Plano de Aula
Plano de aula: Analisando dilemas do cotidiano
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Nossos dilemas...
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano dá continuidade ao anterior, em que a turma foi apresentada a dilemas do mundo atual e refletiu sobre possíveis caminhos e consequências. Ele propõe reflexões sobre dilemas enfrentados pelos estudantes. Em grupos, eles discutirão sobre possibilidades para enfrentar os dilemas vivenciados na escola ou comunidade e elaborarão um painel sobre os possíveis caminhos e consequências para enfrentar um dilema. Para concluir a sequência, cada estudante fará um relatório individual descrevendo as próprias justificativas sobre o posicionamento.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.
Materiais necessários: materiais para confecção de painéis: cartolina, folha A3, ou o papel mais apropriado ao contexto, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola.
Para você saber mais:
- Curso on-line Ética na escola: como discutir dilemas morais com os alunos. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://cursos.novaescola.org.br/curso/1/etica-na-escola-como-discutir-dilemas-morais-com-os-alunos/resumo Acessada em: 22 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: motive os estudantes a relembrarem a atividade realizada na aula anterior Dilemas do mundo atual - Engenharia genética e busque acolher as falas da turma. Apresente a pergunta geradora e observe se nas respostas dos estudantes aparecem características como:
- Não possui um único caminho correto;
- As respostas para um dilema dependem do contexto e dos valores de cada indivíduo;
- Dilemas nos auxiliam a visualizar diferentes visões de mundo.
Dependendo das respostas apresentadas pela turma, auxilie-os retomando os dilemas discutidos na aula anterior e as conclusões apresentadas pelos grupos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA