Plano de Aula

Plano de aula: Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos, para refletir sobre o contexto de produção, estilo composicional e marcas linguísticas características do gênero e suas funções no campo das práticas de estudo e pesquisa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Computadores ou notebooks (um para cada grupo de 3 ou 4 alunos) ou revistas/ materiais didáticos com o texto e o mapa.

- Caderno ou bloco de notas para fazer anotações de possibilidades de síntese.

Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar informações principais de um texto.

- Entender como essas informações foram sintetizadas em mapa conceitual e com a linguagem verbal.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.

SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Explique aos alunos que o mapa conceitual pode ser importante para a aprendizagem dos conteúdos escolares. No próximo slide, os alunos buscam verificar como isso é possível.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO