Plano de aula: Dilemas do mundo atual - Engenharia genética

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Nossos dilemas...

Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe uma série de reflexões sobre dilemas do mundo atual. Em grupos, os estudantes receberão textos sobre a utilização da engenharia genética em vegetais e humanos. Espera-se que eles identifiquem os argumentos e visões expostas, discutam nos grupos respeitando os tempos de fala e a participação coletiva, identifiquem posicionamentos e se posicionem a partir da questão disparadora com argumentos construídos pelo grupo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.

Materiais necessários: textos impressos ou digitais que serão lidos durante a aula.

Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre dilemas e engenharia genética auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, são indicadas algumas leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

Orientações: nessa aula, apresentaremos aos estudantes alguns dilemas que lhes permitam compartilhar e ouvir diferentes visões de mundo e valores. Para iniciar, motive-os a expressarem o que entendem por dilemas e como os resolvem. Faça questões como:

- Para vocês, o que é um dilema?

- Quais dilemas já viveram na escola e na família? Como os solucionaram?

Atenção: tome cuidado para não deixar os alunos expostos. Ao trazer dilemas enfrentados por eles, pode aparecer questões de foro íntimo que precisam ser tratadas com delicadeza. O objetivo aqui é compreender o que são dilemas e como lidar com eles.

Acolha as falas da turma. Se achar necessário, registre-as no quadro em uma nuvem de palavras. Essa é uma estratégia para destacar as palavras mais citadas por um grupo de pessoas, quanto mais a palavra é mencionada maior ela aparece para formar a nuvem. Para saber mais sobre como ela pode contribuir com a prática pedagógica, acesse:

NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Fonte: Nuances: estudos sobre educação. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acessado em: 23/3/2020.

Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas – saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA