Plano de aula: Sequestro de carbono

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI12 e EF07CI12. Assim, já devem ter sido discutidas com os alunos questões como o ar ser uma mistura de gases, sua composição e a possibilidade de fenômenos naturais ou antrópicos poderem alterar essa composição. Estas informações estão relacionadas com o papel fundamental do efeito estufa para o desenvolvimento da vida na Terra, assim como as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.). Questões que tratam da discussão de propostas para a reversão ou controle desse quadro também já devem ter sido discutidas. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a criação de um projeto para aumentar o sequestro de carbono. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sequestro de carbono. Faça perguntas como:

• O que vocês entendem por sequestro de Carbono? (certamente, você não precisa responder nada neste momento, mas é interessante verificar o que eles pensam sobre o título);
  • O que é Carbono? (é possível que os alunos já saibam definir o carbono como um elemento químico representado pela letra C);
  • Onde é possível encontrar Carbono? (é possível que alguns alunos citem sua presença entre os gases da atmosfera, poluição e talvez até mesmo no gás do refrigerante);
  • Além das formas gasosas, onde podemos encontrá-lo? (alguns alunos podem citar exemplos do grafite ou diamante, caso não citem, dê estes exemplos a eles e diga que no próximo slide você irá falar mais sobre isso).