Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Após a aula, os alunos deverão ser capazes de compreender que os animais se locomovem de maneiras diversas sobre a superfície terrestre e que, para isso, utilizam partes diferentes do seu corpo. Apesar de este plano não fazer parte de uma sequência, sugerimos que consulte a aula CIE3_04VE05. A mesma também aborda o tema locomoção dos animais e pode vir a ser uma aula complementar a esta. Observe que a habilidade EF03CI04 da BNCC não será trabalhada em sua totalidade, podendo ser complementada com outras atividades.
Materiais necessários para a aula: cópias da atividade disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYzu7rFdjYVuZb2vjwFpH2stHhQu88KFCqdMEHsng6hWPzDQVrhBvXKJvnCC/tabela-atividade-cie3-04ve06.docx
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para os alunos, e questione-os se sabem o que é locomoção. (Caso ache necessário, complemente as hipóteses dos alunos com a definição da palavra - ver sugestões de links a ser consultados.) Diga-lhes que nesta aula eles irão conhecer as diversas formas de locomoção dos animais sobre a superfície terrestre e que, para isso, eles irão fazer uma atividade em grupo.
Sugestões de link a ser consultado: Dicionário Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/locomo%C3%A7%C3%A3o/
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos (associado ao próximo slide).
Orientações: Leia a história para os alunos, de maneira que eles compreendam todo o contexto. A intenção desta etapa é apresentar aos alunos uma situação fictícia, porém passível de ser real, em que os alunos consigam imaginar os animais se locomovendo naturalmente, além das maneiras como utilizam seu corpo para se locomover.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos (em conjunto com o slide anterior).
Orientações: Ver as orientações do slide anterior.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma e ouça (ou registre) suas respostas. É provável que os alunos queiram, neste momento, imitar o modo de se deslocar de alguns animais, o que pode vir a ajudar na realização da atividade, tendo em vista que, ao imitá-los, os alunos refletem sobre o comportamento dos animais. Pergunte se eles conseguem identificar os animais quando lhes são descritas as formas de locomoção, e exemplifique dizendo: “Sou um animal que salta. Possuo duas patas dianteiras, mais curtas, e duas traseiras, mais compridas e em forma de z. Que animal sou eu?” Os alunos provavelmente responderão sapo, perereca, rã etc. A intenção deste momento é despertar a turma para o tipo de atividade que eles farão em seguida, onde relacionarão a descrição da forma de locomoção, dicas sobre o animal, formato das patas e imagem de alguns animais terrestres.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos e entregue um envelope contendo nomes, imagens dos animais, dicas, imagens de pegadas. (Você também pode entregar as folhas para que os próprios alunos recortem os cartões com as informações.) Oriente-os a ler as dicas, observar as pegadas e relacionar com as imagens dos animais, colando todos os cartões na tabela da atividade.
Obs: Para compreender melhor como os alunos deverão posicionar os itens na tabela, consulte o gabarito no material complementar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Oriente os grupos a socializar como organizaram suas tabelas. Questione o porquê de cada animal ser relacionado àquelas pegadas e às respectivas características. Caso as tabelas tenham ficado diferentes, estimule os grupos a trocar ideias sobre os animais e, se possível, realizar pesquisas para averiguar as informações.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com o slide anterior e o próximo).
Orientações: (slide anterior).
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os dois slides anteriores e o próximo).
Orientações: (contidas no slide 8).
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos (em conjunto com os três slides anteriores).
Orientações: (contidas no slide 8).