Plano de Aula

Plano de aula: As danças e as culturas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:

As crianças e suas danças

As danças e as culturas

Estações para brincar de dançar

Organizando coreografias

Dançando para os colegas

Selecione e grave previamente imagens e vídeos de danças que trazem uma conotação cultural forte (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc). Escolha vídeos que tenham uma boa qualidade de áudio e de som para que as crianças possam se utilizar de diversos sentidos para apreciá-los. Sugestões:

Congada de São Benedito

Canto e dança indígena Mbyá-Guar

Crianças africanas dançando ao ritmo de tambores

Crianças dançando Carimbó

Apresentação de dança - ballet infantil

Materiais:

CD, pendrive ou outro dispositivo que contenha as imagens das danças gravadas, cartões com imagens de danças de diferentes culturas, reprodutor de vídeo e som (notebook, tablet, TV, aparelho de DVD, datashow, amplificador de som), caderno ou cartolina e caneta.

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, quadra), desde que seja amplo e tenha espaço suficiente para permitir o deslocamento livre das crianças. No caso de reprodução dos vídeos por meio de datashow, recomenda-se um local fechado, sem muita incidência de luz. Inicialmente, todo o grupo de crianças será organizado em roda. Depois, elas poderão dançar individualmente ou em pequenos grupos, conforme suas próprias preferências.

Tempo sugerido:

Entre 45 e 60 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagem aos vídeos que retratam os movimentos de dança? Elas percebem que as pessoas têm características físicas diferentes? De que forma demonstram respeito a essas diferenças?

2. As crianças se movimentam livremente pelo espaço? Orientam-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc? De que forma usam o corpo nessa exploração?

3. As crianças participam ativamente dos momentos de roda? De que forma expõem suas opiniões sobre os vídeos assistidos e sobre a experiência da atividade?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A dança pode ser uma experiência vivida por todos, respeitando-se toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas desse tipo de vivência. Ajude quem apresenta dificuldade em iniciar movimentos ou quem não participa da atividade por timidez ou por receio de não conseguir realizá-la. Incentive as crianças a se ajudarem e respeite as preferências delas na forma como dançam e na escolha de parceiros de dança.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo para sentar em roda com você e pergunte quem conhece danças diferentes das que costumam ver na região em que a escola se localiza. Incentive as crianças a contar experiências pessoais, caso já tenham participado de alguma apresentação. Conte que você trouxe alguns vídeos para mostrar algumas danças novas e que todos podem ficar à vontade durante a exibição deles, inclusive para dançar, caso sintam vontade. É importante que você mencione o nome de cada dança antes de exibir cada vídeo e observe como elas se movimentam diante da variedade de ritmos apresentados.


2

Observe e ouça as crianças no momento da apreciação dos vídeos, pois muitos conhecimentos podem surgir naturalmente nesse momento. Após a exibição, converse sobre o que viram, perguntando o que acharam e o que experimentaram. É provável que algumas crianças tenham assistido a eles passivamente, outras podem ter se levantado e dançado livremente, e outras, ainda, podem ter dançado imitando as crianças dos vídeos. Chame a atenção para o fato de as danças serem de culturas diferentes e pergunte se crianças perceberam isso e de que forma foi possível chegar a essa conclusão. Mencione as variações nas marcações das músicas, os diversos movimentos possíveis de serem feitos com o corpo, as diferentes características físicas dos dançarinos, as diferentes roupas e acessórios utilizados e como cada um desses detalhes formam e enriquecem a experiência das danças.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Crianças, agora que vimos os vídeos, me digam o que acharam! Quais danças apareceram nos vídeos? Vocês lembram o nome delas? Como eram as roupas e os acessórios que os dançarinos usavam? Tem alguma outra característica diferente entre as danças que vocês tenham notado? Alguém já dançou alguma dessas danças? Como foi?


3

Finalizada a conversa pós-exibição dos vídeos, deixe as crianças livres para se manifestarem através da dança, pois pode ser que algumas ainda estejam com vontade de dançar. Depois, proponha à turma fazer uma lista de roupas, acessórios, tecidos e instrumentos que podem providenciar para deixarem à disposição na sala para as brincadeiras de dança. Seja o escriba da turma. Observe as reações das crianças a essa ideia e registre as opiniões do grupo. Feita a lista, releia os itens anotados, para que as crianças vejam se querem acrescentar algo.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: “Crianças, quem de vocês quiser continuar a dança, fique a vontade! Podem dançar como quiserem!” “Vocês gostariam de ter algumas roupas e acessórios para usarem durante as brincadeiras de dança aqui na escola? Que tal fazermos uma lista do que seria interessante ter aqui? Vocês me ajudam?


Para finalizar:

Terminada a lista, combine com as crianças que todos poderão ajudar a providenciar roupas e acessórios, por isso, aproveitando este momento em que você é o escriba do grupo, irão preparar um informativo às famílias. Informe que, logo após isso, a atividade será finalizada e vocês guardarão os equipamentos. Preparem coletivamente um comunicado às famílias, contando sobre a ideia que tiveram e solicitando ajuda com doações. Ao final, peça auxílio às crianças para guardar os materiais.

Conteúdos relacionados