14999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Sarau de canções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre produção de texto oral.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula deverá ser providenciado um local para a apresentação do Sarau. Deverá haver um local específico para as crianças se apresentarem como um palco e um local para a plateia se acomodar para assistir.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Timidez. Ausência de alguns alunos no dia da apresentação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.; A.C.P.; SELVA.; A.C.V.; COUTINHO.; M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.; A.C.P. ;ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

Hoje é o grande dia da apresentação das canções ensaiadas. O local da apresentação deverá estar antecipadamente organizado com um espaço reservado para as crianças apresentarem e o espaço para a platéia assistir.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Em classe preparar as crianças para a presentação.
  • Procure tranquilizá-las caso estejam nervosas e ansiosas. Diga que ensaiaram bastante e que tudo dará certo.
  • Faça os últimos lembretes relacionados ao comportamento no momento da apresentação, o lugar que ocuparão no “palco” e a ordem das músicas. Lembrando que serão 3 canções: Da abóbora faz melão, Samba lelê e Trem maluco, sendo que esta última a plateia será convidada a participar da coreografia. Vale lembrar que estas músicas são sugestões, o professor poderá utilizar outras canções de acordo com o interesse e conhecimento das crianças.
  • Dirijam-se para o local da apresentação.
  • Acesse as canções pelo arquivo: clique aqui.
  • Ou pelos links online: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/1996232/, https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984006/, https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw. Acesso em 15/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos no palco conforme combinado e ensaiado antecipadamente.
  • Faça uma breve apresentação dos alunos e do tema que irão tratar. Diga que na terceira canção as crianças serão convidadas a participar.
  • Apresentem a primeira (Da abóbora faz melão) e a segunda (Samba lelê) cantigas.
  • Antes da terceira música faça uma pausa. Converse com a plateia dizendo que a última música será ensinada a eles e que após cantarem umas duas vezes, todos irão se levantar para interpretarem a música juntos.
  • Em seguida apresentem a canção “Trem maluco”.
  • Em uma segunda vez, convide a plateia para cantar junto com as crianças (as professoras poderão auxiliar com a letra).
  • Peça para todos se levantarem e prestarem bastante atenção para os movimentos que deverão fazer durante a música. Combine os movimentos para as partes da canção: “piuí”, “chique-chique”, “rebola-bola”. Uma sugestão seria para piuí, fazer o movimento com a mão como se estivessem acionando a buzina do trem; para chique-chique poderiam dar um pulinho; e para rebola-bola dar uma reboladinha.
  • Cantem então a música fazendo os movimentos combinados cada um em seu lugar. Muito provavelmente as crianças irão querer cantar e dançar mais de uma vez.
  • Caso o número da plateia permita, vocês poderão fazer um grande trem no pátio que vai caminhando conforme cantam e, chegando nas partes combinadas da coreografia, realizar os movimentos com a mão para piuí, um pulinho para chique-chique e uma reboladinha para rebola-bola.
  • Após todos voltarem para seus lugares, os alunos deverão agradecer a participação de todos e por assistirem ao Sarau do primeiro ano.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Retorne para a sala com os alunos e organize-os em roda para um bate-papo sobre a apresentação.
  • Pergunte o que eles acharam sobre a atividade realizada. Permita que falem.
  • Pergunte: Será que as outras crianças gostaram da nossa apresentação? Como é possível concluir isso? Todos participaram da coreografia? Será que alguém não estava querendo dançar conosco? Se isso aconteceu, por que será? Espera-se que os alunos façam uma relação entre a participação das crianças convidadas com o fato de terem gostado da apresentação.
  • Depois, questione sobre a performance deles durante a apresentação. Você poderá perguntar: E nós, será que fizemos uma boa apresentação? Será que precisaríamos mudar alguma coisa em uma próxima apresentação como esta? Permita que as crianças exponham suas ideias. A ideia é proporcionar uma autoavaliação. As sugestões e colocações dos alunos poderão ser registradas em um cartaz para análise posterior.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula deverá ser providenciado um local para a apresentação do Sarau. Deverá haver um local específico para as crianças se apresentarem como um palco e um local para a plateia se acomodar para assistir.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Timidez. Ausência de alguns alunos no dia da apresentação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.; A.C.P.; SELVA.; A.C.V.; COUTINHO.; M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.; A.C.P. ;ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

Hoje é o grande dia da apresentação das canções ensaiadas. O local da apresentação deverá estar antecipadamente organizado com um espaço reservado para as crianças apresentarem e o espaço para a platéia assistir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Em classe preparar as crianças para a presentação.
  • Procure tranquilizá-las caso estejam nervosas e ansiosas. Diga que ensaiaram bastante e que tudo dará certo.
  • Faça os últimos lembretes relacionados ao comportamento no momento da apresentação, o lugar que ocuparão no “palco” e a ordem das músicas. Lembrando que serão 3 canções: Da abóbora faz melão, Samba lelê e Trem maluco, sendo que esta última a plateia será convidada a participar da coreografia. Vale lembrar que estas músicas são sugestões, o professor poderá utilizar outras canções de acordo com o interesse e conhecimento das crianças.
  • Dirijam-se para o local da apresentação.
  • Acesse as canções pelo arquivo: clique aqui.
  • Ou pelos links online: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/1996232/, https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984006/, https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw. Acesso em 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos no palco conforme combinado e ensaiado antecipadamente.
  • Faça uma breve apresentação dos alunos e do tema que irão tratar. Diga que na terceira canção as crianças serão convidadas a participar.
  • Apresentem a primeira (Da abóbora faz melão) e a segunda (Samba lelê) cantigas.
  • Antes da terceira música faça uma pausa. Converse com a plateia dizendo que a última música será ensinada a eles e que após cantarem umas duas vezes, todos irão se levantar para interpretarem a música juntos.
  • Em seguida apresentem a canção “Trem maluco”.
  • Em uma segunda vez, convide a plateia para cantar junto com as crianças (as professoras poderão auxiliar com a letra).
  • Peça para todos se levantarem e prestarem bastante atenção para os movimentos que deverão fazer durante a música. Combine os movimentos para as partes da canção: “piuí”, “chique-chique”, “rebola-bola”. Uma sugestão seria para piuí, fazer o movimento com a mão como se estivessem acionando a buzina do trem; para chique-chique poderiam dar um pulinho; e para rebola-bola dar uma reboladinha.
  • Cantem então a música fazendo os movimentos combinados cada um em seu lugar. Muito provavelmente as crianças irão querer cantar e dançar mais de uma vez.
  • Caso o número da plateia permita, vocês poderão fazer um grande trem no pátio que vai caminhando conforme cantam e, chegando nas partes combinadas da coreografia, realizar os movimentos com a mão para piuí, um pulinho para chique-chique e uma reboladinha para rebola-bola.
  • Após todos voltarem para seus lugares, os alunos deverão agradecer a participação de todos e por assistirem ao Sarau do primeiro ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Retorne para a sala com os alunos e organize-os em roda para um bate-papo sobre a apresentação.
  • Pergunte o que eles acharam sobre a atividade realizada. Permita que falem.
  • Pergunte: Será que as outras crianças gostaram da nossa apresentação? Como é possível concluir isso? Todos participaram da coreografia? Será que alguém não estava querendo dançar conosco? Se isso aconteceu, por que será? Espera-se que os alunos façam uma relação entre a participação das crianças convidadas com o fato de terem gostado da apresentação.
  • Depois, questione sobre a performance deles durante a apresentação. Você poderá perguntar: E nós, será que fizemos uma boa apresentação? Será que precisaríamos mudar alguma coisa em uma próxima apresentação como esta? Permita que as crianças exponham suas ideias. A ideia é proporcionar uma autoavaliação. As sugestões e colocações dos alunos poderão ser registradas em um cartaz para análise posterior.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano