A atividade consiste em envolver os bebês na observação do preparo de suas refeições junto aos funcionários responsáveis pela cozinha. Será dada a oportunidade das crianças sentirem o cheiro da refeição sendo preparada, de forma que elas sejam envolvidas em alguma das etapas da feitura, como tocar os alimentos in natura.A alimentação possibilita aos bebês a descoberta das texturas, cores e sabores dos alimentos. É importante que o professor higienize os legumes e verduras previamente, visto que os bebês poderão levá-los a boca para experimentar. Para realizar a atividade, converse previamente com os outros funcionários envolvidos (cozinheiros, auxiliares ou agentes de organização) sobre o exercício em questão e a importância de envolver os bebês nesse processo.
Materiais:
Pratos, potes, caixas, colheres de vários tamanhos, panelas, verduras e legumes in natura. Máquina fotográfica para registrar a atividade.
Espaços:
Refeitório
Tempo sugerido:
40 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. Os bebês têm curiosidade/preferência por alguma verdura ou legume em especial? Como exploram as verduras e legumes?
2. Como observam o preparo de uma refeição? Como participam desse preparo?
3. Como exploram as diversas propriedades dos alimentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Alergias ou restrições alimentares precisam ser consideradas para que todos participem da atividade.
O que fazer durante?
1
A atividade acontecerá no refeitório. Antes do momento da refeição, vá com o grupo de bebês ao local e explique que nesta atividade eles estarão envolvidos na preparação de seus alimentos. Disponha, em caixas ou bacias, os legumes e verduras previamente higienizados. Em pequenos grupos, distribua as verduras e legumes. Observe como os bebês exploram os alimentos, como percebem as cores, cheiros, texturas e gostos e de que forma os manuseiam. Aos poucos, fale os nomes de cada um dos alimentos para as crianças. Possibilite que explorem os itens das caixas fazendo um rodízio. Mescle os momentos individuais e em grupo.
Possíveis falas do professor: Quem pode ajudar na preparação da refeição hoje? Temos aqui algumas verduras e legumes, quem conhece? Quem sabe o nome? (caso as crianças não saibam, peça ajuda ao cozinheiro para nomear). Vamos pegar as verduras e legumes? Que cores, formas e cheiros eles têm? Vamos adivinhar o que tem na caixa/bacia? Pegue uma em sua mão. Como se parece? Que cheiro tem? Que cores apresenta? Mostre aos amigos um legume que você goste muito!
2
Após o momento de exploração, convide os funcionários da cozinha para mostrar como se descasca e manuseia alguns dos itens apresentados. Observe como as crianças reagem à ação de cortar e descascar o alimento. Possibilite que os bebês possam provar o alimento in natura. Observe como eles demonstram sua curiosidade e preferência por alguma verdura ou legume em especial. Utilize a máquina fotográfica para o registro desse momento.
Possíveis falas do professor: Vamos provar alguns itens que farão parte do nosso almoço/jantar. Será que este alimento tem o mesmo gosto antes de cozinhar?
Possível ação da criança: Neste momento, algum bebê poderá expressar surpresa ao ver o alimento cortado. Outros poderão pedir para experimentar ou oferecer para um colega.
3
Convide os bebês individualmente para colocar os legumes e verduras cortados dentro da panela do preparo. Observe as expressões das crianças e como se envolvem com a proposta. Perceba se elas balbuciam, gesticulam apontando algum legume ou verdura, e se mostram para o colega. Incentive e valorize as diversas formas de comunicação, respeitando o tempo de interação de cada um. Utilize a Música “Sopa” disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=x5Dm5FcvIOw para complementar a atividade. Enquanto cantam, nomeie os itens da sopa.
Possível fala do professor: O que tem na sopa do neném? Será que tem cenoura? Será que tem batata? O que podemos colocar?
4
Explique que os alimentos irão para cozinha para serem preparados. Chame a atenção para o cheiro durante o preparo, como o do refogado da sopa que vem da cozinha. Dessa forma, os bebês estabelecerão umaboa relação com a comida a partir do gosto, da aparência e do cheiro. Observe as expressões durante este momento. Enquanto a sopa é preparada, retorne com os bebês à sala e deixe que eles brinquem em pequenos grupos.
Para finalizar:
Convide as pessoas envolvidas na preparação da refeição para apresentar o prato já preparado para as crianças. Faça a refeição com os bebês, lembrando eles sobre os cheiros e retomando os ingredientes presentes nos alimentos preparados. Registre a atividade com fotos.
Desdobramentos
Realize a atividade novamente, envolvendo frutas no preparo de uma salada de frutas. Considere manter um canto/estação de cozinha permanente na sala.
Engajando as famílias
Para engajar as famílias nesta atividade, proponha a troca dos registros fotográficos daqueles momentos realizados por você, na escola, e aqueles que fazem parte das experiências familiares. Faça um convite às famílias para envolver as crianças no preparo das refeições, para enriquecer as experiências sensoriais e táteis ao mesmo tempo que ampliam os cuidados com o corpo e com o próprio bem-estar. Organize um mural com imagens da atividade sendo realizada na escola e junto a família e deixe-o próximo ao refeitório.
O preparo da alimentação dos bebês
Apresente a proposta
Converse com a lactarista ou merendeira da escola para que ela grave, se possível, uma mensagem dirigida aos bebês, por vídeo ou áudio, contando que está com saudades de preparar a alimentação deles e quais alimentos costuma preparar na rotina escolar. Selecione na internet exemplos de alguns alimentos que costumam comer na escola para enviar. Se ela ou a gestão tiverem alguma foto dela em atividade na escola, envie-a, será importante para associar ideias. Finalize com o convite: “ - Que tal envolver os bebês na preparação da alimentação da família? Envie-o por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias que esteja disponível em sua rede.
Adaptações necessárias
Oriente que o local seja organizado de forma a oferecer segurança aos bebês durante a proposta. Outra recomendação importante é que a família se programe dentro da rotina, com tempo suficiente e sem pressa, de forma que o bebê possa vivenciar o processo recebendo a atenção necessária.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixarem o bebê em uma posição em que ele possa se envolver e acompanhar o preparo da refeição. Oriente que favoreçam a participação, nomeando o alimento que está sendo preparado, bem como permitindo a exploração de alguns deles. Essa interação gera sensações interessantes: sentir o cheiro, a textura, o gosto etc., ampliando experiências. Sugira que higienizem previamente os legumes e verduras crus utilizados porque, nesse processo exploratório, poderão levá-los à boca para experimentar. É importante respeitar os interesses e validar as iniciativas dos pequenos nesse sentido. Em tempos de confinamento social, há privação de interação com a natureza externa, porém, propostas como esta favorecem o cuidado da natureza interior que envolve autoconhecimento e alimentação.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que registrem o momento da forma como for possível: por foto, vídeo ou áudio, comentando como foi essa valiosa experiência. Peça que compartilhem com você e, em seguida, socialize os registros com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com imagens da atividade em família e o exponha próximo ao refeitório da escola. Esse será um valioso recurso de apoio para as memórias afetivas de casa fazerem conexão com a escola, principalmente durante o processo de readaptação.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor:Djenane Martins Oliveira
Mentor:Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, O Nós e o Outro;
Corpo, Gestos e Movimentos;
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Objetivos e códigos da Base (EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). (EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: Os momentos de alimentação na Educação Infantil são fundamentais para o crescimento, desenvolvimento, bem estar e aprendizagem dos bebês. A alimentação é uma das primeiras maneiras deles conhecerem o mundo. Por isso, é fundamental que seja um momento de tranquilidade e prazer. Café da manhã, almoço ou a hora de tomar um suco, ou comer uma fruta, são oportunidades para os bebês aprenderem texturas, aromas, cores, cheiros e gostos dos alimentos. Ademais, nesses momentos, o professor pode conversar com os bebês, conhecê-los melhor e ajudá-los a brincar e se divertir!