Plano de Aula
Plano de aula: As danças e as culturas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:
Estações para brincar de dançar
Selecione e grave previamente imagens e vídeos de danças que trazem uma conotação cultural forte (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc). Escolha vídeos que tenham uma boa qualidade de áudio e de som para que as crianças possam se utilizar de diversos sentidos para apreciá-los. Sugestões:
Canto e dança indígena Mbyá-Guar
Crianças africanas dançando ao ritmo de tambores
Apresentação de dança - ballet infantil
Materiais:
CD, pendrive ou outro dispositivo que contenha as imagens das danças gravadas, cartões com imagens de danças de diferentes culturas, reprodutor de vídeo e som (notebook, tablet, TV, aparelho de DVD, datashow, amplificador de som), caderno ou cartolina e caneta.
Espaços:
Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, quadra), desde que seja amplo e tenha espaço suficiente para permitir o deslocamento livre das crianças. No caso de reprodução dos vídeos por meio de datashow, recomenda-se um local fechado, sem muita incidência de luz. Inicialmente, todo o grupo de crianças será organizado em roda. Depois, elas poderão dançar individualmente ou em pequenos grupos, conforme suas próprias preferências.
Tempo sugerido:
Entre 45 e 60 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças reagem aos vídeos que retratam os movimentos de dança? Elas percebem que as pessoas têm características físicas diferentes? De que forma demonstram respeito a essas diferenças?
2. As crianças se movimentam livremente pelo espaço? Orientam-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc? De que forma usam o corpo nessa exploração?
3. As crianças participam ativamente dos momentos de roda? De que forma expõem suas opiniões sobre os vídeos assistidos e sobre a experiência da atividade?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A dança pode ser uma experiência vivida por todos, respeitando-se toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas desse tipo de vivência. Ajude quem apresenta dificuldade em iniciar movimentos ou quem não participa da atividade por timidez ou por receio de não conseguir realizá-la. Incentive as crianças a se ajudarem e respeite as preferências delas na forma como dançam e na escolha de parceiros de dança.
O que fazer durante?

1
Convide todo o grupo para sentar em roda com você e pergunte quem conhece danças diferentes das que costumam ver na região em que a escola se localiza. Incentive as crianças a contar experiências pessoais, caso já tenham participado de alguma apresentação. Conte que você trouxe alguns vídeos para mostrar algumas danças novas e que todos podem ficar à vontade durante a exibição deles, inclusive para dançar, caso sintam vontade. É importante que você mencione o nome de cada dança antes de exibir cada vídeo e observe como elas se movimentam diante da variedade de ritmos apresentados.
2
Observe e ouça as crianças no momento da apreciação dos vídeos, pois muitos conhecimentos podem surgir naturalmente nesse momento. Após a exibição, converse sobre o que viram, perguntando o que acharam e o que experimentaram. É provável que algumas crianças tenham assistido a eles passivamente, outras podem ter se levantado e dançado livremente, e outras, ainda, podem ter dançado imitando as crianças dos vídeos. Chame a atenção para o fato de as danças serem de culturas diferentes e pergunte se crianças perceberam isso e de que forma foi possível chegar a essa conclusão. Mencione as variações nas marcações das músicas, os diversos movimentos possíveis de serem feitos com o corpo, as diferentes características físicas dos dançarinos, as diferentes roupas e acessórios utilizados e como cada um desses detalhes formam e enriquecem a experiência das danças.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Crianças, agora que vimos os vídeos, me digam o que acharam! Quais danças apareceram nos vídeos? Vocês lembram o nome delas? Como eram as roupas e os acessórios que os dançarinos usavam? Tem alguma outra característica diferente entre as danças que vocês tenham notado? Alguém já dançou alguma dessas danças? Como foi?
3
Finalizada a conversa pós-exibição dos vídeos, deixe as crianças livres para se manifestarem através da dança, pois pode ser que algumas ainda estejam com vontade de dançar. Depois, proponha à turma fazer uma lista de roupas, acessórios, tecidos e instrumentos que podem providenciar para deixarem à disposição na sala para as brincadeiras de dança. Seja o escriba da turma. Observe as reações das crianças a essa ideia e registre as opiniões do grupo. Feita a lista, releia os itens anotados, para que as crianças vejam se querem acrescentar algo.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: “Crianças, quem de vocês quiser continuar a dança, fique a vontade! Podem dançar como quiserem!” “Vocês gostariam de ter algumas roupas e acessórios para usarem durante as brincadeiras de dança aqui na escola? Que tal fazermos uma lista do que seria interessante ter aqui? Vocês me ajudam?
Para finalizar:
Terminada a lista, combine com as crianças que todos poderão ajudar a providenciar roupas e acessórios, por isso, aproveitando este momento em que você é o escriba do grupo, irão preparar um informativo às famílias. Informe que, logo após isso, a atividade será finalizada e vocês guardarão os equipamentos. Preparem coletivamente um comunicado às famílias, contando sobre a ideia que tiveram e solicitando ajuda com doações. Ao final, peça auxílio às crianças para guardar os materiais.
Desdobramentos
Você pode exibir novamente os filmes utilizados nessa proposta em outras ocasiões, inclusive é possível colocar apenas a música de fundo enquanto as crianças participam de outra atividade. Também é viável investigar qual dança as crianças mais gostaram e montar uma coreografia, que pode ser apresentada às outras turmas e funcionários da escola.
Engajando as famílias
Tendo enviado o comunicado produzido nesta atividade, incentive as famílias a participar doando roupas, acessórios ou materiais para confecção de vestimentas de dança pelas próprias crianças na escola. Investigue junto aos responsáveis se há alguém que seja costureira ou alfaiate e se eles poderiam contribuir, costurando fantasias para as crianças. Caso alguns familiares também tenham conhecimento e experiência com algum tipo de dança folclórica ou de outra cultura, eles podem ser convidados a virem à escola para apresentar a dança às crianças e dançar com elas.
Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre as danças das quais elas gostam, e convide-as a se movimentarem junto com você ao som de algumas músicas. Se possível, utilize músicas que sugerem gestos e movimentos diversos. Depois do momento da dança, proponha um exercício de respiração para as crianças relaxarem e diga que elas ainda terão outras atividades que envolvem a dança junto com os familiares. Depois do encontro com as crianças, informe às famílias que irá lhes enviar um vídeo orientando as próximas atividades que você irá sugerir.
Adaptações necessárias
No plano “As crianças e suas danças”, caso as famílias não tenham em casa um papel de cartaz para escrever os nomes das músicas, sugira que escrevam em tirinhas de papel e, junto com a criança, sorteiem os papéis para saber que música será cantada a cada vez.
No plano “As danças e suas culturas”, sugira aos familiares que façam uma seleção prévia de vídeos com danças diferentes (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc.) das que costumam ver na região, e que convidem a criança a assisti-los. Explique para as famílias que o objetivo é que a criança conheça a diversidade de expressões corporais, deixando-a à vontade para dançar os novos ritmos.
No plano “Estações para brincar”, para facilitar a realização da atividade em família, oriente que aproveitem os vídeos selecionados com ritmos diferentes. Sugira que ofereçam adereços, como peças de roupa, tecidos e outros acessórios que haja em casa, para incrementar a brincadeira da criança com os movimentos.
Explique que os planos “Organizando coreografias” e “Dançando para os colegas” pedem para que a criança crie coreografias a partir das músicas exploradas e as apresente para os colegas. Em casa, peça para o adulto deixar a criança à vontade para criar e que a auxilie se for necessário, interagindo com ela nesse momento de criação. Em seguida, sugira que os familiares assistam às coreografias criadas, convidando a todos para participar. Caso a criança resida com apenas um adulto, sugira que montem uma plateia de faz de conta, utilizando, por exemplo, os bonecos ou brinquedos da criança.
Sugira às famílias
Para desenvolver esta sequência, é interessante que as famílias possam se envolver com as crianças, aproveitando esse momento de brincadeira com movimentos conjuntos.
1) As crianças e suas danças - Oriente que as famílias convidem a criança a conversar sobre suas músicas e danças preferidas, e anotem as escolhas dela no cartaz ou em tirinhas de papel. Após as escolhas e a escrita dos nomes das músicas nos papéis, oriente que os familiares peçam que a criança escolha uma música por vez para dançar. A escolha pode ser feita com uma marquinha da criança ao lado do nome da música ou com um sorteio das tirinhas de papel. Fale para as famílias convidarem a criança para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Diga para que se envolvam e deixem a criança livre para se expressar como quiser. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.
2) As danças e suas culturas - Oriente que os familiares convidem a criança para assistir aos vídeos das danças que selecionaram, identificando o nome de cada tipo de dança. Após a exibição, oriente aos familiares que conversem sobre o que viram, perguntando a criança o que achou e o que experimentou, e que permitam que elas continuem dançando se desejarem.
3) Estações para brincar - Convide os familiares a preparar cantinhos com os adereços diversos que conseguirem encontrar em casa. Se alguns adereços forem parecidos aos que aparecem no vídeo das danças, será ainda melhor. Oriente que coloquem novamente as músicas que foram selecionadas anteriormente e permitam que a criança dance e brinque à vontade com os adereços. Mostre que é muito interessante que os familiares se envolvam na brincadeira, incentivando e apoiando as iniciativas e a criatividade da criança.
4) Organizando coreografias e Dançando para os colegas - Oriente aos familiares que incentivem a criança a escolher uma das músicas dos vídeos selecionados e ajudem-na a pensar em uma coreografia, incentivando a sua livre expressão e criatividade. Mas, antes, para inspirar a criança, sugira que destaquem nos vídeos a sequência e os tipos de movimentos que aparecem nos dançarinos. Depois que a criança já tiver construído sua coreografia, convide os familiares a se reunir para assistir a sua apresentação, valorizando suas ações e participando da dança junto com ela.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias gravem um vídeo curtinho da apresentação da criança ou de outros momentos em que ela estiver explorando a dança, e envie para você através de WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que esteja sendo utilizada pela rede. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças, validando suas ações e parabenizando suas descobertas. Depois, edite os vídeos enviados pelas famílias e compartilhe com o grupo, de modo que as crianças possam apreciar as expressões umas das outras.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Abordagem didática: A dança pode ser um bom ponto de partida para as crianças conhecerem e interagirem com outras culturas, costumes e hábitos. Nesse sentido, vale alternar situações nas quais elas tenham oportunidades de mostrar o que sabem e como fazem, com outras em que observem os colegas, para imitá-los, ou ainda que possam criar os próprios movimentos e jogos de dança. Elas também podem pesquisar, para depois vivenciar, por meio da dança, aspectos das culturas visitadas. Essas são todas ótimas alternativas para garantir experiências de aprendizagens sobre o próprio corpo e sobre a capacidade de expressão pelo movimento.