Folclore: 10 materiais de NOVA ESCOLA para trabalhar no contexto presencial e híbrido
Confira seleção de reportagens e planos de aula sobre o tema e vá muito além dos clichês que rondam a cultura popular brasileira
16/08/2021
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
16/08/2021
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto e, seja para celebrar a data de forma geral, seja para trabalhá-la destacando algum elemento específico da cultura do Brasil, o tema já faz parte do planejamento de muitas escolas - e faz sucesso.
É realmente importante valorizar a cultura popular e a efeméride cumpre esse papel, porém, não faz sentido restringir o tema ao mês de agosto nem cair em clichês, que acabam por estereotipar e denegrir a história do nosso povo.
No Brasil, o folclore - conjunto de tradicionais, crenças, superstições, cantos, festas, indumentárias, lendas, artes etc., conservados no seio de um povo, de acordo com o dicionário Michaelis - é amplo: de norte a sul do país, são inúmeras as tradições.
São muitas as possibilidades para explorar com as crianças e jovens considerando questões artísticas, sociais, históricas… Para ajudar você, professor, a se inspirar, preparamos uma lista com 10 materiais de NOVA ESCOLA que podem ser utilizados em diversas etapas de ensino. Confira:
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o tema pode ser explorado de inúmeras maneiras, indo além das lendas e das cantigas de roda. Uma dica importante é explicar para os alunos que a cultura popular continua sendo produzida até hoje e que o folclore não está longe deles, pois elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro. Será que alguém da turma consegue dar um exemplo? Saiba aqui como fazer essa abordagem de forma desafiadora
Curso gratuito: Brincadeiras cantadas na escola
A proposta desse curso é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira e sensibilizar os educadores a expandir os valores da nossa cultura por meio de práticas criativas e reflexivas.
Você já ouviu falar (ou até mesmo repetiu) que folclore nunca tem autoria pessoal e que ele só pode ser transmitido pela cultura oral? De tanto serem repetidas, essas ideias ganharam força e seguem se perpetuando. Mas não é bem assim! Essas e outras inverdades podem afastar os alunos do tema e contribuir para a desinformação e até para a disseminação de ideias preconceituosas. Conheça alguns desses equívocos e suas explicações aqui.
Muitos educadores já estão acostumados a falar sobre folclore, mas com a necessidade de adotar aulas remotas ou semipresenciais surgem novos desafios de como abordar o tema. Afinal, muitas atividades envolviam rodas de contação de histórias, brincadeiras em grupo e até mesmo compartilhamento de alimentos. E agora? Neste texto, você encontra ideias para soltar a imaginação e incluir as telas e a presença da família no trabalho com o tema.
Muitas crianças são apresentadas a músicas e cantigas folclóricas na escola. Porém, com o passar do tempo, tudo isso se torna apenas lembranças da infância.
É fundamental resgatar o assunto com os alunos maiores. Inclua ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp e as videochamadas para atrair a atenção deles, otimizar a interação e a aprendizagem nas aulas remotas e presencias. Confira, aqui, quatro sugestões de atividades e de repertório folclórico.
A professora Mara Mansani está sempre inovando no modo de alfabetizar seus alunos e uma constante em seu trabalho é a inclusão de elementos da cultura popular brasileira.
Neste texto, Mara compartilha uma sequência didática com atividades envolvendo leitura, escrita e outras linguagens em diferentes suportes e gêneros textuais. São ditados, receitas, histórias, áudios e outras abordagens para ensinar e encantar as crianças ao mesmo tempo.
Saiba tudo sobre Folclore
Aprofunde seus conhecimentos sobre como trabalhar com o folclore nas aulas durante o ano todo
Você sabia que as cirandas mudam conforme a região do país? Este plano de atividade, foi desenvolvido para ser trabalhado na creche e incentiva o educador e as crianças bem pequenas a pesquisar fotos e textos sobre as cirandas conhecidas pelos familiares. A proposta também inclui a exploração de instrumentos, acessórios, músicas e movimentos do corpo.
Para trabalhar o folclore com alunos do Ensino Fundamental 2, uma das possibilidades é aproveitar o estudo do gênero poema e apresentar formas populares de produzi-lo, explorando com a turma o repente e o cordel. O plano de aula apresenta uma contextualização sobre o repente, alguns repentistas e uma proposta inicial de elaboração de um poema sobre a região em que vivem os alunos.
Fotografias, ilustrações e outras imagens são muito importantes para a literatura, principalmente quando o tema é usado para trabalhar com crianças que ainda não sabem ler. Reunimos aqui sugestões de livros ilustrados para crianças, adolescentes e adultos e uma reflexão a respeito da criação visual em obras folclóricas.
Fugindo da mula sem cabeça: as muitas lendas do Brasil
Conheça expressões de diferentes regiões do folclore brasileiro para ampliar o olhar dos alunos sobre a diversidade de lendas e personagens.
O contato com a cultura popular tradicional ajuda crianças e adolescentes a compreender melhor suas origens, o lugar onde habitam e os costumes do seu povo.
Considerando que essas aprendizagens devem acontecer o ano inteiro e permear diversos conteúdos curriculares, é interessante que o trabalho com folclore também esteja presente em diversos momentos do planejamento. Entenda a importância e maneiras de fazer isso aqui.
Está gostando das dicas desta lista? Agora, um convite para continuar estudando o tema. Aqui reunimos indicações de livros, sites, canais, documentários, vídeos e reportagens para te ajudar a conhecer mais da cultura brasileira, ampliar seu repertório e planejar suas aulas.
Últimas notícias