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Plano de aula - Brincadeira com rimas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Brincadeira com rimas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartões com imagens que apresentem pares de rimas ou jogos prontos industrializados que apresentem o desafio de encontrar rimas. Sugere-se que imprima o seguinte jogo (acesse aqui)

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades poderão ser conceituais, como:
1. achar que rimas são duas figuras pertencentes ao mesmo campo semântico e não que são palavras com o mesmo som final, por exemplo: BANANA e ABACAXI;

2. achar que o solicitado é que o início da palavra seja igual, e não o final, por exemplo: BANANA e BONECA.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. p. 36. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, volume 2, Revista 19, Jul-Dez 2017, pp. 11-26.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Antes de jogar: Imprima o jogo em papel de gramatura mais firme, como papel canson, cartolina ou colorset. Se preferir, imprima em folha sulfite e cole em uma folha mais firme. Se for possível, plastifique o jogo com contact para que ele dure mais. A quantidade de jogos a serem impressos dependerá da quantidade de alunos. Calcule 1 kit de jogo para cada grupo de 4 alunos. Eles poderão jogar uma dupla contra outra dupla, assim as crianças poderão colaborar durante o jogo.
  • Apresente a proposta aos alunos, dizendo que vão brincar com um jogo de rimas.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Em roda, apresente às crianças as imagens do jogo da memória, esclarecendo possíveis dúvidas que podem surgir. O objetivo é que não haja equívocos sobre o que as imagens representam.
  • Explore as rimas dos cartões no coletivo. Poderá haver confusão na compreensão das crianças sobre os pares que deverão formar. Talvez considerem como pares duas imagens que combinem ou façam parte do mesmo campo semântico (como a foto de dois animais, por exemplo) ao invés de duas imagens que rimem. Esclareça essas dúvidas para que, no momento do jogo, os alunos foquem nos sons das palavras.
  • As rimas presentes neste jogo são: UVA / LUVA; ORELHA / OVELHA; GATO / RATO; CRIANÇA / BALANÇA; PENTE / PRESENTE; CADEIRA / BANDEIRA; PANELA / VELA; TROFÉU / CHAPÉU; BALÃO / PÃO; JACARÉ / BALÉ.
  • Para impressão do jogo clique no link aqui

Materiais complementares:

Uma outra opção é utilizar os jogos “Caça-rimas” e “Trinca Mágica” da caixa de jogos de alfabetização produzida pelo UFPE/CEEL em parceria com o MEC. Tais jogos foram distribuídos para escolas públicas de todo o país através do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013. Para mais informações sobre o Programa e os jogos acesse: http://pacto.mec.gov.br/ (acesso em 18/05/2018) e http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/28.pdf (acesso em 09/10/2018).

Você também poderá encontrar um jogo relacionado a rimas no Portal Trilhas: https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/1221/jogo.html. Criado em 2006, nasceu como um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como eficaz para ser implementado como política pública para turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, chegando a 72 mil escolas de todo o Brasil. Em 2014, o projeto passou a oferecer o primeiro curso a distância (EAD) para professores, que foi ampliado nos anos seguintes e certificou mais de 15 mil educadores. Em 2018, o portal foi reformulado, com foco ainda maior nos cursos e no intercâmbio entre professores, gestores e estudantes de pedagogia.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize grupos de 4 alunos. Explique que uma dupla irá jogar contra a outra dupla.
  • Caso nunca tenham brincado de jogo da memória antes, explique as regras:
  • as cartas deverão ser embaralhadas e dispostas sobre a mesa com as figuras viradas para baixo;
  • deverá ser decidido qual dupla iniciará o jogo (através de par ou ímpar ou tirar o maior número em um dado, entre outras);
  • uma dupla iniciará o jogo virando duas cartas sobre a mesa. Todos os jogadores deverão olhar as cartas viradas. A dupla jogadora deverá discutir se as duas cartas viradas apresentam palavras que rimam entre si. Em caso afirmativo, a dupla fica com as duas cartinhas para si e joga novamente. Em caso negativo, as cartas deverão ser desviradas e mantidas nos mesmos lugares em que estavam.
  • Será a vez então da outra dupla jogar e assim sucessivamente até acabarem todas as fichas.
  • Ganha a dupla que, ao final do jogo, tiver o maior número de pares de cartas.

3. Ande pela sala e acompanhe algumas jogadas das duplas para se certificar de que estão jogando corretamente.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Após todos os grupos finalizarem o jogo, organize-os novamente em roda. Pergunte se gostaram do jogo se foi fácil ou difícil. Deixe-os se expressarem e opinarem sobre o jogo.
  • Pergunte: para sabermos se uma palavra rima com a outra, o que devemos observar? Permita que as crianças se expressem. O objetivo é sinalizarem que é preciso observar o som final das palavras.
  • Retome alguns exemplos do jogo como BALÃO/PÃO. Convide-os a pensar em outras palavras que rimem com elas, como: SABÃO, CANÇÃO, LIMÃO, MAMÃO, CORAÇÃO… Em seguida, escolha outras rimas do jogo e proponha a mesma reflexão.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartões com imagens que apresentem pares de rimas ou jogos prontos industrializados que apresentem o desafio de encontrar rimas. Sugere-se que imprima o seguinte jogo (acesse aqui)

