14431
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ouvir e contar histórias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecer a construção de narrativas

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.

Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,

- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.

- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos relembrar e ouvir histórias de contos de fadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente as imagens aos alunos para auxiliar a memória de contos conhecidos.
  • Faça questões que possuam elementos característicos de um conto de fadas:
  • Quais histórias têm madrastas cruéis?
  • Qual história tem uma deliciosa casa feita de doces?
  • Histórias que tenham príncipes e princesas?
  • Em qual história uma bruxa entrega uma maçã envenenada?
  • Qual história tem feijões mágicos?
  • Histórias que têm um lobo mau?
  • Desafie os alunos a responder as questões falando o título de contos de fadas tradicionais conhecidos pela maioria.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Traga um baú ou uma caixa com diversos livros de contos de fadas tradicionais.
  • Divida a sala em cinco grupos, garanta que em cada grupo tenha pelo menos um aluno alfabético.
  • Peça que cada grupo escolha um título de uma história que nenhum integrante do grupo conheça.
  • Oriente-os a ler o título e a explorar as imagens, capa e a quarta capa dos livros. Auxilie a turma nesta estratégia de leitura, que se constitui em uma ferramenta de extrema importância para promover o letramento visual e aguçar o senso crítico do leitor.
  • Deixe expostos os livros escolhidos por cada grupo, leia os cinco títulos dos livros e faça uma rápida eleição do livro que os alunos gostariam de conhecer nesta aula.
  • Combine com a sala que os demais livros serão lidos durante a semana na roda de leitura diária.
  • Apresente o livro escolhido, lendo novamente o título, autor, ilustrador e a quarta capa.
  • Qual o título do livro?
  • Será que o título já nos traz pistas do que vamos encontrar na história?
  • Sobre as imagens, o que conseguimos descobrir sobre o livro? Tem alguma informação que nos proporcionou curiosidade?
  • Leia a quarta capa do livro. O que acabamos de ler nos auxiliou a desvendar mais algumas informações importantes do livro?
  • É possível prever do que se trata o livro? Quais personagens podem aparecer? Qual informação (de texto ou de imagem) levou a esta ideia?
  • Faça a leitura. Este momento da aula traz toda a importância da leitura em voz alta pelo professor como uma atividade significativa para formar leitores competentes. Neste contato, ao escutar a leitura as crianças aprendem que a linguagem escrita pode ser reproduzida e interpretada. Garante as descobertas de novas linguagens por meio da mediação da leitura em voz alta trazendo as interações com o texto escrito.
  • Em seguida, explore as principais características dos contos de fadas, traga os elementos apresentados e discuta com a turma:
  • As ideias prévias que tivemos da leitura foram confirmadas?
  • Quais personagens aparecem na história?
  • Qual personagem é o principal? Ou quais os personagens são os principais?
  • Existem personagens do bem e do mal?
  • Todos os contos de fadas possuem elementos mágicos, ou seja, algo que não existe, parte do nosso imaginário. Qual é esse elemento presente nessa história?
  • É possível identificar quando e onde se passa a história?
  • Qual foi o conflito apresentado na história? E como foi resolvido?

Obs.: Se a história escolhida iniciar com “Era uma vez... “ e finalizar com “ … felizes para sempre” explore estas características bem marcantes dos contos fadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Sistematize as características encontradas na história.
  • Converse com a turma que todas as histórias apresentadas no baú são contos de fada.
  • Peça que oralmente as crianças respondam as seguintes questões. Faça os registros em um papel pardo ou cartolina, propondo aos alunos um registro sobre “O que já sabemos sobre contos de fadas?”.
  • Qual foi o título da história lida?
  • As histórias aconteceram em um mundo imaginário ou aconteceram realmente?
  • Quais as principais características da história?
  • Será que o livro é a única maneira de apresentar histórias de contos de fadas?

Leve a informação de que os contos de fadas podem ser apresentados em outros meios de circulação como filmes, teatro e contação oral.

Deixe o cartaz exposto na sala de aula para ser consultado ou complementado ao longo do trabalho com o gênero contos de fadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.

Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,

- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.

- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos relembrar e ouvir histórias de contos de fadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente as imagens aos alunos para auxiliar a memória de contos conhecidos.
  • Faça questões que possuam elementos característicos de um conto de fadas:
  • Quais histórias têm madrastas cruéis?
  • Qual história tem uma deliciosa casa feita de doces?
  • Histórias que tenham príncipes e princesas?
  • Em qual história uma bruxa entrega uma maçã envenenada?
  • Qual história tem feijões mágicos?
  • Histórias que têm um lobo mau?
  • Desafie os alunos a responder as questões falando o título de contos de fadas tradicionais conhecidos pela maioria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Traga um baú ou uma caixa com diversos livros de contos de fadas tradicionais.
  • Divida a sala em cinco grupos, garanta que em cada grupo tenha pelo menos um aluno alfabético.
  • Peça que cada grupo escolha um título de uma história que nenhum integrante do grupo conheça.
  • Oriente-os a ler o título e a explorar as imagens, capa e a quarta capa dos livros. Auxilie a turma nesta estratégia de leitura, que se constitui em uma ferramenta de extrema importância para promover o letramento visual e aguçar o senso crítico do leitor.
  • Deixe expostos os livros escolhidos por cada grupo, leia os cinco títulos dos livros e faça uma rápida eleição do livro que os alunos gostariam de conhecer nesta aula.
  • Combine com a sala que os demais livros serão lidos durante a semana na roda de leitura diária.
  • Apresente o livro escolhido, lendo novamente o título, autor, ilustrador e a quarta capa.
  • Qual o título do livro?
  • Será que o título já nos traz pistas do que vamos encontrar na história?
  • Sobre as imagens, o que conseguimos descobrir sobre o livro? Tem alguma informação que nos proporcionou curiosidade?
  • Leia a quarta capa do livro. O que acabamos de ler nos auxiliou a desvendar mais algumas informações importantes do livro?
  • É possível prever do que se trata o livro? Quais personagens podem aparecer? Qual informação (de texto ou de imagem) levou a esta ideia?
  • Faça a leitura. Este momento da aula traz toda a importância da leitura em voz alta pelo professor como uma atividade significativa para formar leitores competentes. Neste contato, ao escutar a leitura as crianças aprendem que a linguagem escrita pode ser reproduzida e interpretada. Garante as descobertas de novas linguagens por meio da mediação da leitura em voz alta trazendo as interações com o texto escrito.
  • Em seguida, explore as principais características dos contos de fadas, traga os elementos apresentados e discuta com a turma:
  • As ideias prévias que tivemos da leitura foram confirmadas?
  • Quais personagens aparecem na história?
  • Qual personagem é o principal? Ou quais os personagens são os principais?
  • Existem personagens do bem e do mal?
  • Todos os contos de fadas possuem elementos mágicos, ou seja, algo que não existe, parte do nosso imaginário. Qual é esse elemento presente nessa história?
  • É possível identificar quando e onde se passa a história?
  • Qual foi o conflito apresentado na história? E como foi resolvido?

Obs.: Se a história escolhida iniciar com “Era uma vez... “ e finalizar com “ … felizes para sempre” explore estas características bem marcantes dos contos fadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Sistematize as características encontradas na história.
  • Converse com a turma que todas as histórias apresentadas no baú são contos de fada.
  • Peça que oralmente as crianças respondam as seguintes questões. Faça os registros em um papel pardo ou cartolina, propondo aos alunos um registro sobre “O que já sabemos sobre contos de fadas?”.
  • Qual foi o título da história lida?
  • As histórias aconteceram em um mundo imaginário ou aconteceram realmente?
  • Quais as principais características da história?
  • Será que o livro é a única maneira de apresentar histórias de contos de fadas?

Leve a informação de que os contos de fadas podem ser apresentados em outros meios de circulação como filmes, teatro e contação oral.

Deixe o cartaz exposto na sala de aula para ser consultado ou complementado ao longo do trabalho com o gênero contos de fadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano