12266
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Após a aula, os alunos deverão ser capazes de compreender que os animais se locomovem de maneiras diversas sobre a superfície terrestre e que, para isso, utilizam partes diferentes do seu corpo. Apesar de este plano não fazer parte de uma sequência, sugerimos que consulte a aula CIE3_04VE05. A mesma também aborda o tema locomoção dos animais e pode vir a ser uma aula complementar a esta. Observe que a habilidade EF03CI04 da BNCC não será trabalhada em sua totalidade, podendo ser complementada com outras atividades.

Materiais necessários para a aula: cópias da atividade disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYzu7rFdjYVuZb2vjwFpH2stHhQu88KFCqdMEHsng6hWPzDQVrhBvXKJvnCC/tabela-atividade-cie3-04ve06.docx

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos, e questione-os se sabem o que é locomoção. (Caso ache necessário, complemente as hipóteses dos alunos com a definição da palavra - ver sugestões de links a ser consultados.) Diga-lhes que nesta aula eles irão conhecer as diversas formas de locomoção dos animais sobre a superfície terrestre e que, para isso, eles irão fazer uma atividade em grupo.

Sugestões de link a ser consultado: Dicionário Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/locomo%C3%A7%C3%A3o/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (associado ao próximo slide).

Orientações: Leia a história para os alunos, de maneira que eles compreendam todo o contexto. A intenção desta etapa é apresentar aos alunos uma situação fictícia, porém passível de ser real, em que os alunos consigam imaginar os animais se locomovendo naturalmente, além das maneiras como utilizam seu corpo para se locomover.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (em conjunto com o slide anterior).

Orientações: Ver as orientações do slide anterior.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma e ouça (ou registre) suas respostas. É provável que os alunos queiram, neste momento, imitar o modo de se deslocar de alguns animais, o que pode vir a ajudar na realização da atividade, tendo em vista que, ao imitá-los, os alunos refletem sobre o comportamento dos animais. Pergunte se eles conseguem identificar os animais quando lhes são descritas as formas de locomoção, e exemplifique dizendo: “Sou um animal que salta. Possuo duas patas dianteiras, mais curtas, e duas traseiras, mais compridas e em forma de z. Que animal sou eu?” Os alunos provavelmente responderão sapo, perereca, rã etc. A intenção deste momento é despertar a turma para o tipo de atividade que eles farão em seguida, onde relacionarão a descrição da forma de locomoção, dicas sobre o animal, formato das patas e imagem de alguns animais terrestres.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e entregue um envelope contendo nomes, imagens dos animais, dicas, imagens de pegadas. (Você também pode entregar as folhas para que os próprios alunos recortem os cartões com as informações.) Oriente-os a ler as dicas, observar as pegadas e relacionar com as imagens dos animais, colando todos os cartões na tabela da atividade.

Obs: Para compreender melhor como os alunos deverão posicionar os itens na tabela, consulte o gabarito no material complementar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Oriente os grupos a socializar como organizaram suas tabelas. Questione o porquê de cada animal ser relacionado àquelas pegadas e às respectivas características. Caso as tabelas tenham ficado diferentes, estimule os grupos a trocar ideias sobre os animais e, se possível, realizar pesquisas para averiguar as informações.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os próximos slides).

Orientações: Retome a Questão norteadora da aula (que maneiras os animais utilizam para se locomover no ambiente terrestre?) e deixe que as crianças respondam-na novamente. Ouça suas respostas e acrescente os questionamentos: De acordo com o que vocês observaram na atividade, os animais se locomovem de maneira igual? Em seguida, leia o texto contido no slide e, na medida em que for apresentando a formas de locomoção (marcha, salto, reptação e corrida) bem como as maneiras como os animais apóiam os pés no solo, peça que exemplifiquem utilizando os animais da tabela que os grupos organizaram. Em seguida, mostre o slide com os exemplos. Caso seja possível, sugerimos encerrar a aula exibindo o vídeo “A locomoção dos animais em diversos habitats”, disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/180958

Sugestões de links para consulta: http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=2&cid=94136&bl=1&viewall=true

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/146950

http://www.fc.up.pt/pessoas/ptsantos/pegadas0506.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com o slide anterior e o próximo).

Orientações: (slide anterior).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os dois slides anteriores e o próximo).

Orientações: (contidas no slide 8).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os três slides anteriores).

Orientações: (contidas no slide 8).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Após a aula, os alunos deverão ser capazes de compreender que os animais se locomovem de maneiras diversas sobre a superfície terrestre e que, para isso, utilizam partes diferentes do seu corpo. Apesar de este plano não fazer parte de uma sequência, sugerimos que consulte a aula CIE3_04VE05. A mesma também aborda o tema locomoção dos animais e pode vir a ser uma aula complementar a esta. Observe que a habilidade EF03CI04 da BNCC não será trabalhada em sua totalidade, podendo ser complementada com outras atividades.

Materiais necessários para a aula: cópias da atividade disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYzu7rFdjYVuZb2vjwFpH2stHhQu88KFCqdMEHsng6hWPzDQVrhBvXKJvnCC/tabela-atividade-cie3-04ve06.docx

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos, e questione-os se sabem o que é locomoção. (Caso ache necessário, complemente as hipóteses dos alunos com a definição da palavra - ver sugestões de links a ser consultados.) Diga-lhes que nesta aula eles irão conhecer as diversas formas de locomoção dos animais sobre a superfície terrestre e que, para isso, eles irão fazer uma atividade em grupo.

Sugestões de link a ser consultado: Dicionário Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/locomo%C3%A7%C3%A3o/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (associado ao próximo slide).

Orientações: Leia a história para os alunos, de maneira que eles compreendam todo o contexto. A intenção desta etapa é apresentar aos alunos uma situação fictícia, porém passível de ser real, em que os alunos consigam imaginar os animais se locomovendo naturalmente, além das maneiras como utilizam seu corpo para se locomover.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (em conjunto com o slide anterior).

Orientações: Ver as orientações do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma e ouça (ou registre) suas respostas. É provável que os alunos queiram, neste momento, imitar o modo de se deslocar de alguns animais, o que pode vir a ajudar na realização da atividade, tendo em vista que, ao imitá-los, os alunos refletem sobre o comportamento dos animais. Pergunte se eles conseguem identificar os animais quando lhes são descritas as formas de locomoção, e exemplifique dizendo: “Sou um animal que salta. Possuo duas patas dianteiras, mais curtas, e duas traseiras, mais compridas e em forma de z. Que animal sou eu?” Os alunos provavelmente responderão sapo, perereca, rã etc. A intenção deste momento é despertar a turma para o tipo de atividade que eles farão em seguida, onde relacionarão a descrição da forma de locomoção, dicas sobre o animal, formato das patas e imagem de alguns animais terrestres.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e entregue um envelope contendo nomes, imagens dos animais, dicas, imagens de pegadas. (Você também pode entregar as folhas para que os próprios alunos recortem os cartões com as informações.) Oriente-os a ler as dicas, observar as pegadas e relacionar com as imagens dos animais, colando todos os cartões na tabela da atividade.

Obs: Para compreender melhor como os alunos deverão posicionar os itens na tabela, consulte o gabarito no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Oriente os grupos a socializar como organizaram suas tabelas. Questione o porquê de cada animal ser relacionado àquelas pegadas e às respectivas características. Caso as tabelas tenham ficado diferentes, estimule os grupos a trocar ideias sobre os animais e, se possível, realizar pesquisas para averiguar as informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os próximos slides).

Orientações: Retome a Questão norteadora da aula (que maneiras os animais utilizam para se locomover no ambiente terrestre?) e deixe que as crianças respondam-na novamente. Ouça suas respostas e acrescente os questionamentos: De acordo com o que vocês observaram na atividade, os animais se locomovem de maneira igual? Em seguida, leia o texto contido no slide e, na medida em que for apresentando a formas de locomoção (marcha, salto, reptação e corrida) bem como as maneiras como os animais apóiam os pés no solo, peça que exemplifiquem utilizando os animais da tabela que os grupos organizaram. Em seguida, mostre o slide com os exemplos. Caso seja possível, sugerimos encerrar a aula exibindo o vídeo “A locomoção dos animais em diversos habitats”, disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/180958

Sugestões de links para consulta: http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=2&cid=94136&bl=1&viewall=true

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/146950

http://www.fc.up.pt/pessoas/ptsantos/pegadas0506.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com o slide anterior e o próximo).

Orientações: (slide anterior).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os dois slides anteriores e o próximo).

Orientações: (contidas no slide 8).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os três slides anteriores).

Orientações: (contidas no slide 8).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano