15160
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Dançando para os colegas

Nesta proposta, veja como organizar e conduzir uma atividade em que as crianças apresentam coreografias para as outras turmas da instituição.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Roselaine Pontes de Almeida

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:

As crianças e suas danças

As danças e as culturas

Estações para brincar de dançar

Organizando coreografias

Dançando para os colegas

Para realização desta atividade é importante já ter realizado as demais propostas, especialmente a Organizando coreografias. Comunique antecipadamente a proposta aos profissionais da escola e combine um dia e local para as apresentações. Caso não tenha professor auxiliar, verifique a possibilidade de, neste dia, alguém te ajudar com as crianças e fazendo os registros de foto e vídeo. As crianças, ajudadas por você, podem preparar convites da apresentação para os colegas e professores das outras turmas. Como cada grupo irá apresentar uma coreografia que envolve caracterização, procure já deixar separado em local próprio (“camarim” ou sala) os itens que serão utilizados. Mostre/leia para as crianças a lista de roupas, acessórios e objetos feita no dia da organização da coreografia (Organizando coreografias) e peça ajuda delas para separar e deixar acessíveis estes materiais.

Separe e teste previamente o CD com as músicas no dia do evento.

Materiais:

Tocador de som. CD com as músicas que as crianças irão dançar. Calendário (com as marcações dos dias das apresentações, feitas na proposta Organizando coreografias).

Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo do grupo e da coreografia escolhida pelas crianças: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, fitas, bastões, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais como chocalhos, pandeirinhos etc. Cortinas grandes para montagem do palco (opcional). Cartela com os nomes dos grupos (definidos no plano Organizando coreografias e/ou dos componentes dos grupos. Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular

Espaços:

Esta atividade deve ser realizada em ambiente externo (pátio, quadra), que deve ser previamente preparado como se fosse um salão ou teatro, de modo a enriquecer as apresentações. Caso haja uma sala disponível ou banheiro próximo, pode ser criado um camarim para que as crianças possam se arrumar/preparar antes da apresentação. Se não houver essa possibilidade, as crianças devem se diriger ao espaço já trocadas/caracterizadas. Inicialmente, todo o grupo será reunido em roda para contextualização da atividade e, em seguida, todos irão juntos até o espaço. Depois, as crianças se organizarão empequenos grupos para apresentar suas coreografias.

Tempo sugerido:

Entre 1 hora e 1 hora e 20 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças se mostram livres e motivadas para dançar? De quais formas?Como utilizam o corpo nessa experiência?

2. De que forma as crianças exploram os espaços e acessórios durante a dança?

3. Como as crianças interagem e se movimentam durante as danças? Elas combinam movimentos, buscam se ajudar, procuram imitar umas às outras utilizando conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, lento, rápido, depressa, devagar)?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. A dança pode ser uma experiência vivida por todas as crianças, respeitando toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas desse tipo de vivência. Ajude quem apresenta dificuldade em se movimentar e quem não apresenta desejo de participar da atividade por timidez ou receio de não conseguir. Incentive as crianças a se ajudarem e respeite as preferências delas na forma como dançam.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo para sentar em roda com você. Mostre às crianças o calendário e peça ajuda para lembrarem qual atividade está programada para hoje. Caso seja necessário, chame atenção especificamente para a marcação feita para identificar o dia de apresentação das coreografias. Pergunte para as crianças como estão se sentindo ao saber que hoje apresentarão suas coreografias para as outras turmas da escola: se estão ansiosas, animadas, com medo, felizes, apreensivas etc. Incentive todas a se comunicarem e as ajude a nomear seus sentimentos. Acolha as crianças que apresentarem nervosismo, medo ou ansiedade. Tranquilize o grupo, dizendo que com certeza será uma apresentação linda e uma ótima oportunidade de mostrar aos colegas o trabalho que têm feito e as músicas que têm ensaiado. Diga que a ideia é fazer uma grande brincadeira de dança para que se sintam mais à vontade.


2

Conte para as crianças sobre como tudo está organizado: o espaço foi preparado para parecer um teatro; foi montado um camarim onde as roupas e acessórios que elas ajudaram a separar estão localizados; as apresentações irão acontecer uma após a outra, na mesma sequência dos ensaios; após a apresentação, o grupo deverá voltar para o camarim e haverá uma professora ou outra pessoa da escola auxiliando os grupos neste momento. Comunique que antes das apresentações haverá uma fala inicial. Convide as crianças a participar deste momento, contando a proposta ao público. Em seguida, cada grupo será chamado, um por vez, para se apresentar. Depois de se apresentarem, os grupos poderão agradecer ao público da forma como acharem melhor e deverão voltar para o camarim. A ideia é oferecer uma noção geral da proposta, para que a criança não fique ansiosa ou se sinta “perdida”.Para isso, procure dar menos ênfase no aspecto “apresentação” e mais no aspecto brincadeira.


3

Combine com as crianças que antes da apresentação elas terão oportunidade de ver o espaço já montado, para que se familiarizem com o ambiente e se sintam pertencentes a ele. Reúna todo o grupo e dirija-se até este espaço. Deixe as crianças livres para circular e as incentive a explorar o espaço brincando livremente nele, subindo no palco, se escondendo nas cortinas e caminhando entre as cadeiras.Depois de um tempo, explique de onde elas virão para realizar a apresentação, para onde devem ir após a finalização e onde o público ficará. Certifique-se de que todas entenderam e convide-as a irem ao camarim, ensaiando o caminho para onde deverão se dirigir após terminarem a apresentação.


4

Chegando ao camarim, mostre onde estão as roupas e acessórios de cada grupo. Estando próximo do horário da apresentação, peça para que as crianças se dividam nos pequenos grupos, peguem as roupas e acessórios e vistam-se para a apresentação. De apoio sempre que for necessário. Você e a pessoa que irá te auxiliar podem conduzir as crianças até os banheiros, caso seja preciso trocar toda a roupa. Permita que elas se vistam sozinhas mas ajude, caso seja solicitado. Oriente e auxilie as crianças a dobrarem as roupas e as colocarem junto aos acessórios no local onde estavam antes.


5

Depois que todas as crianças tiverem se trocado e guardado as roupas, convide-as a se organizar nos pequenos grupos para que as apresentações sejam iniciadas. Fique atento às emoções que as crianças demonstram neste momento e, caso seja necessário, tranquilize novamente o grupo. Caso perceba que alguma criança não quer se apresentar, acolha seus sentimentos e respeite sua vontade.


6

Faça uma fala breve de abertura comunicando a proposta. Convide algumas crianças para apresentarem este momento com você. Conte o quanto as crianças têm se dedicado e ensaiado, valorizando o esforço delas e mostrando ao público o cuidado no preparo de cada etapa desta atividade. A ideia do professor abrir o evento é justamente para que as crianças sintam-se apoiadas e pertencentes à turma, sabendo que tem alguém de referência com quem podem contar (você).


7

Antes ou durante as apresentações, caso perceba que alguma criança não está confortável, demonstra ansiedade ou apreensão, respeite-a e convide-a a observar a apresentação dos grupos com você. Também é possível pedir a ajuda dela para anunciar os grupos que irão se apresentar. Ela pode entrar no palco com o nome do grupo ou dos componentes enquanto você os anuncia.


Para finalizar:

Após a apresentação do último grupo, convide todas ascrianças da turma para subirem novamente ao palco para receberem os aplausos. Agradeça a atenção de todos os presentes e também às crianças por toda dedicação e empenho. Depois, peça para que se dirijam até o camarim para guardarem os materiais e se prepararem para voltar para a sala do grupo.

Desdobramentos

Após a apresentação de dança dos grupos para os colegas da escola, os sentimentos vividos nesta experiência podem ser explorados em uma atividade na sala do grupo. Você pode perguntar para as crianças como elas se sentiram, do que mais gostaram, o que fariam de diferente etc. Outra proposta poderia ser assistir os vídeos da apresentação, abrindo o espaço para reflexões, comentários e apreciações. Outro desdobramento poderia envolver a apresentação das danças para as famílias em um dia reservado especificamente para isso ou como forma de abrir ou fechar algum evento da escola.

Engajando as famílias

Compartilhe fotos e vídeos desta atividade com as famílias. Dependendo da repercussão, você pode propor uma nova apresentação na qual as crianças dançariam as mesmas danças desta proposta, mas agora junto aos familiares. Esta dança poderia acontecer em algum evento específico e as famílias seriam convidadas com antecedência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano