Plano de Aula

Plano de aula: Parlendas e rimas para brincar

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.

Materiais necessários:

  • Recursos para projetar telas
  • Recursos para projetar vídeo
  • Recursos para imprimir atividades e painéis ou para copiá-los a mão.

Dificuldades antecipadas:

Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver a leitura, por ainda não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização. Quando a criança percebe que o PA de Paulo é o mesmo PA de parede, ela começa a desenvolver estratégias para ler, ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.

Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano de descoberta por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as parlendas.

Referências sobre o assunto:
Livros:

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.

PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=Xd592hgXImM. Acesso em 3 de outubro de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs. Acesso em 3 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e leia-o.
  • Cuide da entonação da voz ao realizar as perguntas, a fim de provocar a participação das crianças, buscando o que já sabem sobre parlendas. Espera-se que as crianças entendam que parlendas são textos orais que servem para brincar e se divertir. Clique aqui e acesse o material orientador a respeito do valor do trabalho com parlendas na alfabetização.
  • Brinque com a parlenda “Uni duni tê” e escolha as crianças que irão dizer o que sabem sobre parlendas a partir desta brincadeira. Clique aqui e acesse um vídeo da brincadeira caso não conheça o ritmo.
  • Observe com as crianças que você utilizou uma parlenda naquele momento. Pergunte se eles já a conheciam.
  • Pergunte para que serve esta parlenda. Espera-se que as crianças percebam que esta parlenda é usada para escolher uma pessoa para realizar uma brincadeira.

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