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades poderão ser conceituais, como:
1. achar que rimas são duas figuras pertencentes ao mesmo campo semântico e não que são palavras com o mesmo som final, por exemplo: BANANA e ABACAXI;

2. achar que o solicitado é que o início da palavra seja igual, e não o final, por exemplo: BANANA e BONECA.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. p. 36. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, volume 2, Revista 19, Jul-Dez 2017, pp. 11-26.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Antes de jogar: Imprima o jogo em papel de gramatura mais firme, como papel canson, cartolina ou colorset. Se preferir, imprima em folha sulfite e cole em uma folha mais firme. Se for possível, plastifique o jogo com contact para que ele dure mais. A quantidade de jogos a serem impressos dependerá da quantidade de alunos. Calcule 1 kit de jogo para cada grupo de 4 alunos. Eles poderão jogar uma dupla contra outra dupla, assim as crianças poderão colaborar durante o jogo.
  • Apresente a proposta aos alunos, dizendo que vão brincar com um jogo de rimas.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Em roda, apresente às crianças as imagens do jogo da memória, esclarecendo possíveis dúvidas que podem surgir. O objetivo é que não haja equívocos sobre o que as imagens representam.
  • Explore as rimas dos cartões no coletivo. Poderá haver confusão na compreensão das crianças sobre os pares que deverão formar. Talvez considerem como pares duas imagens que combinem ou façam parte do mesmo campo semântico (como a foto de dois animais, por exemplo) ao invés de duas imagens que rimem. Esclareça essas dúvidas para que, no momento do jogo, os alunos foquem nos sons das palavras.
  • As rimas presentes neste jogo são: UVA / LUVA; ORELHA / OVELHA; GATO / RATO; CRIANÇA / BALANÇA; PENTE / PRESENTE; CADEIRA / BANDEIRA; PANELA / VELA; TROFÉU / CHAPÉU; BALÃO / PÃO; JACARÉ / BALÉ.
  • Para impressão do jogo clique no link aqui

Materiais complementares:

Uma outra opção é utilizar os jogos “Caça-rimas” e “Trinca Mágica” da caixa de jogos de alfabetização produzida pelo UFPE/CEEL em parceria com o MEC. Tais jogos foram distribuídos para escolas públicas de todo o país através do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013. Para mais informações sobre o Programa e os jogos acesse: http://pacto.mec.gov.br/ (acesso em 18/05/2018) e http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/28.pdf (acesso em 09/10/2018).

Você também poderá encontrar um jogo relacionado a rimas no Portal Trilhas: https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/1221/jogo.html. Criado em 2006, nasceu como um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como eficaz para ser implementado como política pública para turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, chegando a 72 mil escolas de todo o Brasil. Em 2014, o projeto passou a oferecer o primeiro curso a distância (EAD) para professores, que foi ampliado nos anos seguintes e certificou mais de 15 mil educadores. Em 2018, o portal foi reformulado, com foco ainda maior nos cursos e no intercâmbio entre professores, gestores e estudantes de pedagogia.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize grupos de 4 alunos. Explique que uma dupla irá jogar contra a outra dupla.
  • Caso nunca tenham brincado de jogo da memória antes, explique as regras:
  • as cartas deverão ser embaralhadas e dispostas sobre a mesa com as figuras viradas para baixo;
  • deverá ser decidido qual dupla iniciará o jogo (através de par ou ímpar ou tirar o maior número em um dado, entre outras);
  • uma dupla iniciará o jogo virando duas cartas sobre a mesa. Todos os jogadores deverão olhar as cartas viradas. A dupla jogadora deverá discutir se as duas cartas viradas apresentam palavras que rimam entre si. Em caso afirmativo, a dupla fica com as duas cartinhas para si e joga novamente. Em caso negativo, as cartas deverão ser desviradas e mantidas nos mesmos lugares em que estavam.
  • Será a vez então da outra dupla jogar e assim sucessivamente até acabarem todas as fichas.
  • Ganha a dupla que, ao final do jogo, tiver o maior número de pares de cartas.

3. Ande pela sala e acompanhe algumas jogadas das duplas para se certificar de que estão jogando corretamente.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Após todos os grupos finalizarem o jogo, organize-os novamente em roda. Pergunte se gostaram do jogo se foi fácil ou difícil. Deixe-os se expressarem e opinarem sobre o jogo.
  • Pergunte: para sabermos se uma palavra rima com a outra, o que devemos observar? Permita que as crianças se expressem. O objetivo é sinalizarem que é preciso observar o som final das palavras.
  • Retome alguns exemplos do jogo como BALÃO/PÃO. Convide-os a pensar em outras palavras que rimem com elas, como: SABÃO, CANÇÃO, LIMÃO, MAMÃO, CORAÇÃO… Em seguida, escolha outras rimas do jogo e proponha a mesma reflexão.

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