Compartilhe:

Jornalismo

Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio

Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças

PorNOVA ESCOLA

18/05/2022

Roda de conversa sobre a divisão da BNCC no ensino médio por áreas do conhecimento. Participantes: Roxane Rojo,  Mariângela Bueno e Paulo Cunha.
Foto: Otávio Lemes e João Sampaio/NOVA ESCOLA

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio propõe uma divisão das habilidades previstas para cada ano por área do conhecimento – Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Mas o que essa mudança implica na prática? Quais desafios a equipe pedagógica da escola pode enfrentar? Como superá-los? Para responder a essas dúvidas, a NOVA ESCOLA propôs uma roda de conversa com Roxane Rojo, professora de Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mariângela Bueno, formadora de professores de Ciências Humanas no Ensino Médio, e Paulo Cunha, especialista no Novo Ensino Médio e consultor pedagógico desta série de vídeos. Assista abaixo a discussão completa: 

Este conteúdo faz parte do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio. Confira aqui os demais conteúdos produzidos.

continuar lendo