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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/ exposição oral no campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura. Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, slides de apoio à exposição oral, material de anotação (caderno ou folhas avulsas, lápis ou caneta).
Para esta aula, você, professor, deverá preparar uma exposição oral. Sugerimos o tema: “O que é arqueologia?”. Para preparar a apresentação oral, use os slides como roteiro. Você também pode ler o texto “O que é Arqueologia”, do projeto Arqueologia Brasileira, publicado em Itaú Cultural Digital, disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/projetos/arqueologia/>. Acesso em: 1 de setembro de 2018.
Informações sobre o gênero:
A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
No 6o ano, os estudantes poderão apresentar dificuldades em anotar com autonomia, por isso, costumam fazer anotações baseadas em cópia, anotam seguindo as orientações do professor, ou não anotam nada. Os alunos também podem apresentar dificuldade em organizar o tempo de aula entre as operações cognitivas envolvidas no ato de anotar, como ouvir uma exposição, interpretar as partes do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), identificar e selecionar as informações principais, e reduzir, acrescentar, substituir para transcrever as informações de uma aula.
Referências sobre o assunto:
WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas>. Acesso em: 1 de setembro de 2018.
MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Tempo sugerido:
Orientações:
Orientações:
Do presente a 500 anos AP - Era da Globalização
De 500 a 1.000 AP - O Brasil antes de Cabral
De 1.000 a 2.000 AP - As sociedades complexas
De 2.000 a 4.000 AP - A Era da Especialização
De 4.000 a 12.000 AP - Caçadores em ação
De 12.000 a 50.000 AP - O início do povoamento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Bloco de Notas do celular ou do computador.
Introdução
Faça um vídeo com as Orientações do Plano, em que você faz uma aula Expositiva sobre algum tema de interesse dos alunos, relacionado, por exemplo, à pandemia e às formas de evitar a propagação do vírus Covid-19. Utilize imagens e gráficos em sua aula. Envie aos alunos com a orientação de que façam anotações do que acharem importante no vídeo. Diga que é importante que façam essas anotações durante o vídeo. Peça que as anotações sejam feitas em um Bloco de Notas do celular (se possível) para depois serem compartilhadas via Google Drive com os demais alunos da turma. Estabeleça um prazo para que vejam o vídeo e compartilhem as anotações.
Desenvolvimento
Após o compartilhamento das anotações, peça que os alunos leiam as anotações de mais dois colegas (organize esse esquema para que ninguém fique de fora). Devem, então, comparar as anotações uns dos outros e responder às perguntas que estão nas Orientações do slide de Desenvolvimento: 1. Por que vocês selecionaram essas informações e não outras?; 2. Que formas rápidas para fazer anotações vocês usaram?; 3. Vocês selecionaram informações dos slides ou da fala do professor?; 4. De que forma a anotação foi escrita: cópia ou retextualização?; 5. Vocês usaram esquemas, tópicos e desenhos? Estabeleça um prazo para que respondam e salvem em um Google Doc compartilhado na pasta desta atividade no Google Drive, já preparada por você (se não for possível usar esses recursos, use o WhatsApp ou o e-mail).
Fechamento
Leia as anotações e respostas de seus alunos, faça uma compilado com o que você observou e, para encerrar esta aula, envie seus comentários aos alunos via WhatsApp ou e-mail, buscando fazer uma síntese que diga qual é a importância da anotação para o campo de estudo e pesquisa. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversar com os membros mais velhos para que relatem aos mais novos como faziam anotações das aulas nos tempos de escola e/ou faculdade. Quem sabe algum deles até guardou um caderno com anotações antigas? Caso haja algum, peça uma foto para compartilhar no grupo da turma, acompanhada de um relato em áudio do dono do caderno. Essa memória ajudará os alunos a compreender o contexto de produção e a finalidade do gênero que está sendo estudado.
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Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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