em seguida peça para cada dupla cantar a sua criação. Caso alguma dupla tenha dificuldade em se lembrar de partes ou mesmo de todo o texto, a professora poderá ajudar, já que registrou todas as canções criadas no dia do planejamento.
- Diga então que na aula de hoje, os alunos irão colocar no papel o texto que criaram.
- Relembre com as crianças a estrutura deste gênero textual, faça perguntas do tipo:
- Como eram escritas as letras das canções que estudamos?
- Que tamanho eram as frases, compridas ou curtas?
- Será que há alguma relação entre a melodia/ritmo e o momento de trocarmos de linha?
- E as palavras, elas são escritas todas grudadas ou é necessário deixar um espaço em branco entre uma palavra e outra? Quem pode dar um exemplo?
- Direcione as discussões para as características do gênero já discutidas anteriormente com os alunos. É importante que esse momento de conversa, seja uma revisão de conteúdos já estudados. Seria muita informação para uma única aula de 50 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Organize os alunos nas duplas em suas mesas de trabalho. Distribua as folhas sulfite, lápis grafite e borracha.
- Retome no quadro o que é parágrafo, enfatizado que para o texto que irão produzir, toda nova frase (verso), começa com um parágrafo e eles deverão prestar atenção nisso ao escrever.
- Enquanto os alunos produzem, passe de mesa em mesa para verificar se precisam de ajuda em algum aspecto, como lembrar da música, organização do texto, entre outras.
- Faça intervenções construtivas levando os alunos a refletirem e não oferecendo respostas diretas caso seja necessário.
- Quando a dupla terminar a escrita, peça para que leiam pra você, apontando cada palavra com o dedo. Caso haja necessidade, faça anotações em uma folha à parte para garantir a compreensão do texto e poder planejar a aula de revisão textual.
Materiais complementares: O modelo da atividade está disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Recolha as atividades e organize os alunos novamente em roda.
- Pergunte como foi a atividade e o que eles acharam, se foi fácil ou difícil e por quê. Permita que falem.
- Diga que você irá guardar os textos produzidos e que irá lê-los para verificar se há alguma coisa que poderá ser feito para deixá-los ainda melhores e que, em uma próxima aula você comentará suas conclusões com a turma.