Plano de Aula

Plano de aula: Sequestro de carbono

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI12 e EF07CI12. Assim, já devem ter sido discutidas com os alunos questões como o ar ser uma mistura de gases, sua composição e a possibilidade de fenômenos naturais ou antrópicos poderem alterar essa composição. Estas informações estão relacionadas com o papel fundamental do efeito estufa para o desenvolvimento da vida na Terra, assim como as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.). Questões que tratam da discussão de propostas para a reversão ou controle desse quadro também já devem ter sido discutidas. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a criação de um projeto para aumentar o sequestro de carbono. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sequestro de carbono. Faça perguntas como:

  • O que vocês entendem por sequestro de Carbono? (certamente, você não precisa responder nada neste momento, mas é interessante verificar o que eles pensam sobre o título);
  • O que é Carbono? (é possível que os alunos já saibam definir o carbono como um elemento químico representado pela letra C);
  • Onde é possível encontrar Carbono? (é possível que alguns alunos citem sua presença entre os gases da atmosfera, poluição e talvez até mesmo no gás do refrigerante);
  • Além das formas gasosas, onde podemos encontrá-lo? (alguns alunos podem citar exemplos do grafite ou diamante, caso não citem, dê estes exemplos a eles e diga que no próximo slide você irá falar mais sobre isso).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados