Plano de Aula

Plano de aula: Analisando dilemas do cotidiano

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Nossos dilemas...

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano dá continuidade ao anterior, em que a turma foi apresentada a dilemas do mundo atual e refletiu sobre possíveis caminhos e consequências. Ele propõe reflexões sobre dilemas enfrentados pelos estudantes. Em grupos, eles discutirão sobre possibilidades para enfrentar os dilemas vivenciados na escola ou comunidade e elaborarão um painel sobre os possíveis caminhos e consequências para enfrentar um dilema. Para concluir a sequência, cada estudante fará um relatório individual descrevendo as próprias justificativas sobre o posicionamento.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.

Materiais necessários: materiais para confecção de painéis: cartolina, folha A3, ou o papel mais apropriado ao contexto, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola.


Para você saber mais:

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 3 minutos

 

Orientações: motive os estudantes a relembrarem a atividade realizada na aula anterior Dilemas do mundo atual - Engenharia genética e busque acolher as falas da turma. Apresente a pergunta geradora e observe se nas respostas dos estudantes aparecem características como:

- Não possui um único caminho correto;

- As respostas para um dilema dependem do contexto e dos valores de cada indivíduo;

- Dilemas nos auxiliam a visualizar diferentes visões de mundo.

Dependendo das respostas apresentadas pela turma, auxilie-os retomando os dilemas discutidos na aula anterior e as conclusões apresentadas pelos grupos.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA