Plano de Aula

Plano de aula: Estações para brincar de dançar

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:

As crianças e suas danças

As danças e as culturas

Estações para brincar de dançar

Organizando coreografias

Dançando para os colegas

É importante já ter realizado junto às crianças atividades envolvendo música e dança de diferentes estilos e de diferentes culturas.

Materiais:

Cartelas com imagens de danças de diferentes culturas (você pode se inspirar ou utilizar o livro Artes integradas, de Ândrea Sulzbach, publicado em 2017 pela Intersaberes, pgs. 45-60, que traz imagens de diversos tipos de dança por região do Brasil: Carimbó, Frevo, Marujada, Catira, Jongo, Boi-de-mamão, etc.)

Tocador de som, reprodutor de vídeo: CD com músicas utilizadas no plano As crianças e suas danças ou músicas dos vídeos mostrados no plano As danças e as culturas

Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo da escola e possam enriquecer as brincadeiras: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais etc.

Banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, cestos de vime, jornal, caixas de papelão, baús, araras e cabides para pendurar roupas.

Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular, papel e caneta.

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra). Organize o ambiente previamente, de modo que os materiais fiquem dispostos por todo o espaço e acessíveis às crianças. As cartelas com imagens devem contemplar diferentes tipos de dança e os materiais devem ser em quantidade maior do que o número de crianças, de modo a permitir a boa exploração e o enriquecimento das brincadeiras. Eles podem ficar dispostos em cima de banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, dentro de cestos, caixas, baús ou pendurados em araras com cabides. Planeje que todo o grupo vá se dirigir junto até o espaço. Depois, as crianças serão divididas em pequenos grupos, mas podem ou não explorar os materiais individualmente.

Tempo sugerido:

Entre 45 e 60 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Quais ritmos chamam mais a atenção das crianças? Elas se mostram à vontade para se expressar por meio da dança? Como é possível perceber isso?

2. De que forma as crianças demonstram sua curiosidade em explorar os diferentes materiais disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo nessa exploração?

3. Quais sons, danças e brincadeiras as crianças reproduzem com os materiais disponíveis? Elas observam umas às outras? Imitam os colegas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra dificuldade de locomoção ou quem não explora o ambiente, independentemente do motivo. Disponibilize os materiais de forma acessível a todas as crianças e apresente cada um, favorecendo a percepção delas para as possibilidades oferecidas. Respeite as preferências das crianças na escolha dos materiais e dos parceiros para danças e brincadeiras.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Contextualize a atividade, relembrando as propostas já realizadas com músicas de diferentes estilos, a partir do plano As crianças e suas dança se de diferentes culturas, a partir do plano As danças e as culturas. Peça para que as crianças se recordem e comentem sobre a forma como as pessoas dançavam nos vídeos e sobre o tipo de roupas, acessórios ou objetos que utilizavam durante a dança. Incentive a participação de todos.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, há alguns dias fizemos algumas atividades sobre danças, vocês se lembram? Hoje vamos retomar esse tema e para isso vamos rever os vídeos sobre os diferentes tipos de dança. Agora que vimos novamente os vídeos, comentem: como as pessoas dançavam? O que vocês perceberam durante a música? E antes de a música começar, como os dançarinos se posicionaram? Como eram os movimentos da dança? Eram lentos ou rápidos? E o da outra dança?

Possíveis ações das crianças neste momento: Pode ser que algumas crianças prefiram se manifestar reproduzindo o movimento da dança, imitando a utilização de um objeto/ instrumento ou gesticulando. Incentive a comunicação delas também por meio da fala.


2

Conte que você irá colocar essas músicas para que elas possam brincar e dançar da forma como preferirem, podendo utilizar os materiais disponíveis no ambiente. Caso a atividade seja realizada em ambiente externo, convide as crianças para irem com você até o local. Deixe que elas se organizem a partir de seus próprios interesses.


3

Chegando ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Incentive-as a observar e a explorar todos os materiais disponíveis, para que possam escolher quais vão querer utilizar durante as danças e brincadeiras. Com intuito de ajudar as crianças a se familiarizar com os materiais, você pode provar alguns e brincar com elas.


4

Depois de as crianças terem explorado os materiais dispostos, coloque a música para tocar. Conforme elas vão se apropriando do ambiente, observe as ações e escolhas que realizam: se reproduzem sons com os objetos, se buscam variedade de acessórios para se enfeitar, se usam um ou outro objeto de cada vez, se observam o colega para se inspirar, se partilham suas escolhas com as outras crianças, se preferem se movimentar sem nenhum objeto etc.


5

Enquanto a música toca, observe e registre as iniciativas e os comportamentos das crianças: se dançam livremente, se realizam movimentos diversos, se imitam o colega, se apenas observam, se fazem de conta que estão tocando algum instrumento, se reproduzem sons, se demonstram alegria e espontaneidade ao se movimentar, se convidam outras crianças para que dancem juntos, se utilizam conceitos básicos de tempo durante a dança (agora, durante, depois, lento, rápido, depressa, devagar). Deixe-as livres para se expressarem como quiserem. Dance junto com elas, entre na brincadeira e interaja com elas, incentivando movimentos em grupo a partir da utilização de variados acessórios e objetos, dentre outras oportunidades detectadas a em sua observação.

Possíveis ações do professor neste momento: ao observar a criança que, por qualquer motivo, prefere não se envolver na proposta ou demonstra cansaço e vontade de não mais participar, você pode escolher algum acessório para se enfeitar e solicitar sua ajuda para colocá-lo. Você também pode dançar próximo à criança, fazendo movimentos que a convidem-na para dançar junto com você. Se mesmo assim ela não se envolver ou quiser parar, respeite a vontade dela e convide-a para observar ou fotografar os colegas junto com você.


6

Troque a música, colocando outros estilos, que sugiram movimentos de dança diferentes: mais rápidos, mais devagar, pular, abaixar, deslizar etc. Observe a reação das crianças e interaja com elas. Procure conhecer a forma como elas se expressam pela dança, com uso do corpo e de seus movimentos, além de perceber os materiais que utilizam durante esse momento.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, coloque músicas mais lentas e dramáticas e avise a todos que em cinco minutos a proposta irá se encerrar. Solicite a ajuda das crianças para guardar os materiais. Você pode, seguindo o ritmo da dança, ir se movimentando em direção a elas, levando caixas ou sacolas, para que os materiais sejam guardados ao som da música. Passado os cinco minutos, diga que a atividade acabou. Reúna todo o grupo em roda e peça para as crianças contarem como foi a experiência: se as agradou, do que mais gostaram de dançar e brincar, o que escolheram para usar durante a dança e se dançaram sozinhas ou junto com os colegas. Incentive todos a participar dando opiniões.

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