Plano de aula: Analisando dilemas do cotidiano

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Nossos dilemas...

Sobre o plano

Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano dá continuidade ao anterior, em que a turma foi apresentada a dilemas do mundo atual e refletiu sobre possíveis caminhos e consequências. Ele propõe reflexões sobre dilemas enfrentados pelos estudantes. Em grupos, eles discutirão sobre possibilidades para enfrentar os dilemas vivenciados na escola ou comunidade e elaborarão um painel sobre os possíveis caminhos e consequências para enfrentar um dilema. Para concluir a sequência, cada estudante fará um relatório individual descrevendo as próprias justificativas sobre o posicionamento.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.

Materiais necessários: materiais para confecção de painéis: cartolina, folha A3, ou o papel mais apropriado ao contexto, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola.

Para você saber mais:

Orientações: motive os estudantes a relembrarem a atividade realizada na aula anterior Dilemas do mundo atual - Engenharia genética e busque acolher as falas da turma. Apresente a pergunta geradora e observe se nas respostas dos estudantes aparecem características como:

- Não possui um único caminho correto;

- As respostas para um dilema dependem do contexto e dos valores de cada indivíduo;

- Dilemas nos auxiliam a visualizar diferentes visões de mundo.

Dependendo das respostas apresentadas pela turma, auxilie-os retomando os dilemas discutidos na aula anterior e as conclusões apresentadas pelos grupos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA